Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 290 of 312Next

Parece claro que o irmão que ficou em casa está sofrendo da “angústia da separação” Em função de serem gêmeos idênticos, o menino não conseguiu ainda transpor o “estádio do espelho” e tendo dificuldades na formação do “eu” como demonstra ao se olhar no espelho e projetar o irmão ausente.

Nesse caso, eles ainda não tiveram a percepção do seu estado do espelho, percepção essa que só ocorrerá em atividades sozinhas.

Nessa ilustração vemos o quanto percebemos o mundo interior e o mundo exterior e a influência que ambos tem em nossas instintos e em nossos comportamentos.

Conforme a psicanalise, abordaria nesse exercício a teoria do estádio do espelho, que a psicanalise constatou ser de suma importância para a constituição do eu e do eu psíquico do bebê.  Então, nessa situação dos irmãos gêmeos, o  irmão gêmeo que ficou em casa que se deparou com o espelho  e olhava para o espelho pensando que fosse o irmão gêmeo dele, me pareceu uma situação complexa.  Pois, ele ainda não conseguia se identificar como sendo ele no espelho, mesmo que não seja  fácil de se diferenciar de um irmão gêmeo, tão idêntico. Me leva a pensar  que a família ainda não tinha feito a identificação e diferenciação entre os gêmeos, para eles, os gêmeos, e entre eles de forma mais profunda. Ainda bem que no momento em que aquela situação do espelho estava ocorrendo, a mãe veio ao encontro dele e entendeu vendo o seu filho constrangido  e com um tom de voz deprimido e reivindicativo diante daquela situação. Então, acredito que a mãe tendo essa consciência sobre as dificuldades de seu filho, poderá  tomar decisões e ter atitudes para ajudá-lo. Que assim seja.

  1. Quando ele contempla sua imagem no espelho, ele automaticamente reconhece como seu irmão. Sua consciência de si mesmo não foi descoberta Aida. Ele ainda não tem uma identidade.

O irmão não percebeu que é sua própria imagem refletida. Ainda não tem essa percepção. Confundiu com seu irmão e se decepcionou.

O processo de criação/identificação do eu passa pela percepção, através do outro e do estádio de espelho... O que se percebe é uma perturbação nesse processo por conta de se ter praticamente, fora de si, no espelho ou não... Uma imagem idêntica... Além da criação física (desde a placenta) juntos, essa companhia... Essa peça que sou "eu" mas não está delimitado em mim... A criança começa a entender que ela "é" dentro e fora. Necessário um entendimento por parte dos pais para melhorar esse processo natural... Onde cada um entenderá seus limites corporais e a presença de um "outro" que , embora idêntico fisicamente, não participa do seu "eu".

A imagem mostra que os dois pode aparecer na aparência, mas a personalidade é diferente. Veja irmão tem o semblante mais triste e o outro mais alegre

Essa estória dos irmãos gêmeos retrata a importância do indivíduo de conhecer a si mesmo, para não cair no erro de pensar ser o que não é..  precisamos conhecer a nós mesmos, para podermos aprender a nos distinguir dos outros, como diz a frase:conheça te a ti mesmo. O pequeno ao se olhar no espelho, pensou que estava vendo o seu irmão, pensou também que seu irmão não estava ouvindo e subindo no cavalo, isso gerou nele grande desconforto, assim somos nós quando não sabemos quem somos, ficamos transtornados e desconfortáveis. A mãe que vem ajudar a criança simboliza o outro, que é agente importante na vida do indivíduo, ajudando-o a perceber a realidade e a se ajustar, encontrando alívio e direção.

Como em um espelho, esses irmãos se reconhecem como sua própria imagem. Ou talvez um alter ego. Uma propriedade interna do Narcisismo, que é a duplicidade.

PreviousPage 290 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱