Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 300 of 382Next

A criança que fica em casa e se vê no espelho ainda não se reconhece na própria imagem, ou não percebeu ainda que sua imagem é a mesma da do irmão gêmeo. A imagem do espelho, para ele, é a imagem do irmão.

O "estádio do espelho" é um conceito central na teoria psicanalítica de Jacques Lacan, introduzido por ele em 1936 e mais desenvolvido posteriormente. O conceito descreve um momento crucial no desenvolvimento psíquico de uma criança, normalmente entre os 6 e 18 meses de idade, onde ela se reconhece pela primeira vez no espelho e percebe sua própria imagem como uma unidade.

Explicação do Estádio do Espelho:

1. Reconhecimento no Espelho:
    • Durante esse período, a criança ainda não tem uma coordenação motora totalmente desenvolvida e percebe seu corpo como fragmentado. Porém, ao ver sua imagem no espelho, ela começa a identificar essa imagem como sendo a sua, reconhecendo-se como um "eu" ou um sujeito.
  2. Formação do Eu (Ego):
    • Esse reconhecimento é um momento formativo para o "eu" (ego) da criança. Ela passa a ver a imagem no espelho como uma totalidade, uma forma unificada, o que contrasta com a experiência interna de fragmentação corporal. Esse processo é crucial para a construção da identidade.
  3. Dualidade e Alienação:
    • Lacan argumenta que esse momento é também o início de uma dualidade. A imagem no espelho é uma ilusão de completude e perfeição, que a criança nunca alcança totalmente em sua realidade física e psíquica. Isso gera uma sensação de alienação, pois o "eu" idealizado nunca coincide perfeitamente com a experiência real da criança.
  4. Função Simbólica e Social:
    • A identificação com a imagem no espelho também coloca a criança em uma rede de relações simbólicas e sociais. Ela começa a entender que existe como um ser distinto dos outros, mas ao mesmo tempo dependente do reconhecimento dos outros para confirmar sua identidade.

Importância na Psicanálise:

• Base para a Identidade: O estádio do espelho é fundamental para a formação da identidade e do ego. Segundo Lacan, a estruturação do sujeito depende desse momento de identificação.
  • Alienação: A percepção de que a imagem idealizada no espelho não corresponde exatamente à realidade interna introduz o conceito de alienação, que é central na teoria lacaniana do sujeito.
  • Entrada no Simbólico: O estádio do espelho também marca a entrada da criança na ordem simbólica, onde a linguagem e as normas sociais começam a influenciar a formação do sujeito.

Em resumo, o estádio do espelho descreve o processo pelo qual uma criança reconhece sua imagem no espelho e começa a formar um senso de identidade, ainda que essa identidade seja marcada por uma alienação fundamental entre a imagem idealizada e a realidade vivida. Este conceito é essencial para entender a visão de Lacan sobre como o sujeito humano é estruturado em relação ao inconsciente e à sociedade.

Leoni182 has reacted to this post.
Leoni182

Considerando que a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu, mas o sentido de maior importância para a constituição do eu é a visão, pois é através do olhar que o outro é conhecido, onde partes do corpo tem o contorno definido e onde o se olhar no espelho cria a imagem que Freud chamou de imagem especular, a criança está desenvolvendo  olhar para o outro, onde os pais podem ajudá-lo no ato de olhar e reconhecer a si próprio no espelho.

A função dos pais de gêmeos é ensinar a independência a eles, mostrar o mundo e perguntar o que cada um gosta de fazer. Se tiverem gostos semelhantes, é importante ajudá-los a perceber que podem fazer as coisas de maneiras diferentes. Mostrar que cada um tem sua própria identidade, principalmente se forem idênticos, que podem também ter gostos distintos e ensinar. Assim, ao mostrar a vida como ela é e tratá-los como indivíduos únicos, os ajudará a desenvolver independência tanto em relação ao irmão gêmeo quanto de seus pais.

No caso do gêmeo Y, ao analisamos sobre a perspectiva da teoria do estágio do espelho de Lacan, o que acontece é uma crise de identidade. levando a uma sensação de alienação e tristeza. resumindo, o espelho, ao não devolver a vivacidade e a interação que Y experimentava com o irmão, deixa de ser um símbolo de integração do ego e se torna um símbolo de sua fragmentação.

Estratégias de Intervenção:

• Atividade Individual
  • construção de narrativa Pessoais
  • reintegração social e atividade em conjunto.

Falo com certa propriedade por ser mãe de gêmeos, sei como é desafiadora essa missão pois cada indivíduo é único..e precisa se individuar para desenvolver um persona saudável e única.

Fica evidenciado que os irmãos tem um vínculo e uma dependência emocional muito forte a ponto do menino enxergar o seu irmão no próprio reflexo do espelho. Seria interessante os pais ajudarem os dois a desenvolverem cada um sua própria identidade, seja usando roupas diferentes, enfatizando o nome de cada um e etc...

Percebemos que a crianças ao ver o seu reflexo no espelho, imaginou ser o seu irmão gêmeo. Na verdade ele estava no "estádio do espelho", o formador da função do eu, por isso a frustração e angústia aumentada.

Apesar do mesmo  desenvolvimento pré e pós uterino, mesmos padrões de aprendizados impostos, mesmo ambiente familiar, cada um é munido de personalidades e percepções diferenciadas!

O irmão que ficou em casa ainda não tinha a imagem de si mesmo, por ter sido concebido junto ao irmão estava identificado a ele fisicamente e emocionalmente. Com a ajuda da mãe entenderá que é um ser separado do irmão.

PreviousPage 300 of 382Next