Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 241 of 381Next

estádio do espelho é elencado em três momentos. O primeiro momento é caracterizado pelo estranhamento da própria imagem; o segundo é caracterizado pela fase de transitoriedade; o terceiro é marcado pelo reconhecimento do próprio reflexo, este produzido pelo espelho ou pelos semelhantes humanos.

no caso dos Gêmeos um deles parece não ter completado todas as fazes do estádio do espelho, sendo que não foi capaz de reconhecer o reflexo do espelho como sendo a si mesmo.

Ao não reconhecer a si mesmo, por conta dessa condição de desamparo psíquico inerente ao ser humano na infância, o mesmo não se reconhece ao olhar-se no espelho, por não saber diferenciar-se do irmão

Ele vê no próprio reflexo a imagem que supõe ser do irmão o que causa desconforto por não corresponder a sua expectativa de brincar, por serem idênticos e sempre estarem juntos ainda não sabe identificar quando é a própria imagem.

Os irmãos se sentem profundamente ligados pela convivência e fatores genéticos diversos. Como, neste caso, convivem, e nessa convivência é fomentada a semelhança entre os dois, não somente pelo fato de serem gêmeos, mas também pelos outros em volta (o que também influencia na construção da própria imagem), eu sugeriria aos pais que se empenhassem em destacar as diferenças entre eles, de forma positiva, criativa e construtiva. Além de destacar, fortalecer através delas a individualidade de cada um, mostrando através dessas diferenças, como traços de personalidade, gostos pessoais, dons e aptdões, a originalidade do Ser através de um processo rico em autoconhecimento, autoamor e autopercepção.

O fato de serem gemeos identicos dificulta a percepção de ver a sua imagem.

No quadro apresentado, podemos observar uma imatura percepção do ser individual dos gêmeos, gerada pela relação de interdependência da imagem do eu de cada um dos irmãos com o outro. Ao mesmo tempo mostra um abandono por parte dos gêmeos sobre a figura da mãe como sendo indispensável para constituição a imagem do eu, criando uma relação direta, um com o outro, fortalecendo entre si estádio de espelho.

Na ação refletida podemos observar a confusão sentida por um dos gêmeos que pela necessidade da presença do seu irmão para aliviar seu estado de desamparo, encara a imagem refletida no espelho como o outro e não como si mesmo, demonstrando que ainda não possui plena consciência da sua estrutura corporal e consequentemente, da existência do seu ser como um ente individual e independente, consequentemente sofrendo por isso, gerando um mecanismo de defesa onde através de um infante devaneio, possa se sentir confortável até, de fato, seu irmão retornar da escola para seu convívio.

A imagem pessoal faz parte do ser humano

A imagem pessoal faz parte do ser humano.

O irmão que ficou em casa, não sabe diferenciar a si mesmo e o irmão, pois está no estádio espelho. Quando se vê refletido não percebe que o outro é ele mesmo.

O irmão resfriado esta no estágio espelho, sendo assim não consegue diferenciar que sua imagem no espelho não é seu irmão gêmeo e sim sua própria imagem.

No estágio do espelho a criança não diferencia quem é o outro dela mesma.

PreviousPage 241 of 381Next