Desafio - Módulo II
Citação de Paulina Fernandes Balbino em maio 19, 2024, 3:12 amMediante ao que estamos estudando , vemos que a criança ainda está se formando como individuo , ou seja , ainda não tem total conciência do Eu , quando ele vê o irmão , ele se vê , pois ao se olhar no espelho pensa que é o irmão, ou seja , ainda não sabe identificar a si mesmo , por isso precisará do auxilio da mãe para que possa lhe explicar que aquele no espelho , não é o irmão , por isso, a presença materna é fundamental no desenvolvimento do Eu da criança.
Mediante ao que estamos estudando , vemos que a criança ainda está se formando como individuo , ou seja , ainda não tem total conciência do Eu , quando ele vê o irmão , ele se vê , pois ao se olhar no espelho pensa que é o irmão, ou seja , ainda não sabe identificar a si mesmo , por isso precisará do auxilio da mãe para que possa lhe explicar que aquele no espelho , não é o irmão , por isso, a presença materna é fundamental no desenvolvimento do Eu da criança.
Citação de Sheila Olivieri em maio 19, 2024, 7:59 pmAcontece com irmaos gemeos eles ja nascem com um espelho pronto , mesmo sendo diferentes . Para Lacan o eu pode ser definido como estancia do imaginario. Podendo gerar conflitos na construcao do seu eu.
Acontece com irmaos gemeos eles ja nascem com um espelho pronto , mesmo sendo diferentes . Para Lacan o eu pode ser definido como estancia do imaginario. Podendo gerar conflitos na construcao do seu eu.
Citação de Simonete Orosco em maio 20, 2024, 3:00 amA experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode ser complexa e variada. Muitas vezes, os irmãos gêmeos compartilham um vínculo único e profundo, frequentemente descrito como uma conexão especial e intuitiva. Quando separados, é comum que ambos sintam um profundo senso de perda, solidão e até mesmo um sentimento de incompletude.
Além disso, a separação de irmãos gêmeos pode desencadear uma série de emoções, incluindo tristeza, ansiedade e um desejo intenso de se reconectar com o irmão perdido. A sensação de perda da presença constante do outro também pode gerar um vazio emocional e psicológico.
Por outro lado, alguns irmãos gêmeos separados podem desenvolver uma forte identidade individual e autonomia, adaptando-se à nova realidade e construindo relações significativas fora do vínculo fraterno.
Em resumo, a experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode envolver uma gama de emoções complexas, que variam de indivíduo para indivíduo, mas que muitas vezes refletem a importância única desse vínculo especial.
A experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode ser complexa e variada. Muitas vezes, os irmãos gêmeos compartilham um vínculo único e profundo, frequentemente descrito como uma conexão especial e intuitiva. Quando separados, é comum que ambos sintam um profundo senso de perda, solidão e até mesmo um sentimento de incompletude.
Além disso, a separação de irmãos gêmeos pode desencadear uma série de emoções, incluindo tristeza, ansiedade e um desejo intenso de se reconectar com o irmão perdido. A sensação de perda da presença constante do outro também pode gerar um vazio emocional e psicológico.
Por outro lado, alguns irmãos gêmeos separados podem desenvolver uma forte identidade individual e autonomia, adaptando-se à nova realidade e construindo relações significativas fora do vínculo fraterno.
Em resumo, a experiência de um irmão gêmeo separado do outro pode envolver uma gama de emoções complexas, que variam de indivíduo para indivíduo, mas que muitas vezes refletem a importância única desse vínculo especial.
Citação de Natalia Silva Ferreira em maio 20, 2024, 10:39 amPara o menino ter essa reação ele nunca tinha se visto no espelho sem a presença do irmão, e por serem idênticos e com sua mente ainda está em formação a imagem do espelho/reflexo que ele tinha na própria mente seria o seu irmão idêntico a ele. A mãe nesse momento precisa ajudá-lo na construção do Eu para que consiga se distinguir entre ele e o seu irmão gêmeo.
Para o menino ter essa reação ele nunca tinha se visto no espelho sem a presença do irmão, e por serem idênticos e com sua mente ainda está em formação a imagem do espelho/reflexo que ele tinha na própria mente seria o seu irmão idêntico a ele. A mãe nesse momento precisa ajudá-lo na construção do Eu para que consiga se distinguir entre ele e o seu irmão gêmeo.
Citação de Dandara.sant em maio 20, 2024, 1:44 pm"Ninguém sabe diferenciar um do outro, exceto a mãe e o irmão mais velho"
Apesar de serem gêmeos idênticos, cada indivíduo tem o seu "eu" desenvolvido de forma particular.
Segundo a concepção de Freud, o fato de um não se reconhecer sem o outro demonstra que não foram identificadas e "trabalhadas" a personalidade individual de cada um, levando um dos irmão a não ver diferença entre o irmão gêmeo e o reflexo no espelho.Segundo a concepção de Lacan, o irmão que ficou em casa construía sua imagem pessoal conforme a imagem que via do irmão e ao olhar no espelho não soube discernir o real do imaginário.
Segundo a concepção de Dolto, ao se olhar no espelho o garoto teve a percepção ao se olhar de que o que ele via no espelho e o que ele via no irmão eram a mesma imagem, ou seja, para ele não era um reflexo dele que ele estava vendo, mas sim o irmão.
"Ninguém sabe diferenciar um do outro, exceto a mãe e o irmão mais velho"
Apesar de serem gêmeos idênticos, cada indivíduo tem o seu "eu" desenvolvido de forma particular.
Segundo a concepção de Freud, o fato de um não se reconhecer sem o outro demonstra que não foram identificadas e "trabalhadas" a personalidade individual de cada um, levando um dos irmão a não ver diferença entre o irmão gêmeo e o reflexo no espelho.
Segundo a concepção de Lacan, o irmão que ficou em casa construía sua imagem pessoal conforme a imagem que via do irmão e ao olhar no espelho não soube discernir o real do imaginário.
Segundo a concepção de Dolto, ao se olhar no espelho o garoto teve a percepção ao se olhar de que o que ele via no espelho e o que ele via no irmão eram a mesma imagem, ou seja, para ele não era um reflexo dele que ele estava vendo, mas sim o irmão.
Citação de jacquesales2018@gmail.com em maio 20, 2024, 3:11 pmConsigo perceber que o garoto não consegue se perceber ao olhar-se no espelho, identificar sua própria imagem Confundindo com a imagem do seu irmão
mesmo sendo gêmeo identico, a imagem do EU precisa ser trabalhada
Consigo perceber que o garoto não consegue se perceber ao olhar-se no espelho, identificar sua própria imagem Confundindo com a imagem do seu irmão
mesmo sendo gêmeo identico, a imagem do EU precisa ser trabalhada
Citação de jacquesales2018@gmail.com em maio 20, 2024, 3:59 pmPercebo que a criança não consegue ainda reconhecer no espelho a sua própria imagem, e confunde com a do irmão fato esse que precisa ser trabalhado,para construção da própria identidade.
Percebo que a criança não consegue ainda reconhecer no espelho a sua própria imagem, e confunde com a do irmão fato esse que precisa ser trabalhado,para construção da própria identidade.
Citação de Adilson Claudio Muzi em maio 20, 2024, 5:25 pmOs dois irmãos estão sempre juntos desde a concepção, nunca se separando, um se enxerga no outro. A dependência de um pelo outro é muito forte, uma vez que fazem tudo sempre juntos. Na falta do irmão que foi para a escola, o que ficou em casa, projeta em sua imagem refletida no espelho a tentativa de suprir seu sofrimento de não ter o irmão para brincar com ele. Entretanto, sua expectativa é frustrante, uma vez que, o reflexo não brinca com ele ao pedir que suba no cavalo, e isso causa tristeza e angústia, pela falta do irmão, por não brincar sozinho. Com a intervenção da mãe, se sente acolhido. É preciso que a criança entenda que no seu mundo real, as vezes vivenciará situações que não compreende, mas que são possíveis de compreensão e superação, o que lhe oportunizará autonomia e diminuição da frustração, dor, angústia.
Os dois irmãos estão sempre juntos desde a concepção, nunca se separando, um se enxerga no outro. A dependência de um pelo outro é muito forte, uma vez que fazem tudo sempre juntos. Na falta do irmão que foi para a escola, o que ficou em casa, projeta em sua imagem refletida no espelho a tentativa de suprir seu sofrimento de não ter o irmão para brincar com ele. Entretanto, sua expectativa é frustrante, uma vez que, o reflexo não brinca com ele ao pedir que suba no cavalo, e isso causa tristeza e angústia, pela falta do irmão, por não brincar sozinho. Com a intervenção da mãe, se sente acolhido. É preciso que a criança entenda que no seu mundo real, as vezes vivenciará situações que não compreende, mas que são possíveis de compreensão e superação, o que lhe oportunizará autonomia e diminuição da frustração, dor, angústia.
Citação de Paulo Farinelli Zavan em maio 20, 2024, 5:42 pmUm dos gemeos ,o menino doente que ficou em casa subistituido pelo outro que sua mãe levou a escola ainda tem profunda dependecia do seu irmão que chega a ponto de velo no seu reflexo de um espelho e não se identifica , ou seja, ele vê o eu no seu irmão
Um dos gemeos ,o menino doente que ficou em casa subistituido pelo outro que sua mãe levou a escola ainda tem profunda dependecia do seu irmão que chega a ponto de velo no seu reflexo de um espelho e não se identifica , ou seja, ele vê o eu no seu irmão
Citação de Matheus brun da rosa em maio 20, 2024, 6:46 pmPsicanálise
Os irmãos Gêmeos
20/May/24Como o "eu" pode ser definido como imaginado ou até mesmo um reflexo do outro, principalmente dos que nós admiramos, a condição do autoconhecimento vem em várias formas, como frustração e autoamor, criando e construindo o reconhecimento do "eu". O ser humano está em uma jornada de busca por si mesmo, porém, nunca chegará a ser um, onde é plural e também singularidade, pois se autocontradiz e se refaz com o passar do tempo.
Psicanálise
Os irmãos Gêmeos
20/May/24
Como o "eu" pode ser definido como imaginado ou até mesmo um reflexo do outro, principalmente dos que nós admiramos, a condição do autoconhecimento vem em várias formas, como frustração e autoamor, criando e construindo o reconhecimento do "eu". O ser humano está em uma jornada de busca por si mesmo, porém, nunca chegará a ser um, onde é plural e também singularidade, pois se autocontradiz e se refaz com o passar do tempo.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱