Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 349 of 349

NA FORMAÇÃO INICIAL AS CRIANÇAS PERCEBEM UM REFLEXO NO ESPELHO COMO UM COLEGUINHA, QUE NO CASO É O IRMÃO.

Boa tarde à todos!

Entendo que um dos meninos está num processo de construção de identidade, pois ainda enxerga seu reflexo no espelho como se fosse o outro.

O gêmeo que ficou em casa, ainda não tem a percepção de sua própria imagem ao se olhar no espelho, pois experiencia uma imagem semelhante a de outra pessoa, seu irmão, tornando o processo de reconhecimento de sua imagem corporal ainda mais complexa do que de pessoas não gêmeas idênticas.

No processo de formação da criança o desenvolvimento da identidade se inicia com a criança se reconhecendo na imagem do espelho. A criança começa a se reconhecer no espelho, mas esse reconhecimento não é um ato solitário. O estádio do espelho trata do momento de constituição do eu, da identidade e também do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro. Lacan argumenta que a formação da identidade começa com essa identificação inicial com a imagem no espelho, mediada pelo reconhecimento do outro.

A identificação de si mesmo apresenta uma contraparte que é o “não eu”, ou seja, o outro. E a criança necessita que esse eu [je] seja constituído, validado. Mas, o “je” só é ratificado na presença do “outro eu” [moi] que é quando a criança se vê na presença ou sob o olhar da mãe ou de um outro sujeito que seja significativo para si. E esse reconhecimento é crucial para que a criança se veja também.

Quando o menino se olhou no espelho montado no cavalinho, houve uma captura imaginária. Ele imaginou, ao mesmo tempo, o seu irmão gêmeo, com o qual se identificava fortemente, e sentiu sua falta. Nesse momento, sem poder compreender a ausência do irmão, tudo o que pode supor era que o “outro eu significativo” não estava querendo brincar com ele. Para que ele se visse precisava reconhecer a “companhia” (embora ausente) do irmão. É a ilusão de unicidade.

PreviousPage 349 of 349

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.