Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 244 of 343Next

Mediante ao que estamos estudando , vemos que a  criança ainda está se formando como individuo , ou seja , ainda não tem total conciência do Eu , quando ele vê o irmão , ele se vê , pois ao se olhar no espelho pensa que é o irmão, ou seja , ainda não sabe identificar a si mesmo , por isso precisará do auxilio da mãe para que possa lhe explicar que aquele no espelho , não é o irmão , por isso, a presença materna é fundamental no desenvolvimento do Eu da criança.

Acontece com irmaos gemeos eles ja nascem com um espelho pronto , mesmo sendo diferentes . Para Lacan o eu pode ser definido como estancia do imaginario. Podendo gerar conflitos na construcao do seu eu.

A experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode ser complexa e variada. Muitas vezes, os irmãos gêmeos compartilham um vínculo único e profundo, frequentemente descrito como uma conexão especial e intuitiva. Quando separados, é comum que ambos sintam um profundo senso de perda, solidão e até mesmo um sentimento de incompletude.

Além disso, a separação de irmãos gêmeos pode desencadear uma série de emoções, incluindo tristeza, ansiedade e um desejo intenso de se reconectar com o irmão perdido. A sensação de perda da presença constante do outro também pode gerar um vazio emocional e psicológico.

Por outro lado, alguns irmãos gêmeos separados podem desenvolver uma forte identidade individual e autonomia, adaptando-se à nova realidade e construindo relações significativas fora do vínculo fraterno.

Em resumo, a experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode envolver uma gama de emoções complexas, que variam de indivíduo para indivíduo, mas que muitas vezes refletem a importância única desse vínculo especial.

Para o menino ter essa reação ele nunca tinha se visto no espelho sem a presença do irmão, e por serem idênticos e com sua mente ainda está em formação a imagem do espelho/reflexo que ele tinha na própria mente seria o seu irmão idêntico a ele. A mãe nesse momento precisa ajudá-lo na construção do Eu para que consiga se distinguir entre ele e o seu irmão gêmeo.

"Ninguém sabe diferenciar um do outro, exceto a mãe e o irmão mais velho"

Apesar de serem gêmeos idênticos, cada indivíduo tem o seu "eu" desenvolvido de forma particular.
Segundo a concepção de Freud, o fato de um não se reconhecer sem o outro demonstra que não foram identificadas e "trabalhadas" a personalidade individual de cada um, levando um dos irmão a não ver diferença entre o irmão gêmeo e o reflexo no espelho.

Segundo a concepção de Lacan, o irmão que ficou em casa construía sua imagem pessoal conforme a imagem que via do irmão e ao olhar no espelho não soube discernir o real do imaginário.

Segundo a concepção de Dolto, ao se olhar no espelho o garoto teve a percepção ao se olhar de que o que ele via no espelho e o que ele via no irmão eram a mesma imagem, ou seja, para ele não era um reflexo dele que ele estava vendo, mas sim o irmão.

Consigo perceber que o garoto não consegue se perceber ao olhar-se no espelho, identificar sua própria imagem Confundindo com a imagem do seu irmão

mesmo sendo gêmeo identico, a imagem do EU precisa ser trabalhada

Percebo que a criança não consegue ainda  reconhecer no espelho a sua própria imagem, e confunde com a do irmão fato esse que precisa ser trabalhado,para construção da própria identidade.

 

Os dois irmãos estão sempre juntos desde a concepção, nunca se separando, um se enxerga no outro. A dependência de um pelo outro é muito forte, uma vez  que fazem tudo sempre juntos. Na falta do irmão que foi para a escola, o que ficou em casa, projeta em sua imagem refletida no espelho a tentativa de suprir seu sofrimento de não ter o irmão para brincar com ele. Entretanto, sua expectativa é frustrante, uma vez que, o reflexo não brinca com ele ao pedir que suba no cavalo, e isso causa tristeza e angústia, pela falta do irmão, por não brincar sozinho. Com a intervenção da mãe, se  sente acolhido. É preciso que a criança entenda que no seu mundo real, as vezes vivenciará situações que não compreende, mas que são possíveis de compreensão e superação, o que lhe oportunizará autonomia e  diminuição da frustração, dor, angústia.

Um dos gemeos ,o menino doente que ficou em casa subistituido pelo outro que sua mãe levou a escola ainda tem profunda dependecia do seu irmão que chega a ponto de velo no seu reflexo  de um espelho e não se identifica , ou seja, ele vê o eu no seu irmão

Psicanálise
Os irmãos Gêmeos
20/May/24

Como o "eu" pode ser definido como imaginado ou até mesmo um reflexo do outro, principalmente dos que nós admiramos, a condição do autoconhecimento vem em várias formas, como frustração e autoamor, criando e construindo o reconhecimento do "eu". O ser humano está em uma jornada de busca por si mesmo, porém, nunca chegará a ser um, onde é plural e também singularidade, pois se autocontradiz e se refaz com o passar do tempo.

PreviousPage 244 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱