Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 349 of 397Next

NA FORMAÇÃO INICIAL AS CRIANÇAS PERCEBEM UM REFLEXO NO ESPELHO COMO UM COLEGUINHA, QUE NO CASO É O IRMÃO.

Boa tarde à todos!

Entendo que um dos meninos está num processo de construção de identidade, pois ainda enxerga seu reflexo no espelho como se fosse o outro.

O gêmeo que ficou em casa, ainda não tem a percepção de sua própria imagem ao se olhar no espelho, pois experiencia uma imagem semelhante a de outra pessoa, seu irmão, tornando o processo de reconhecimento de sua imagem corporal ainda mais complexa do que de pessoas não gêmeas idênticas.

No processo de formação da criança o desenvolvimento da identidade se inicia com a criança se reconhecendo na imagem do espelho. A criança começa a se reconhecer no espelho, mas esse reconhecimento não é um ato solitário. O estádio do espelho trata do momento de constituição do eu, da identidade e também do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro. Lacan argumenta que a formação da identidade começa com essa identificação inicial com a imagem no espelho, mediada pelo reconhecimento do outro.

A identificação de si mesmo apresenta uma contraparte que é o “não eu”, ou seja, o outro. E a criança necessita que esse eu [je] seja constituído, validado. Mas, o “je” só é ratificado na presença do “outro eu” [moi] que é quando a criança se vê na presença ou sob o olhar da mãe ou de um outro sujeito que seja significativo para si. E esse reconhecimento é crucial para que a criança se veja também.

Quando o menino se olhou no espelho montado no cavalinho, houve uma captura imaginária. Ele imaginou, ao mesmo tempo, o seu irmão gêmeo, com o qual se identificava fortemente, e sentiu sua falta. Nesse momento, sem poder compreender a ausência do irmão, tudo o que pode supor era que o “outro eu significativo” não estava querendo brincar com ele. Para que ele se visse precisava reconhecer a “companhia” (embora ausente) do irmão. É a ilusão de unicidade.

De acordo com o texto apresentado, o gemio que ficou em casa , ver a imagem do irmão através do espelho....

em consideracao ao irmaos gemeos creio que eles ficam tanto tempo um pelo outro que nao sabem discernir quais sao suas vontades proprias estao sempre um pelo outro

A constituição de "eu" ( ou ego ) , pode ser influênciada por diversas situções incluindo: experiências individuais,ambientes familiares,processos psiquicos , interação social ( o reconhecimento e a maneira como as pessoas se referem a eles podem reforçar suas diferenças e / ou semelhanças, influenciando na sua identidade).

Assim, apesar de serem geneticamente idênticos, os gêmeos desenvolvem identidades únicas ao longo de suas vidas, influenciadas por uma combinação de fatores internos e externos. Essas dinâmicas complexas ajudam a explicar como eles conseguem se distinguir e se identificar de maneiras distintas.

Os de irmãos Gêmeos são muito ligados, mas pelo fato de está só, é como se ele não se reconhecesse, como se algo faltasse sem a presença do irmao.

A criança ainda não se reconhece no âmbito familiar,  não entende que eseu reflexo no espelho e pensa que seu irmão não quer brincar.

O irmão ainda não se reconhece como ser individual. Não sabe diferenciar entre ele o irmão. Acredito que isso deva ser trabalhado pelos pais.

PreviousPage 349 of 397Next