Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 350 of 351Next

A independência dos dois são essenciais para o crescimento e maturidade

No caso dos irmãos gêmeos acho que desde o ventre um criou dependência do outro e os dois se tornaram na verdade uma só figura que um completa o outro.

Um dos irmãos ao olhar para o espelho não percebe que está olhando para si mesmo no espelho, e fala que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele não se reconhece na família que está.

A simbiose causada pela aparência idêntica dos irmãos e pelo fato de nunca terem sido separados antes, causa uma angústia no irmão que se olha no espelho e não consegue se reconhecer. Ali, ao ver refletida a imagem, ele não reconhece seus próprios limites e “delineamento”, apenas entende aquele reflexo como o outro.

No caso dos gêmeos um é reflexo do outro e ao se separar sente essa falta.  E vê seu reflexo no espelho ainda sem consegui desvincular. Sente por ver que a imagem do irmão na corresponde. Um fato curioso aqui na minha cidade. Durante a pandemia nasceu três crianças e duas era gêmeas como.naquele momento não podia as mães ficarem com os filhos prematuros no hospital sem as pulseirinha  num momento de banho as enfermeiras trocaram os bebês . O bebê da mamãe sem ser gêmeo era doente . E o s gêmeos sadios. Hoje depois de passado todo esse tempo os bebê com 3 aninhos fora descoberto num vídeo postado na escolinha amiga da mãe descobriu e foram atrás fizeram DNA e realmente era o gêmeo trocado o encontro das crianças foi emocionante e reflete a mãe falou que nunca viu seu filho tão feliz antes ao encontrar o irmão gêmeo.

Como a imagem refletida é a mesma do irmão ele acabou não reconhecendo que era ele mesmo.

No exemplo apresentado vemos a falta do eu, irmãos gêmeos idênticos sempre juntos dificultando ambos de terem a própria identidade e o próprio eu individual, e a dependência que os acomete quando aquele em que o exemplo citado põe o teu eu está ausente pode se fazer mais mal que a própria ausência.

Aimagem é a representação mentale visual,  no caso dos irmãos Gêmeos,  ouvi uma percepção sensorial da experiência vivida entre os dois , no longo da vida.

A criança achou que sua imagem no espelho era o seu irmão, por não tem ainda a percepção-consciência. O sentimento de angústia também contribuiu para este comportamento.

"Ao se reconhecer na própria imagem, existe um fascínio pelo que surge no
espelho, um sorriso que indica o reconhecimento e ao mesmo tempo a busca
de uma autorização quanto a esse reconhecimento, ou seja, ele busca algo
fora do espelho, uma confirmação através do outro (que pode ser a figura
materna) de que ele fez uma conquista de que aquela imagem é sua, mas tem
que haver alguma coisa que venha de um outro lugar, que intervenha nesse
auto-reconhecimento. Nesse sentido, o eu é o produto de uma identificação
com o outro, de um reconhecimento de uma posição que antes era uma posição
do outro. Podemos entender também que o espelho dessa experiência, não
é simplesmente um espelho, mas tudo aquilo que é capaz de devolver para
a criança a sua imagem, podendo ser uma superfície que possibilita que ela
se reconheça e se distinga do outro, ou o grupo ou o olhar do outro. Essa
experiência se desdobra em muitas situações e se torna um modelo para seu
corpo numa ilusão de unicidade, seu eu antes de sua determinação social.
Porém, essa forma total do corpo é concedida externamente, numa imagem
que se torna também a base simbólica.
O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição
do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o
eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites
do nosso corpo. Lacan retoma a teoria freudiana de como o eu é constituído,
e o estádio do espelho demonstra que essa não parte de um amadurecimento
biológico, mas se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu
se apresenta precipitado, como resultado."

É neste momento que os pais deve explicar e se necessário buscar orientação de um profissional psicanalista para que desenvolvam da melhor forma.

Como foi apresentado o estado de desamparo ao nascer que dependemos de outro ser humano para nos introduzir no mundo. Como os gêmeos um depende do outro e espera pelo outro para ter autonomia e confiança em si mesmo precisamos do outro para nos ajudar a constituição do eu .

PreviousPage 350 of 351Next