Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 246 of 343Next

Na teoria psicanalítica de Lacan, o "estádio do espelho" é crucial para a formação do eu (ego). Gêmeos idênticos, sempre juntos, podem confundir sua própria imagem refletida com a do irmão, especialmente se nunca se separaram antes. O gêmeo em casa, ao ver sua imagem no espelho, pode projetar a identidade do irmão na própria imagem, pois sua experiência visual e emocional é constantemente compartilhada. Portanto, o gêmeo achou que o reflexo de si fosse o irmão devido à sobreposição de identidade visual e à falta de experiências diferenciadas entre eles.

A situação dos irmãos gêmeos sobre a complexa interação entre nossos genes e nosso ambiente, e como eles juntos moldam quem somos e como nos comportamos diante do novo, de algo inesperado.

Na imagem descrita pode se observar , que um dos gêmeos está em processo da consciência para compreender o espelho idêntico do irmão .

É interessante essa análise. Irmãos gêmeos idênticos que sempre presentes um ao lado do outro em um dado momento se separam e um deles é  substituído por sua própria imagem em um espelho . Faltou emoção pois ao tentar chamar atenção de sua própria imagem se decepcionou acreditando ser seu irmão e que o mesmo não quis brincar com ele .

Por isso a necessidade de fortalecer o Eu, para que ele se torne mais independente do autoritarismo do super ego,  e se torne mais senhor de si, com a capacidade de percepção apurada e amplianda, lidando melhor com as exigências que recaem sobre ele.

Com fato de nunca terem se separados, sem a percepção de sua imagem e  com a própria identidade  em formação,  ele reconhece  a sua imagem no espelho sendo o seu irmão, tendo em vista que é a imagem que está acostumado a ver.

Não somente pela semelhança física mais também pela dependência emocional, geralmente criada por laços profundas, o irmão doente nao se reconhece como um ser individual, sempre que se olha enxerga o irmão. Nesse caso precisa ser trabalho a consciência do Eu individual e os seus valores.

Sim, é possível que gêmeos idênticos se confundam ao olhar no espelho quando são crianças. Mesmo que a aparência, as roupas e a educação dada em casa sejam idênticas, gêmeos univitelinos (ou monozigóticos) se comportam de maneira diferente. Isso ao meu ver ocorre porque, apesar da semelhança genética, cada um percebe o mundo de forma única e desenvolve sua própria personalidade. Além disso, os gêmeos precisam de mais tempo para ter consciência do próprio eu. Enquanto a maioria das crianças se reconhece no espelho a partir dos dois anos de idade, os gêmeos só se reconhecem alguns meses depois, pois ao se olharem no espelho, pensam que estão olhando para o irmão. Curiosamente, a digital de gêmeos idênticos também é diferente, pois eles ficam em posições distintas no útero da mãe, o que afeta o desenvolvimento das impressões digitais. Portanto, é normal que gêmeos se confundam ao olhar no espelho durante a infância. 😊 segundo a literatura acontece somente na infância.

Sim, é possível que gêmeos idênticos se confundam ao olhar no espelho quando são crianças. Mesmo que a aparência, as roupas e a educação dada em casa sejam idênticas, gêmeos univitelinos (ou monozigóticos) se comportam de maneira diferente. Isso ocorre porque, apesar da semelhança genética, cada um percebe o mundo de forma única e desenvolve sua própria personalidade. Além disso, os gêmeos precisam de mais tempo para ter consciência do próprio eu. Enquanto a maioria das crianças se reconhece no espelho a partir dos dois anos de idade, os gêmeos só se reconhecem alguns meses depois, pois ao se olharem no espelho, pensam que estão olhando para o irmão. Curiosamente, a digital de gêmeos idênticos também é diferente, pois eles ficam em posições distintas no útero da mãe, o que afeta o desenvolvimento das impressões digitais. Portanto, é normal que gêmeos se confundam ao olhar no espelho durante a infância. 😊

Citação de Carlos Jose em novembro 10, 2021, 6:44 pm

Nesta situação podemos ver que, há um elo entro os dois irmãos que segue desde o ventre materno, porém após o nascimento tornaran-se seres indempendentes. No entanto, podemos ver que essa independencia é apenas fisica, pois emocionalmente ainda estão muito ligados. Eu sugeriria que os pais praticassem atividades cotidianas em que cada um dos gemeos pudessem se identificar como um ser autonomo, diminuindo assim o impacto de uma separação brusca ou até mesmo quando de um a possivel de um perda definitiva.

perfeita explicação

PreviousPage 246 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱