Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 351 of 351

O menino que ficou em casa viu em seu reflexo a imagem do seu irmão e não entendeu que ali diante dele estava a sua própria imagem por serem tão parecidos.

Segundo Lancan, a construção da imagem vem da contemplação (espelho) e nesse caso,principalmente de gêmeos idênticos, as personalidades vem sendo construídas através da contemplação e Indentificacao através da imagem do irmão. Por isso é importante a individualidade de cada ser,desde a infância, para a constituição de uma personalidade saudável.

Eu entendo que o garotinho que ficou em casa teve o primeiro contato com a sua imagem refletida no espelho, no entanto ao se ver refletido a primeira impressão que ele teve é de que o seu reflexo é seu irmão gêmeo, ou seja, ele quando vê a própria imagem a princípio não reconhece a si mesmo. Penso que se ele não tivesse o irmão gêmeo, o seu primeiro contato com a sua autoimagem seria sua primeira experiência de identificação como indivíduo como uma imagem unificada de si mesmo.

É possível avaliar, devido a falta de percepção do irmão doente de sua individualidade, que o processo de individuação não esta completo ou definido. A criança não tem consciência de que ela é um indivíduo aparte, único e diferente de seu irmão gêmeo. Isso pode indicar que durante a criação não houve uma dinâmica de separação e individualização dos irmãos, focando talvez no excesso de atitudes que buscassem igualar a ambos, roupas, brinquedos, espaços,etc

PreviousPage 351 of 351