Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 295 of 343Next

Ainda em processo da constituição do eu e levando em consideração o fato de serem gêmeos univitelinos, percebo que o fato dos irmãos nunca terem ficado antes sozinhos longe um do outro, desfavoreceu o desenvolvimento dos mesmos, situação também corroborada pelos familiares (mãe e irmão mais velho) que também não contribuíram nesse processo de desenvolvimento dos gêmeos, fazendo com que os mesmos não ultrapassassem antes o Estádio do Espelho, causando a confusão no irmão ao ver sua própria imagem refletida no espelho, fazendo o pensar que se tratava do seu irmão gêmeo.

O estádio do Espelho é o momento caracterizado pelo estranhamento  da própria imagem, ao se notar no espelho o irmão é marcado pelo reconhecimento  do próprio reflexo produzido pelo espelho,pensando ser o o irmão. Isso pode ingressar no complexo de Édipo.

Ao olhar-se no espelho não reconhece o seu EU.

Andrea Piemontez has reacted to this post.
Andrea Piemontez

Podemos perceber que o irmão não sabe diferenciar o "eu" do espelho e o seu irmão gêmeo. Ele ainda não se desvinculou psiquicamente do irmão.

Por ser uma criança estar em desenvolvimento ao ver o reflexo confundiu a propria imagem com seu irmão, para uma criança pequena ainda gêmeos identicos diferenciar sua imagem de seu irmão é confuso.

Sem entender a ausencia e falta que seu irmão estava fazendo teve  dificuldade de compreensão, imaginou que era seu irmão naquele momento.

A criança tem sua imagem corporal construída a partir da percepção do corpo (mundo interior), subjetivamente, mas ao se ver no espelho (mundo exterior) com olhar próprio, reconhece na própria imagem, uma unicidade corporal, o irmão que ora se identifica "pessoalmente" igual ao reflexo no espelho, percebendo que está diante do irmão gêmeo, causando a estranheza e frustração, sem o retorno na expectativa de brincarem juntos.

Andrea Piemontez has reacted to this post.
Andrea Piemontez

Ele ao se ver no espelho, enxerga ao irmão. Mas não, porque se vê no irmão, mas pq a imagem refletida ainda não é, para ele, sua própria imagem.

Ele ainda não se vê e sua subjetividade se encontra imatura ainda.

A criança ainda não tem total percepção do seu eu físico. A angustia de se encontrar sozinho se deve a criança se entender  existindo no mundo, apenas ainda,  através do reconhecimento da imagem do irmão.

A criança gêmea ao olhar no espelho, pensou que estivesse em frente ao irmão gêmeo dele, e pediu para o irmão montar no cavalo, ficou chateado pensando que o irmão não quisesse brincar com ele. Mas, o que ocorreu é que ele ainda não conseguiu se identificar no espelho, portanto não soube  fazer a diferença entre ele e o irmão gêmeo dele.

Conceito psicanalítico de Lacan,  para resolver a questão acima, propõe a teoria do estadio do espelho, pois é fundamental para a formação da constituição do eu como sujeito.

COM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO NO ESTÁGIO DO ESPELHO O MENINO GÊMEO QUE FICOU EM CASA BRINCANDO COM O CAVALO AO SE OLHAR NO ESPELHO NÃO SE IDENTIFICA COM SEU EU, POR DESDE DE SEU NASCIMENTO TER O IRMÃO IGUAL , IRÁ LEVAR UM TEMPO A MAIS PARA ELE COM SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO IDENTIFICAR SEU EU. SENDO ASSIM PODEMOS IDENTIFICAR QUE O ESTÁGIO DO ESPELHO PODE FUNCIONAR EM MESES E ATÉ IDADE DIFERENTE DEPENDE DO FATOR EM QUESTÃO.

PreviousPage 295 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱