Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 301 of 311Next

O irmão que ficou em casa ainda não tinha a imagem de si mesmo, por ter sido concebido junto ao irmão estava identificado a ele fisicamente e emocionalmente. Com a ajuda da mãe entenderá que é um ser separado do irmão.

Os irmãos são  espelhos um do outro. Ele se espelham, se reconhecem um no outro e muitas das vezes se comparam.   Tornando as vezes a relação até conflituosa.  Mas também é com ele que  se cria a  dualidade, e personalidade”.

ACREDITO QUE SEJA ALGO NATURAL, POIS CADA SER TEM O SEU TEMPO DE RECONHECIMENTO DO EU.

LEVANDO EM CONTA QUE ELES ESTAO SEPARADOS , NA SITUAÇAO EM QUE RELATA A HISTORIA, GEROU SE A OPORTUNIDADE DA MÃE CONSEGUIR OBSERVAR UMA DIFICULDADE MAIOR DE UM DOS GEMEOS. SENDO QUE AGORA ELA PODERA AJUDA LO A SE RECONHECER , ATENTANDO SE AGORA DE FORMA MAIS OBSERVADORA ,A POSSIVEL CARENCIA DE UM DOS GEMEOS.

O irmão que permaneceu em casa não consegue compreender que o espelho é reflexo de sua própria imagem. O convívio desde o ventre com outro ser que possui as mesmas características físicas e talvez após o nascimento a manutenção da semelhança através de vestimentas típico de pais de gêmeos idênticos possa ter contribuído para a não autonomia de um dos irmãos, que não se reconhece como sendo um ser a parte. Isso pode ter ocorrido pelo fato de ser a primeira vez que o menino se olha no espelho gerando como Freud definiu a imagem especular.

No contexto do "estádio do espelho" de Jacques Lacan, o episódio em que um irmão gêmeo idêntico, doente e em casa, vê sua própria imagem refletida no espelho e pensa se tratar do irmão que foi à escola pode ser interpretado de forma interessante.

O "estádio do espelho" ocorre em uma fase precoce do desenvolvimento humano, quando a criança começa a reconhecer sua imagem no espelho como sendo ela mesma. Esse reconhecimento é um momento crucial de formação do ego, onde a criança percebe sua unidade e separação do mundo externo. No entanto, essa percepção também é marcada por um certo grau de alienação, pois a imagem refletida não corresponde completamente à experiência interna da criança; é uma representação externa de si mesma.

Para gêmeos idênticos, essa dinâmica pode ser mais complicada. Como eles compartilham uma aparência física extremamente semelhante, a distinção entre "eu" e "outro" pode ser menos clara. Quando o gêmeo que ficou em casa vê sua imagem no espelho e pensa que é seu irmão, isso pode ser visto como uma manifestação dessa confusão de identidade. O "estádio do espelho" sugere que a identidade do "eu" é formada em parte pela percepção visual de si mesmo, mas no caso dos gêmeos idênticos, essa percepção é naturalmente duplicada ou espelhada de forma quase perfeita.

Essa confusão momentânea pode indicar que o gêmeo doente, ao ver sua imagem, experimenta um momento de deslocamento ou alienação, onde a distinção entre ele e seu irmão fica nebulosa. Ele projeta no reflexo a identidade do irmão, possivelmente porque, na ausência física do irmão, a sua própria imagem parece preencher o espaço que o irmão normalmente ocuparia. Esse fenômeno revela como, para gêmeos idênticos, a formação do ego e da identidade pode estar intrinsecamente ligada à presença e à imagem do outro, de modo que a linha entre "eu" e "não-eu" se torna mais fluida e complexa.

Em suma, essa experiência reflete o desafio dos gêmeos idênticos em estabelecer uma identidade totalmente distinta, devido à profunda conexão e semelhança física que compartilham, o que pode levar a momentos de confusão sobre onde termina um e começa o outro, especialmente em situações como a descrita.

É intrigante olhar para o lado e ver outra pessoa com toda sua semelhança, e ao mesmo tempo se sentir única,pois o eu , é individualmente construído.

Ao se vê no espelho ele não percebe que  o espelho está projetando sua imagem, e acha que é seu irmão, mas creio que ao perceber que a sua imagem não que brincar ele percebe que não tem uma ligação

é importante para qualquer ser humano ter a consciência do eu e do outro. Porém tudo ao seu tempo , então é algo normal pois com certeza se tratava de uma criança em fase inicial desde processo.

História real

Irmãs gêmeas,1 independente,decidida , forte psicologicamente . 2  tímida, indecisa, fragilizada e totalmente dependente da 1.

1 faleceu e a 2 ficou desnorteada, perdida, sem identidade e sem rumo.

O que houve na formação do Eu dessa pessoa ?

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Na teoria psicanalítica, especialmente no contexto do desenvolvimento do "eu", os irmãos gêmeos oferem uma situação interessante para se pensar sobre a constituição da identidade individual:

  • Estado do Desamparo
  • Estádio do Espelho
  • Situação dos gêmeos
  • Identidade individual e coletiva

Os gêmeos enfrentam o desafio adicional de constituir uma identidade individual em meio a uma relação que, de o início, é marcada por uma intensa similaridade e proximidade com outro ser humano igualmente Desamparo e em processo de formação do "eu".

PreviousPage 301 of 311Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱