Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 291 of 312Next

Por não ter o conhecimento do "eu" próprio, o garoto confunde a sua imagem com seu irmão gêmeo idêntico e se frustra por não ter seu pedido atendimento. Precisa da ajuda da sua mãe para se  compreender e ter a noção que aquela imagem refletida é ele próprio.

Na abordagem sobre constituição do eu na teoria psicanalítica estudada nesta unidade de aprendizagem foi apresentado o estado de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer as necessidades que o outro ser humano já instituído auxílio a introduzir no mundo que já existiu.

O menino ainda não se percebeu com um ser existente único, estando muito ligado a figura do irmão gêmeo por tê-lo como si próprio.

Irmãos gêmeos podem entender um ao outro muito bem, sendo até um pouco curioso e misterioso que outro não se reconheça no espelho a um tem a sua caracterísca.  Assim, muitas das vezes o nível de dependência um do outro pode ser tão forte, eles não são capazes de se verem longe um do outra causando ansiedade e angustia.

É sabido que ao nascermos nossa formação depende quase que exclusivamente dos estimulos e ensinamentos dados por pessoas e ambientes externos, uma vez que ainda somos seres complexos porém, seres em desenvolvimento. A construção do EU pode ser considerada uma das missões mais dificeis que um ser humano pode passar, levando em consideração que o meu "primeiro" EU é bombardeado de externas falas, comportamentos, cheiros, gostos... Enfim, um mundo de variedades que ainda não são do meu EU. Talvez não consigamos chegar a plena definição do EU, pelo menos não nesse plano, pois, por mais que já tenhamos uma identidade, o EU no âmago, ainda está sofrendo por influencias externas! Referente ao gêmeos, o que mais me chamou a atenção foi o não reconhecimento por um dos gêmeos. Aquele que acabou ficando em casa devido ao resfriado, e arrisco dizer que o outro também, não se reconheceu a pesar da sua idade relativamente avançada e pela ausencia de seu irmão. O fato de olhar no espelho e não se enxergar, mostra a não caracterização e a falta do pronome na construção do EU por parte, inclusive da mãe, gerando um resultado de não pertencimento desse e muito provavelmente do outro gêmeo.

Reflexo de imagem refletida na consciência,seu irmão gêmeo dialogando com o reflexo da própria imagem.

Seu subconsciente não decifra o real do imaginário

Os gêmeos são pessoas muito ligadas e cúmplices. Eles possuem conexões diferentes, dizem que até podem sentir o que o outro sente. Eles estão juntos desde o útero materno e a situação do desafio mostra essa ligação um vendo a imagem no espelho acreditando que é o irmão.

Ao ver a sua imagem no Espelho , ele identifica como sendo do irmão , ele ainda não conseguiu construir a sua própria imagem, ou veja o seu próprio eu!

Nesse contexto a família deveria propor atividade diferentes, para que cada criança pudesse perceber suas diferenças e gostos, aprender lidar com a individualidade e sua personalidade.

Podemos verificar que ha uma dependencia emocional entre os irmão, nesse caso  nesse caso deve ser  trabalhado autonomia de cada filho mesmo sendo gemeos,são individuos unicos com necessidades e modos de pensa diferentes.

PreviousPage 291 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱