Desafio - Módulo II
Citação de meira1 em maio 25, 2024, 10:09 pmO estado de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer. Nesse contexto, há a necessidade de que outro ser humano, já instituído, auxilie-o a se introduzir no mundo que já existe. O estádio do espelho, considerado crucial na formação do eu, ocorre por volta dos 18-24 meses. Nesse período, a criança se reconhece como um ser individual ao se identificar com a imagem refletida no espelho. Contudo, a presença constante de um irmão gêmeo pode influenciar esse processo, já que a identificação pode ocorrer não apenas consigo mesmo, mas também com o irmão, complicando a distinção individual. A identificação mútua entre os gêmeos pode ser um fator significativo na formação do eu. Enquanto podem ver a si mesmos como uma unidade, a constante presença do outro pode também estimular a busca pela diferenciação, levando-os a reconhecer e afirmar suas próprias identidades únicas. A introdução da mãe como um terceiro elemento é essencial para a triangulação e desidealização do outro, auxiliando os gêmeos a perceberem que o irmão não é perfeito, e cada um tem suas características distintas. No entanto, a relação entre gêmeos pode apresentar desafios, como a competição pela atenção materna, a dificuldade em se diferenciar individualmente e a possibilidade de fusão emocional, prejudicando a autonomia e independência. a constituição do eu na teoria psicanalítica envolve a interação com outros seres humanos, especialmente durante os estágios iniciais da vida, e a formação da identidade individual é influenciada por fatores como a presença de irmãos gêmeos e a triangulação com a figura materna.
O estado de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer. Nesse contexto, há a necessidade de que outro ser humano, já instituído, auxilie-o a se introduzir no mundo que já existe. O estádio do espelho, considerado crucial na formação do eu, ocorre por volta dos 18-24 meses. Nesse período, a criança se reconhece como um ser individual ao se identificar com a imagem refletida no espelho. Contudo, a presença constante de um irmão gêmeo pode influenciar esse processo, já que a identificação pode ocorrer não apenas consigo mesmo, mas também com o irmão, complicando a distinção individual. A identificação mútua entre os gêmeos pode ser um fator significativo na formação do eu. Enquanto podem ver a si mesmos como uma unidade, a constante presença do outro pode também estimular a busca pela diferenciação, levando-os a reconhecer e afirmar suas próprias identidades únicas. A introdução da mãe como um terceiro elemento é essencial para a triangulação e desidealização do outro, auxiliando os gêmeos a perceberem que o irmão não é perfeito, e cada um tem suas características distintas. No entanto, a relação entre gêmeos pode apresentar desafios, como a competição pela atenção materna, a dificuldade em se diferenciar individualmente e a possibilidade de fusão emocional, prejudicando a autonomia e independência. a constituição do eu na teoria psicanalítica envolve a interação com outros seres humanos, especialmente durante os estágios iniciais da vida, e a formação da identidade individual é influenciada por fatores como a presença de irmãos gêmeos e a triangulação com a figura materna.
Citação de luanynb@gmail.com em maio 25, 2024, 10:57 pmAcredito que ele ainda não se identificou como um ser individual e que ainda enxerga o irmão como parte dele.
Acredito que ele ainda não se identificou como um ser individual e que ainda enxerga o irmão como parte dele.
Citação de jose luiz em maio 26, 2024, 12:28 amos irmãos são gemeos e no núcleo familiar não são separados, brincam juntos, fazem praticamente tudo juntos. Quando o irmão doente fica em casa e é separado fisicamente do irmão, olha para o espelho e não se identifica compreendendo assim que se trata de seu irmão ou seja não há uma identificação do seu próprio eu da sua imagem.
os irmãos são gemeos e no núcleo familiar não são separados, brincam juntos, fazem praticamente tudo juntos. Quando o irmão doente fica em casa e é separado fisicamente do irmão, olha para o espelho e não se identifica compreendendo assim que se trata de seu irmão ou seja não há uma identificação do seu próprio eu da sua imagem.
Citação de Rebelre em maio 26, 2024, 12:38 pmConsiderando o estudo do módulo, diria que essa situação seria explicada pelo estádio do espelho e a falta de clareza da criança sobre o seu real eu, pois ele sendo irmão gêmeo, identifica sua imagem corporal como sendo seu irmão. Ainda falta o desenvolvimento do conceito pessoal de "eu" onde a criança se vendo no espelho e vendo uma imagem igual à que vê de seu irmão pessoalmente, saberia distinguir a separação entre "eus" e consideraria então que são idênticos fisicamente mas são duas pessoas distintas.
Considerando o estudo do módulo, diria que essa situação seria explicada pelo estádio do espelho e a falta de clareza da criança sobre o seu real eu, pois ele sendo irmão gêmeo, identifica sua imagem corporal como sendo seu irmão. Ainda falta o desenvolvimento do conceito pessoal de "eu" onde a criança se vendo no espelho e vendo uma imagem igual à que vê de seu irmão pessoalmente, saberia distinguir a separação entre "eus" e consideraria então que são idênticos fisicamente mas são duas pessoas distintas.
Citação de itamar cabral monteiro em maio 26, 2024, 11:28 pmA concepção de corpo que é imatura na criança, por ser um caso de gêmeos que são inseparáveis criou na criança a angústia pela falta do irmão, fazendo com que ele introjete no espelho pela imagem a sua figura que é a mesma do gêmeo. Ocorre aqui a confusão em seu intelecto, pois imagina que o irmão está dentro do espelho e como ele ainda tem a autoimagem como algo não completamente compreendido, entende que o irmão não quer brincar pois não atende ao seu pedido. Casos patológicos de pacientes com a autoimagem distorcida podem ser equivalentes na medida em que a concepção de quem ele é não condiz com quem está refletido no espelho.
A concepção de corpo que é imatura na criança, por ser um caso de gêmeos que são inseparáveis criou na criança a angústia pela falta do irmão, fazendo com que ele introjete no espelho pela imagem a sua figura que é a mesma do gêmeo. Ocorre aqui a confusão em seu intelecto, pois imagina que o irmão está dentro do espelho e como ele ainda tem a autoimagem como algo não completamente compreendido, entende que o irmão não quer brincar pois não atende ao seu pedido. Casos patológicos de pacientes com a autoimagem distorcida podem ser equivalentes na medida em que a concepção de quem ele é não condiz com quem está refletido no espelho.
Citação de Vania Santiago em maio 26, 2024, 11:46 pmNeste caso o menino ainda não alcançou a maturidade para compreeder a sua identidade. Em a semelhança com seu irmão, ele acredita que a sua imagem refletida no espelho é o seu irmão e não a sua própria imagem.
Neste caso o menino ainda não alcançou a maturidade para compreeder a sua identidade. Em a semelhança com seu irmão, ele acredita que a sua imagem refletida no espelho é o seu irmão e não a sua própria imagem.
Citação de Raquel Carvalho de melo em maio 27, 2024, 12:48 amEle se reflete no irmão gêmeo suas projeções e idealizações por ser achar parte dele por nascer com ele ser gêmeo e fazer tudo junto e igual todo tempo criou uma dependência emocional do irmão
Ele se reflete no irmão gêmeo suas projeções e idealizações por ser achar parte dele por nascer com ele ser gêmeo e fazer tudo junto e igual todo tempo criou uma dependência emocional do irmão
Citação de maria flavianne de souza gomes em maio 27, 2024, 6:30 amUm deles ao se olhar no espelho, pela semelhança acha ser o seu irmão mas não associa a sua própria imagem. Entendendo-se que também sua identidade ainda está em construção, até entender de fato que aquela imagem é o próprio.
Um deles ao se olhar no espelho, pela semelhança acha ser o seu irmão mas não associa a sua própria imagem. Entendendo-se que também sua identidade ainda está em construção, até entender de fato que aquela imagem é o próprio.
Citação de Lucas Tadeu Rocha em maio 27, 2024, 7:39 amInicialmente os irmãos gêmeos tem a forte ligação física e lá no ventre da mãe mentalmente também, mesmo após a separação continuam bastante ligados por usarem roupas iguais e compartilharem sempre a mesma imagem um do outro, ao se olhar no espelho se observa essa forma de não destinguir sua própria imagem a do irmão.
Inicialmente os irmãos gêmeos tem a forte ligação física e lá no ventre da mãe mentalmente também, mesmo após a separação continuam bastante ligados por usarem roupas iguais e compartilharem sempre a mesma imagem um do outro, ao se olhar no espelho se observa essa forma de não destinguir sua própria imagem a do irmão.
Citação de Rejane em maio 27, 2024, 12:55 pmEle se olha no espelho e nao se valida ser ele ;se lembra do irmão e diz que ele nao quer brincar. Falta a esse menino validação de que ele e um ser independente do outro apesar de serem iguais na aparencia e sim ele pode brincar consigo mesmo usando a imaginaçao ou ate mesmo a imagem refletida no espelho .
Ele se olha no espelho e nao se valida ser ele ;se lembra do irmão e diz que ele nao quer brincar. Falta a esse menino validação de que ele e um ser independente do outro apesar de serem iguais na aparencia e sim ele pode brincar consigo mesmo usando a imaginaçao ou ate mesmo a imagem refletida no espelho .