Desafio - Módulo II
Citação de Rosangela de Medeiros Ramos Piccoli em junho 13, 2024, 2:48 pmA construção do eu se dá na descoberta de si mesmo e da necessidade de se reconhecer em algo ou lugar (pertencimento). No caso dos gêmeos (eu sou gêmea), desde a gestação já se está acompanhado de outro ser idêntico ou muito parecido e se não houver a construção do eu sólida, evitando as comparações que acabam por provocar em um dos dois seres gêmeos sentimentos negativos e de rejeição que prejudicam a completude do ser individual.
A construção do eu se dá na descoberta de si mesmo e da necessidade de se reconhecer em algo ou lugar (pertencimento). No caso dos gêmeos (eu sou gêmea), desde a gestação já se está acompanhado de outro ser idêntico ou muito parecido e se não houver a construção do eu sólida, evitando as comparações que acabam por provocar em um dos dois seres gêmeos sentimentos negativos e de rejeição que prejudicam a completude do ser individual.
Citação de Carouribeiro em junho 13, 2024, 5:38 pmNessa tirinha vemos que a formação de identificação do sujeito ainda está sendo formada, sendo assim, a criança não se reconheceu como "eu", mas viu no espelho a figura do irmão.
Nessa tirinha vemos que a formação de identificação do sujeito ainda está sendo formada, sendo assim, a criança não se reconheceu como "eu", mas viu no espelho a figura do irmão.
Citação de Fernanda Camargo em junho 13, 2024, 6:18 pmO irmão ao olhar para o espelho, imagina ser seu irmão, e age como se estivesse falando com ele diante de sua imagem.
Penso que, ele ainda não tinha a compreensão sobre si, sua individualidade, identidade e que apesar das semelhanças físicas com seu irmão, ele é um ser único que ocupa um lugar exclusivo no mundo.
O irmão ao olhar para o espelho, imagina ser seu irmão, e age como se estivesse falando com ele diante de sua imagem.
Penso que, ele ainda não tinha a compreensão sobre si, sua individualidade, identidade e que apesar das semelhanças físicas com seu irmão, ele é um ser único que ocupa um lugar exclusivo no mundo.
Citação de Wedson Nascimento Santos em junho 13, 2024, 9:20 pmDe acordo com tudo que foi aprendido até aqui a criança nasce sem ter uma noção de limitação do eu e do mundo. Até o momento que se vê no espelho e consegue entender que não é um com o mundo. Ela tem um corpo só seu. Acredito a interação com o irmão gêmeo fez com que essa descoberta da imagem não tenha acontecido de forma tão impactante. Quando o irmão não esteva perto houve essa descoberta. Aparentemente pode ter deparado com o fato de que o irmão não é parte dele. Essa dificuldade o deixou confuso.
De acordo com tudo que foi aprendido até aqui a criança nasce sem ter uma noção de limitação do eu e do mundo. Até o momento que se vê no espelho e consegue entender que não é um com o mundo. Ela tem um corpo só seu. Acredito a interação com o irmão gêmeo fez com que essa descoberta da imagem não tenha acontecido de forma tão impactante. Quando o irmão não esteva perto houve essa descoberta. Aparentemente pode ter deparado com o fato de que o irmão não é parte dele. Essa dificuldade o deixou confuso.
Citação de Leticia Schiavon Camargo em junho 13, 2024, 11:13 pmComo são idênticos sua visão de si mesmo e projetada na do irmão, então quando x se vê no espelho associa que o irmão está ali para brincar com ele, e a mãe valida essa percepção quando verbaliza que o irmão não quer brincar.
Como são idênticos sua visão de si mesmo e projetada na do irmão, então quando x se vê no espelho associa que o irmão está ali para brincar com ele, e a mãe valida essa percepção quando verbaliza que o irmão não quer brincar.
Citação de Julio Lenon em junho 14, 2024, 4:03 pmDe acordo com o que é abordado na unidade, podemos tirar como conclusão a seguinte teoria: os irmãos gêmeos mesmo após o nascimento mantém aquela "união" mesmo que não física mas emocional, eles ainda estão em estado de dependência um do outro, formando assim uma INTERDEPENDÊNCIA e dificuldade para identificar a si mesmo com um indivíduo diferente do outro irmão, ao olhar para o espelho o irmão acaba identificando seu próprio reflexo como o seu irmão e por não ter tido essa experiência antes de estar só, acaba ocorrendo o fato descrito no desafio. Situação complexa e dificultosa para a criança assimilar logo assim de cara já que não passou por nada assim antes. A solução seria identificar tais gatilhos e criar atividades para que ambos possam indentificar-se como um indivíduo diferente do irmão.
De acordo com o que é abordado na unidade, podemos tirar como conclusão a seguinte teoria: os irmãos gêmeos mesmo após o nascimento mantém aquela "união" mesmo que não física mas emocional, eles ainda estão em estado de dependência um do outro, formando assim uma INTERDEPENDÊNCIA e dificuldade para identificar a si mesmo com um indivíduo diferente do outro irmão, ao olhar para o espelho o irmão acaba identificando seu próprio reflexo como o seu irmão e por não ter tido essa experiência antes de estar só, acaba ocorrendo o fato descrito no desafio. Situação complexa e dificultosa para a criança assimilar logo assim de cara já que não passou por nada assim antes. A solução seria identificar tais gatilhos e criar atividades para que ambos possam indentificar-se como um indivíduo diferente do irmão.
Citação de Jolaini Assenheimer em junho 14, 2024, 5:59 pmComo gêmeos foram criados juntos desde o nascimento, sendo assim para ambos é como se fizessem parte um do outro, quando separados, inconscientemente buscam por solucionar sua falta, então com o reflexo no espelho o irmão pela falta busca encontrar o irmão na própria imagem!
Como gêmeos foram criados juntos desde o nascimento, sendo assim para ambos é como se fizessem parte um do outro, quando separados, inconscientemente buscam por solucionar sua falta, então com o reflexo no espelho o irmão pela falta busca encontrar o irmão na própria imagem!
Citação de operfilador@outlook.com em junho 14, 2024, 11:00 pmConforme o texto de estudo, um dos irmãos não se entende inserido como o seu "eu" ao olhar no espelho, ele não se reconhece. Pelo fato de ser idêntico ao seu irmão e não saber. Ele só terá o desenvolvimento de fato do seu "eu" segundo Lacan, quando ambos aparecerem juntos e ele descobrir que sua imagem do seu "eu" é idêntica ao seu irmão.
Conforme o texto de estudo, um dos irmãos não se entende inserido como o seu "eu" ao olhar no espelho, ele não se reconhece. Pelo fato de ser idêntico ao seu irmão e não saber. Ele só terá o desenvolvimento de fato do seu "eu" segundo Lacan, quando ambos aparecerem juntos e ele descobrir que sua imagem do seu "eu" é idêntica ao seu irmão.
Citação de Clarissa Palomeque em junho 15, 2024, 12:24 amEle não se enxerga como uma pessoa igual ao irmão fisicamente, na verdade, ele não se vê, ´para ele existe apenas a imagem do irmão.
Ele não se enxerga como uma pessoa igual ao irmão fisicamente, na verdade, ele não se vê, ´para ele existe apenas a imagem do irmão.
Citação de Paulo Eduardo Gabriel em junho 15, 2024, 12:32 amEle ve sua imagem no espelho e pensa q é seu irmão, pois nunca se separaram.... Lacan esta certo.
Ele ve sua imagem no espelho e pensa q é seu irmão, pois nunca se separaram.... Lacan esta certo.