Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 293 of 343Next

O garoto se vê no outro como si. O irmão ou as outras pessoas são reconhecidas em sua mente como necessidade de interagir.

Acredito que os irmãos gêmeos veem um ao outro como parte do seu eu. Ao ver a imagem no espelho não sabem que é o seu reflexo, e sim o irmão (o outro "eu") que está ausente.

Os irmãos desde o ventre sempre estiveram juntos, sentido a presença um do outro. Como não estavam acostumados a viverem separados embora que por pouco tempo, o menino que ficou em casa sentiu a falta do irmão e ao se ver no espelho, achou que fosse seu irmão. Eu no lugar dessa mãe não alimentaria que o irmão visto no espelho não queria montar no cavalinho e sim explicaria a ele que o irmão foi a escola e ele ficou por estar doentinho, e que logo o irmão voltaria para casa.

Trata-se do espelhamento. O irmão gêmeo, espelhado no outro irmão, do qual a imagem também é idêntica, não distinguiu se tratar dele mesmo ao olhar no espelho.

Ao se ver sozinho, a imagem refletida foi, para ele, a do seu irmão. Emocionalmente os dois  irmãos se encontram muito unidos. Não houve aqui a percepção da verdadeira imagem do eu, confundida com a do seu irmão gêmeo. Lembrando que o estádio do espelho de Lacan se refere a uma fase do desenvolvimento psicológico em que a criança começa a se reconhecer como um indivíduo distinto de sua imagem refletida no espelho

Como a criança ainda não se reconhece, quando ela olha o espelho acredita que é o próprio irmão que está lá.

A criança viu seu reflexo no espelho e imaginou que fosse seu irmão. Isso ocorre porque que ela ainda não desenvolveu plenamente a capacidade de reconhecer a imagem como sendo dela mesma. Isso ocorre porque ela está no processo de formação de seu "eu" e ainda está aprendendo a diferenciar entre si mesma e as outras pessoas e a distinção entre o "eu" e o "outro" ainda não está totalmente clara para a criança.

Acredito que, como gêmeo indentico ele não conseguiu na imagem ver que havia outro semelhante, identificando se. Achou que era o irmão. Talvez, quando a mãe mostrasse os dois no espelho com ela, a percepção de dois aconteceria.

O nunca foi separado é algo que gerou um impacto nele, pois vemos na imagem que são pequenos e estão passando por fase de desenvolvimento, o momento do espelho ele teve sua primeira frustação referente ao irmão, que com sua reação em frente ao espelho demonstra que para ele, o irmao e ele são a mesma pessoa e que deveriam ter o mesmo desejo. percebemos também que não ver o irmão ao seu lado foi direto ao espelho, nesse momento se sentiu confortável e frustrado ao mesmo tempo. a imagem não mostra mas é importante entender como a mãe e o irmão mais velho agem com eles, pois são os educadores e responsáveis pelo desenvolvimento dos gêmeos.

Como a lembrança é acionada por meio das imagens que estão no inconsciente, ao olhar para o espelho e se ver, idêntico ao seu irmão, sem ter ainda uma percepção de que aquela era sua própria imagem, a consciência da criança a leva, as imagens inconscientes do seu irmão, que é idêntico a ele, fazendo-0 imediatamente querer interagir com o espelho, achando que é seu irmão. A mãe tendo a consciência de que a criança ainda não estava preparada para entender a imagem espelhada, simplesmente diz que o o seu irmão, fruto da inconsciência da criança, não quer brincar.

PreviousPage 293 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱