Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 237 of 269Next

O menino que ficou , cria uma ilusão da presença de seu irmão,
pois ao se ver sozinho, reflete a imagem que lhe é guardada no inconsciente, imagem de seu irmão e companheiro o qual ele ja esta acostumado a ter sempre presente e interagir com ele.

a interação com espelho que reflete a sua imagem, idêntica à de seu irmão não lhe é bem como esperava: pois não responde à interação
de resposta, ele percebe então que esta só! , mas não admite e ao ver a mãe diz; o “x” não quer brincar de cavalo!!
ou seja; ele não tem a conciencia de que aquela é apenas a sua imagem refletida e diante da necessidade de interagir e nao obtendo resposta e espressa a dor da rejeição, ou do abandono.

Irmãos gêmeos desde novos tem uma conexão genuína. São acostumados a fazerem tudo juntos, e ainda como a percepção de identidade ainda está sendo criada a criança pensou que o reflexo no espelho era seu próprio irmão.

Ao se deparar com seu reflexo, sua mente vê seu irmão por ainda não conseguir distinguir o eu do próximo, em sua mente ele ainda está desassociando e fazendo a transição  para reconhecer sua própria imagem pessoal.

Nesse caso dos irmãos Gêmeos, observamos um irmão que ainda não desenvolveu a sua identidade. Enquanto o seu irmão sorri ao brincar com o cachorro, ele triste observa a cena

O ser humano sempre reconhece o outro como si próprio

Princípios da Imagem Pessoal - Desafio

Segundo Lacan "o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho". Fez este então, uma releitura das teorias de Freud, apontando este período (entre os seis e os dezoito meses) tendo como resultado a formação da função do eu.

Pode-se supor então que, devido a criança apresentada no caso possuir um irmão gêmeo univitelino, o processo de identificação do eu esteja (ou tenha) ocorrido de forma ineficiência, fazendo-o crer que, mesmo diante de um espelho, apresentando o seu reflexo, ele estada diante de seu irmão gêmeo.

Mesmo sendo Gêmeos experenciam o mundo de forma diferente e podendo assim fazer  deduções a respeito do mundo , da realidade , de forma diferente como indivíduos que são.

Pela situação me parece que o irmãozinho em frente ao espelho passou pelo estádio do espelho lhe faltando o que não lhe foi passado talvez ou ele não tenha de fato alcançado a capacidade de entender quem de fato ele é, não lhe foi possível construir o eu próprio,quando ele se olha no espelho ele não se identifica e sim ao irmão devido a semelhança ele acabou talvez duplicando a imagem e não compreendendo que de fato ele e o irmão são dois e que apesar da semelhança incrível cada um é um ser com o seu próprio eu.

De acordo com o estudado, eles não foram orientados que são duas pessoas diferentes, pois foram educados para fazerem tudo juntos e no momento em que um deles se viu sozinho não soube reagir com a imagem do espelho pois para ele era o seu irmão que esta sempre junto a ele, diferente de uma criança sozinha que quando se vê no espelho já sabe que não há outra fora dali, logo ela pensa ser ela mesma.

na situação dos gêmeos a mãe ou os pais  tem que ensina-los que são duas pessoas distintas, ligados psicologicamente porém desligados fisicamente.

É uma representação do estádio do espelho. O filho não distingue quem ele é entre seu irmão, há uma confusão entre o eu e o outro, um "eu" que ainda está se constituindo. Como o registro do irmão gêmeo ficou gravado no inconsciente e os dois eram, ainda não é capaz de desvincular a sua imagem do outro.

PreviousPage 237 of 269Next