Desafio - Módulo II
Citação de Samuel J Ribeiro em outubro 10, 2024, 2:12 pmNo caso dos gêmeos é natural e aceitável as semelhanças e características que envolvem vários aspectos com relação as demandas emocionais, e físicas, não é de se estranhar que ambos sejam interligados por tais aspectos que muitas vezes fica até dificultoso em sua diferenciação, porem com o tempo haverá um distanciamento natural por motivo do cotidiano que faz parte de formação de cada individuo, muitas das semelhanças ainda serão percebidas , todavia a medida que assumem novos relacionamentos e responsabilidades e experiências diferenciadas as mudanças são palpáveis, a mãe deixa suas marcas na questão do germe natural embrionário e emocional e educativo, que farão parte por muito tempo , outros por toda vida, com o tempo até os de fora começarão discernir e diferenciar entre um e outro.
No caso dos gêmeos é natural e aceitável as semelhanças e características que envolvem vários aspectos com relação as demandas emocionais, e físicas, não é de se estranhar que ambos sejam interligados por tais aspectos que muitas vezes fica até dificultoso em sua diferenciação, porem com o tempo haverá um distanciamento natural por motivo do cotidiano que faz parte de formação de cada individuo, muitas das semelhanças ainda serão percebidas , todavia a medida que assumem novos relacionamentos e responsabilidades e experiências diferenciadas as mudanças são palpáveis, a mãe deixa suas marcas na questão do germe natural embrionário e emocional e educativo, que farão parte por muito tempo , outros por toda vida, com o tempo até os de fora começarão discernir e diferenciar entre um e outro.
Citação de Alessandro Reina em outubro 10, 2024, 4:15 pmA gemelaridade, na psicanálise, é um fenômeno que desperta grande interesse devido às particularidades da relação entre os irmãos e suas implicações no desenvolvimento psicológico de cada um. A singularidade dessa relação reside no fato de que os gêmeos compartilham um útero, um nascimento quase simultâneo e, muitas vezes, uma identidade social que os une.
A gemelaridade, na psicanálise, é um fenômeno que desperta grande interesse devido às particularidades da relação entre os irmãos e suas implicações no desenvolvimento psicológico de cada um. A singularidade dessa relação reside no fato de que os gêmeos compartilham um útero, um nascimento quase simultâneo e, muitas vezes, uma identidade social que os une.
Citação de Soraia Azevedo de Castro em outubro 10, 2024, 5:42 pmPela imagem o menino se identificava com o irmão.
Pela imagem o menino se identificava com o irmão.
Citação de Mairon em outubro 10, 2024, 8:41 pmEu acredito que desde a infancia irmãos gêmeos desenvolvem uma conexão muito intensa e uma forma de comunicação não verbal , muitas vezes voltada apenas pela aparência fisica . Isso pode levar a confusão de identidade . Principalmente por conta da semelhança fisica estrema .
Sendo assim o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo seu irmão , pois sua mente ainda em formação não consegue distinguir .
Além do que nesse caso pela pouca idade eles ainda não desenvolveram uma identidade individual.
Eu acredito que desde a infancia irmãos gêmeos desenvolvem uma conexão muito intensa e uma forma de comunicação não verbal , muitas vezes voltada apenas pela aparência fisica . Isso pode levar a confusão de identidade . Principalmente por conta da semelhança fisica estrema .
Sendo assim o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo seu irmão , pois sua mente ainda em formação não consegue distinguir .
Além do que nesse caso pela pouca idade eles ainda não desenvolveram uma identidade individual.
Citação de Ana Patricia Silva em outubro 11, 2024, 1:29 am
Os irmãos gêmeos ligados desde o ventre, quando separados o que ficou sentiu o estado de desamparo, dessa forma ele viu no espelho uma companhia.
Os irmãos gêmeos ligados desde o ventre, quando separados o que ficou sentiu o estado de desamparo, dessa forma ele viu no espelho uma companhia.
Citação de Thaismara R Correa em outubro 11, 2024, 2:48 amTrago varios pontos, pois por serem cirnaças ainda nao tem nocao das coisas, certo? sua formacao esta acontecendo aos poucos. alem de serem gemeos sao univitelino que pode ser confundido por qualquer um mesmo. acredito que a criança que ficoou em casa ainda em formacao nao aprendeu a distinguir a realidade x um espelho com reflexo. crianças sao inocentes.
Trago varios pontos, pois por serem cirnaças ainda nao tem nocao das coisas, certo? sua formacao esta acontecendo aos poucos. alem de serem gemeos sao univitelino que pode ser confundido por qualquer um mesmo. acredito que a criança que ficoou em casa ainda em formacao nao aprendeu a distinguir a realidade x um espelho com reflexo. crianças sao inocentes.
Citação de Naiany Silva Sa em outubro 11, 2024, 11:20 amNessa situação, se mostra o estádio do espelho, onde se encontra a construção do "eu" e da sua identidade. De acordo com Lacan o "eu" pode ser compreendido como instância do imaginário. Diante disso, o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo a imagina ser seu irmão.
Nessa situação, se mostra o estádio do espelho, onde se encontra a construção do "eu" e da sua identidade. De acordo com Lacan o "eu" pode ser compreendido como instância do imaginário. Diante disso, o menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo a imagina ser seu irmão.
Citação de jonatasdoliveira em outubro 11, 2024, 9:33 pmMesmo na condição de gêmeos os irmão buscam um ao outro, si auto completar e também si espelhando nos seus genitores.
Mesmo na condição de gêmeos os irmão buscam um ao outro, si auto completar e também si espelhando nos seus genitores.
Citação de Vivianebr em outubro 12, 2024, 2:54 amEle achou que era o seu irmão ao olhar a imagem.
Segundo Roudinesco e Plon:
A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento
pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica,
que a reconhece simultaneamente nessa imagem. Nesse instante, porém o
eu [je] é como que captado por esse eu [moi] imaginário: de fato, o sujeito,
que não sabe o que é, acredita ser aquele eu [moi] a quem vê no espelho
(ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 212).
Ele achou que era o seu irmão ao olhar a imagem.
Segundo Roudinesco e Plon:
A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento
pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica,
que a reconhece simultaneamente nessa imagem. Nesse instante, porém o
eu [je] é como que captado por esse eu [moi] imaginário: de fato, o sujeito,
que não sabe o que é, acredita ser aquele eu [moi] a quem vê no espelho
(ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 212).
Citação de MarcellaT em outubro 12, 2024, 12:27 pmA criança está no processo de construção, no amadurecimento.
O fato de estar sempre com o irmão e fazerem tudo junto faz com que o "eu" ainda não esteja construido.
A criança está no processo de construção, no amadurecimento.
O fato de estar sempre com o irmão e fazerem tudo junto faz com que o "eu" ainda não esteja construido.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱