Desafio - Módulo II
Citação de nosreme2025 em fevereiro 2, 2025, 8:32 pmA curiosa situação dos gêmeos pode ser vista pela teoria do estádio do espelho, do Lacan. Quando nascemos, estamos meio perdidos e precisamos dos outros pra nos entender. Agora, imagina os gêmeos: eles crescem com um "outro" que é quase igual, sempre ali. Isso pode confundir a formação da identidade, porque o espelho deles muitas vezes é o próprio irmão. O estádio do espelho é quando a criança se vê no espelho e pensa: "Ah, isso sou eu!". Mas, pros gêmeos, esse "eu" pode se misturar com o irmão. Eles se veem no outro, o que pode dificultar a separação entre "eu" e "você". Isso pode criar uma dependência maior ou, ao contrário, uma necessidade forte de se diferenciar: "Eu sou eu, e você é você, sacou?" No fim, a experiência dos gêmeos mostra como o outro é importante pra gente se entender. E, quando esse "outro" é quase um espelho vivo, tudo fica mais complicado. É como um jogo de espelhos, onde cada um tenta se achar no reflexo do outro.
A curiosa situação dos gêmeos pode ser vista pela teoria do estádio do espelho, do Lacan. Quando nascemos, estamos meio perdidos e precisamos dos outros pra nos entender. Agora, imagina os gêmeos: eles crescem com um "outro" que é quase igual, sempre ali. Isso pode confundir a formação da identidade, porque o espelho deles muitas vezes é o próprio irmão. O estádio do espelho é quando a criança se vê no espelho e pensa: "Ah, isso sou eu!". Mas, pros gêmeos, esse "eu" pode se misturar com o irmão. Eles se veem no outro, o que pode dificultar a separação entre "eu" e "você". Isso pode criar uma dependência maior ou, ao contrário, uma necessidade forte de se diferenciar: "Eu sou eu, e você é você, sacou?" No fim, a experiência dos gêmeos mostra como o outro é importante pra gente se entender. E, quando esse "outro" é quase um espelho vivo, tudo fica mais complicado. É como um jogo de espelhos, onde cada um tenta se achar no reflexo do outro.
Citação de duquebellini em fevereiro 3, 2025, 3:47 amAi entra a fase do espelho, como cada ser é individual e essa situação mostra o quão o eu tem a necessidade de se encontrar no outro (a) ou seja se fazer em um lugar que seja reflexo das primeiras vivências. Ele simplesmente entrou no estágio do espelho de um ser único. E não de um ser com um irmão idêntico.
Ai entra a fase do espelho, como cada ser é individual e essa situação mostra o quão o eu tem a necessidade de se encontrar no outro (a) ou seja se fazer em um lugar que seja reflexo das primeiras vivências. Ele simplesmente entrou no estágio do espelho de um ser único. E não de um ser com um irmão idêntico.
Citação de Estefany Costa Pessoa em fevereiro 3, 2025, 9:26 pmEsse caso envolve a angústia de separação e a dificuldade de individuação de dois irmãos gêmeos. A dificuldade em diferenciar os dois e a reação do menino diante da separação da mãe e do irmão indicam um conflito interno de identidade. Ao se ver no espelho e suplicar para sua imagem, o menino expressa a falta de distinção clara entre ele e o irmão, mostrando a angústia de não se perceber como um ser separado. Sua reclamação sobre o irmão não querer brincar pode refletir uma projeção de sua própria dificuldade em lidar com a separação, evidenciando uma crise de identidade e o desejo de retornar à unidade com a mãe e o irmão.
Esse caso envolve a angústia de separação e a dificuldade de individuação de dois irmãos gêmeos. A dificuldade em diferenciar os dois e a reação do menino diante da separação da mãe e do irmão indicam um conflito interno de identidade. Ao se ver no espelho e suplicar para sua imagem, o menino expressa a falta de distinção clara entre ele e o irmão, mostrando a angústia de não se perceber como um ser separado. Sua reclamação sobre o irmão não querer brincar pode refletir uma projeção de sua própria dificuldade em lidar com a separação, evidenciando uma crise de identidade e o desejo de retornar à unidade com a mãe e o irmão.
Citação de Rute Hatsuo de em fevereiro 4, 2025, 12:45 amO garoto ainda não percebe que o irmão é igual a ele, acreditando assim que a imagem vista no espelho fosse do irmão. Sendo que isso o deixa em profundo estado de angústia .
O garoto ainda não percebe que o irmão é igual a ele, acreditando assim que a imagem vista no espelho fosse do irmão. Sendo que isso o deixa em profundo estado de angústia .