Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 364 of 364

No caso apresentado dos irmãos gêmeos, falta identificação do menino com sua própria imagem.

A imaginação da criança esta acima da realidade, ao se ver no espelho acredita estar no mesmo ambiente que seu irmão, onde habitualmente sempre estão ele não se sente e não se diferencia como um individuo, logo ele acredita que ele e o irmão são um só.

O fato do menino não saber diferenciar a imagem do espelho de seu irmão gêmeo, denota que ainda não existe um senso de "si", tal como a imagem pessoal/identidade; esses conceitos ainda não estão bem estabelecidos em sua mente. A situação apresentada pode estar relacionada a idade da criança.

Ao envelhecer, adquire-se a maturidade, que se dá através do crescimento. Enquanto o menino cresce, seu senso de si começa a ser construído, logo, cedo ou tarde ele cria a noção de que ele e seu irmão não são a mesma pessoa e de que existem pequenos detalhes que os diferenciam, mesmo fisicamente.

A família pode incentivar a busca pelo autoconhecimento em cada filho. Entender os gostos, hobbies, estilo e incentivar que cada um tenha a sua individualidade.

A projeção já acontece entre pessoas que possuem vínculos, imagina quando no caso de gêmeos. Acredito este ser um caso de projeção, no qual com o amadurecimento do processo de identidade, cada um vai se reconhecendo tal como é.

Quemt tiver interesse em conversar sobre o curso e se trocar saberes para se aprofundar em psicanálise, estou a disposição, segue os contatos:

e-mail andhre75@gmail.com

telefone/WhatsApp (11) 99831-9943

 

 

ainda sem o entendimento da imagem o irmão pensa estar falando com ele

Ao ver seu reflexo no espelho pensou que  fosse seu irmão de tão idênticos que eram. Isso mostra a dependência física e emocional pois eram insepáraveis desde do nascimento.

Pelo fato dos irmãos gêmeos nunca ter se separado e estarem em pleno desenvolvimento mental, fez com que ele ao olhar no espelho visse a imagem do irmão que foi para escola, acreditando ser seu irmão, todos estamos diante de um espelho, e o espelho sempre vai refletir aquilo que desejamos.

Esses irmãos estavam ligados de tal forma que não conseguiam se verem um sem o outro. Talvez pela idade não tenham a percepção de que são indivíduos distintos. Por fazerem as mesmas coisas e serem idênticos fisicamente não se reconheciam a se próprios, viam a se mesmo no outro como um reflexo no espelho

PreviousPage 364 of 364