Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 242 of 407Next

O menino sem o reconhecimento de sua imagem ao olhar o seu reflexo no espelho acredita que o seu irmão está ali.

Citação de Ronaldo Alexandre Castilho em novembro 16, 2021, 1:23 pm

Os irmãos gêmeos no ambiente físico dificilmente são separados, com certeza fazem a maioria das coisas juntos. Vão a escola juntos, devem fazer as refeições juntos, consequentemente por ser gêmeos devem vestir as roupas com as mesmas estampas, ou seja, fazem a grande maioria das coisas juntas, inclusive as brincadeiras. Quando acontece de um deles ficar doentes, há a separação, um deles vai a escola e outro fica em casa. Fisicamente separados, mas mentalmente eles estão unificados em suas brincadeiras, por isso, quando o irmão que ficou em casa, vai ao espelho e tem a intenção de brincar, ele coloca o irmão que mesmo não estando presente fisicamente na sua brincadeira, ou seja, a imaginação da criança está acima da realidade física.

Concordo completamente com sua argumentação... O sobre-ponto que exponho; é que as crianças não estão acostumadas a ser diferenciada uma da outra pelos seus nome  a

É visto nas imagens, que o menino ainda não reconhece a sua imagem, ainda não tem a sua identidade construída, não conseguindo desassociar o seu reflexo da figura do irmao.

• O irmão não tem autoconhecimento sobre si e sua imagem, ele vê em seu próprio reflexo o seu irmão que foi pra escola e por estar estar sozinho sente a falta. Se fosse trabalhado a questão do autoconhecimento ele saberia que a imagem refletida era ele próprio,  a falta não deixaria de existir,  sãs teria um controle sobre seus sentimentos não se sentiria angustiad e rejeitado.

Esse irmao gemeo nao sabe distinguir que sua imagem e dele mesmo. ( reconhecimento e conhecimento da sua imagem). Por conta de seu irmao ele ainda nao se reconheceu no seu  corpo fisico .

Como estudamos na teoria de lacam: "estadio do espelho", seria o momento em que cada indivíduo estabelece sua própria identidade e principalmente (com foco neste caso) sua diferenciação entre o eu e o outro. Por serem gêmeos idênticos, esta diferenciação nao ocorreu ou esta em momento tardio.

Para o menino ter essa reação ele nunca tinha se visto no espelho sem a presença do irmão, e por serem idênticos, e com sua mente ainda está em formação a imagem do "espelho" que ele tinha na própria mente seria o seu irmão idêntico a ele. A mãe nesse momento precisa ajudá-lo na construção o seu "Eu" para que ele consiga se distinguir entre ele e o seu irmão gêmeo.

Não houve o auxílio da mãe possibilitando o caminho rumo ao campo do humano, para que possibilitasse o desenvolvimento do seu próprio eu.

Como os irmaos nunca foram separados a constituição do eu compreende a uniao dos dois.  contruiram essa percepção de si mesmo como sendo um só. ao ser separado do irmao ele ficou incompleto buscando essa completude no espelho, por perceber, na imagem, a presencao do irmao, ou seja, a presença do eu.

De fato o outro era encarado como sua própria imagem e não um ente fora de si mesmo.

PreviousPage 242 of 407Next