Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 340 of 340

Na fase do nascimento até  os 18 meses, o indivíduo está aprendendo a viver em sociedade, conhecendo, criando o seu eu, neste caso a mãe ensinou à eles que são dependentes, não mostrou a individualidade,  causando uma busca pelo irmão, dentro do que havia no ambiente. No momento que entrou no ambiente e o viu no espelho, deveria ter demonstrado que são indivíduos independentes, evitando uma futura frustração e ansiedade de separação.

A mãe, a responsável por apresentar o mundo, e influenciar na criação do Eu, erra quando não deixa claro que são 2 indivíduos. O gêmeo vê no espelho a imagem do irmão, pois na concepção do seu eu são um só, algo que trará frustração e será a causa de alguns picos de ansiedade, provavelmente de ambos irmãos.

Ao ver seu reflexo no espelho a criança ainda não consegue distinguir quem é, então imagina que é seu irmão gêmeo que esta ali, a criança passa a se conhecer através do pai, da mãe ou um outro sujeito que irá ajuda-la a se identificar. Quando isso não ocorre ele não sabe quem é, gerando essa confusão na cabeça da criança que ainda não conhece sua própria identidade.

Como a criança está em formação,  ele achou que estava vendo o irmão no espelho ao invés de ele mesmo, pois estava acostumado com aquela imagem ser o irmão.

Devido ao tempo de gestação e formação  imagem no espelho o acalma inconscientemente

Nesta fase, a criança está em processo de estruturação da autoimagem e individuação. Então, a percepção do Eu e do Outro se fundem, pois é feito espelhamento. Por este motivo, a compreensão do outro como um sujeito à parte não se dá claramente nele, causando a confusão entre o gêmeo e o espelho. Isso se dará mais adiante, naturalmente, em seu amadurecimento.

Após a fase de desamparo do bebê, iniciamos a fase do espelho. Percebemos no outro nossa identidade, ou pelo menos iniciamos a nos entender nos percebendo no outro. O irmão gêmeo ao ver a imagem no espelho percebeu o seu irmão, o que é uma analogia a essa fase de ver no outro (espelho) a si mesmo.

Levando em consideração o que foi lido em material complementar, quando nascemos estamos em desamparo, tendo que ser auxiliados por alguém,  na maioria dos casos a mãe, que é responsável não só por cuidados básicos como alimentação, hidratação, troca de fraldas, etc, mas por nos auxiliar a perceber nosso verdadeiro eu, que é é perceptível ou mesmo determinado pelo olhar do outro, o menino em sua confusão precisou do auxílio de sua mão para compreender que era a sua imagem refletida no espelho, a sua "identidade" e não seu irmão gêmeo que no caso não estava presente.

A criança se vendo no espelho e suplicando pelo brinquedo pode proporcionar o reflexo sendo o seu irmão pode causar muitas reações ou emoções diferentes

PreviousPage 340 of 340

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱