Desafio - Módulo II
Citação de Ffmota em agosto 22, 2024, 7:28 pmAinda em processo da constituição do eu e levando em consideração o fato de serem gêmeos univitelinos, percebo que o fato dos irmãos nunca terem ficado antes sozinhos longe um do outro, desfavoreceu o desenvolvimento dos mesmos, situação também corroborada pelos familiares (mãe e irmão mais velho) que também não contribuíram nesse processo de desenvolvimento dos gêmeos, fazendo com que os mesmos não ultrapassassem antes o Estádio do Espelho, causando a confusão no irmão ao ver sua própria imagem refletida no espelho, fazendo o pensar que se tratava do seu irmão gêmeo.
Ainda em processo da constituição do eu e levando em consideração o fato de serem gêmeos univitelinos, percebo que o fato dos irmãos nunca terem ficado antes sozinhos longe um do outro, desfavoreceu o desenvolvimento dos mesmos, situação também corroborada pelos familiares (mãe e irmão mais velho) que também não contribuíram nesse processo de desenvolvimento dos gêmeos, fazendo com que os mesmos não ultrapassassem antes o Estádio do Espelho, causando a confusão no irmão ao ver sua própria imagem refletida no espelho, fazendo o pensar que se tratava do seu irmão gêmeo.
Citação de Silvanio Alves Ramalho em agosto 22, 2024, 9:38 pmO estádio do Espelho é o momento caracterizado pelo estranhamento da própria imagem, ao se notar no espelho o irmão é marcado pelo reconhecimento do próprio reflexo produzido pelo espelho,pensando ser o o irmão. Isso pode ingressar no complexo de Édipo.
O estádio do Espelho é o momento caracterizado pelo estranhamento da própria imagem, ao se notar no espelho o irmão é marcado pelo reconhecimento do próprio reflexo produzido pelo espelho,pensando ser o o irmão. Isso pode ingressar no complexo de Édipo.
Citação de julyribeiro em agosto 22, 2024, 10:25 pmAo olhar-se no espelho não reconhece o seu EU.
Ao olhar-se no espelho não reconhece o seu EU.
Citação de Cristiane Carvalho Garcez em agosto 22, 2024, 10:46 pmPodemos perceber que o irmão não sabe diferenciar o "eu" do espelho e o seu irmão gêmeo. Ele ainda não se desvinculou psiquicamente do irmão.
Podemos perceber que o irmão não sabe diferenciar o "eu" do espelho e o seu irmão gêmeo. Ele ainda não se desvinculou psiquicamente do irmão.
Citação de Dibdas oliveira em agosto 22, 2024, 11:01 pmPor ser uma criança estar em desenvolvimento ao ver o reflexo confundiu a propria imagem com seu irmão, para uma criança pequena ainda gêmeos identicos diferenciar sua imagem de seu irmão é confuso.
Sem entender a ausencia e falta que seu irmão estava fazendo teve dificuldade de compreensão, imaginou que era seu irmão naquele momento.
Por ser uma criança estar em desenvolvimento ao ver o reflexo confundiu a propria imagem com seu irmão, para uma criança pequena ainda gêmeos identicos diferenciar sua imagem de seu irmão é confuso.
Sem entender a ausencia e falta que seu irmão estava fazendo teve dificuldade de compreensão, imaginou que era seu irmão naquele momento.
Citação de Lucio de Almeida em agosto 23, 2024, 1:03 amA criança tem sua imagem corporal construída a partir da percepção do corpo (mundo interior), subjetivamente, mas ao se ver no espelho (mundo exterior) com olhar próprio, reconhece na própria imagem, uma unicidade corporal, o irmão que ora se identifica "pessoalmente" igual ao reflexo no espelho, percebendo que está diante do irmão gêmeo, causando a estranheza e frustração, sem o retorno na expectativa de brincarem juntos.
A criança tem sua imagem corporal construída a partir da percepção do corpo (mundo interior), subjetivamente, mas ao se ver no espelho (mundo exterior) com olhar próprio, reconhece na própria imagem, uma unicidade corporal, o irmão que ora se identifica "pessoalmente" igual ao reflexo no espelho, percebendo que está diante do irmão gêmeo, causando a estranheza e frustração, sem o retorno na expectativa de brincarem juntos.
Citação de Gabriela de Ferreira Lima em agosto 23, 2024, 8:28 pmEle ao se ver no espelho, enxerga ao irmão. Mas não, porque se vê no irmão, mas pq a imagem refletida ainda não é, para ele, sua própria imagem.
Ele ainda não se vê e sua subjetividade se encontra imatura ainda.
Ele ao se ver no espelho, enxerga ao irmão. Mas não, porque se vê no irmão, mas pq a imagem refletida ainda não é, para ele, sua própria imagem.
Ele ainda não se vê e sua subjetividade se encontra imatura ainda.
Citação de Andrea Piemontez em agosto 23, 2024, 8:48 pmA criança ainda não tem total percepção do seu eu físico. A angustia de se encontrar sozinho se deve a criança se entender existindo no mundo, apenas ainda, através do reconhecimento da imagem do irmão.
A criança ainda não tem total percepção do seu eu físico. A angustia de se encontrar sozinho se deve a criança se entender existindo no mundo, apenas ainda, através do reconhecimento da imagem do irmão.
Citação de Waleska Marie Bezerra dos Santos em agosto 23, 2024, 9:32 pmA criança gêmea ao olhar no espelho, pensou que estivesse em frente ao irmão gêmeo dele, e pediu para o irmão montar no cavalo, ficou chateado pensando que o irmão não quisesse brincar com ele. Mas, o que ocorreu é que ele ainda não conseguiu se identificar no espelho, portanto não soube fazer a diferença entre ele e o irmão gêmeo dele.
Conceito psicanalítico de Lacan, para resolver a questão acima, propõe a teoria do estadio do espelho, pois é fundamental para a formação da constituição do eu como sujeito.
A criança gêmea ao olhar no espelho, pensou que estivesse em frente ao irmão gêmeo dele, e pediu para o irmão montar no cavalo, ficou chateado pensando que o irmão não quisesse brincar com ele. Mas, o que ocorreu é que ele ainda não conseguiu se identificar no espelho, portanto não soube fazer a diferença entre ele e o irmão gêmeo dele.
Conceito psicanalítico de Lacan, para resolver a questão acima, propõe a teoria do estadio do espelho, pois é fundamental para a formação da constituição do eu como sujeito.
Citação de Dirlene Aline Teleken Mendonca em agosto 23, 2024, 9:43 pmCOM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO NO ESTÁGIO DO ESPELHO O MENINO GÊMEO QUE FICOU EM CASA BRINCANDO COM O CAVALO AO SE OLHAR NO ESPELHO NÃO SE IDENTIFICA COM SEU EU, POR DESDE DE SEU NASCIMENTO TER O IRMÃO IGUAL , IRÁ LEVAR UM TEMPO A MAIS PARA ELE COM SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO IDENTIFICAR SEU EU. SENDO ASSIM PODEMOS IDENTIFICAR QUE O ESTÁGIO DO ESPELHO PODE FUNCIONAR EM MESES E ATÉ IDADE DIFERENTE DEPENDE DO FATOR EM QUESTÃO.
COM RELAÇÃO AO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO NO ESTÁGIO DO ESPELHO O MENINO GÊMEO QUE FICOU EM CASA BRINCANDO COM O CAVALO AO SE OLHAR NO ESPELHO NÃO SE IDENTIFICA COM SEU EU, POR DESDE DE SEU NASCIMENTO TER O IRMÃO IGUAL , IRÁ LEVAR UM TEMPO A MAIS PARA ELE COM SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO IDENTIFICAR SEU EU. SENDO ASSIM PODEMOS IDENTIFICAR QUE O ESTÁGIO DO ESPELHO PODE FUNCIONAR EM MESES E ATÉ IDADE DIFERENTE DEPENDE DO FATOR EM QUESTÃO.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱