Desafio - Módulo II
Citação de Eliaine Morais da Silva em abril 3, 2025, 10:08 pmNo caso dos gêmeos eles são iguais, então quando um olha para o outro é como se visse a si mesmo no outro, gerando assim essa identificação, portanto quando o que ficou em casa se depara com seu reflexo no espelho, é natural que demore para perceber que se tratava do próprio reflexo no espelho, descobrindo assim seu próprio eu.
No caso dos gêmeos eles são iguais, então quando um olha para o outro é como se visse a si mesmo no outro, gerando assim essa identificação, portanto quando o que ficou em casa se depara com seu reflexo no espelho, é natural que demore para perceber que se tratava do próprio reflexo no espelho, descobrindo assim seu próprio eu.
Citação de Aridyanna Lopes em abril 3, 2025, 11:43 pmA criança ainda está formando a sua identidade
A criança ainda está formando a sua identidade
Citação de Emersonero em abril 4, 2025, 7:00 pmA situação dos irmãos gêmeos apresenta um caso fascinante para analisarmos o processo de constituição do "eu" através da teoria do estádio do espelho de Lacan, que se baseia nos princípios freudianos. Neste contexto, podemos destacar três aspectos fundamentais:
- Duplo Referencial de Identificação:
Os gêmeos possuem não apenas a imagem do cuidador primário como referência, mas também a imagem um do outro como espelho constante. Isso cria uma dinâmica singular onde:
- A identificação primária ocorre simultaneamente com o outro (irmão) e com a figura parental
- O reconhecimento da própria imagem pode se confundir inicialmente com a do irmão
- Processo Diferenciado de Individualização:
Enquanto crianças não-gêmeas passam pelo estádio do espheiro principalmente através da interação com adultos, nos gêmeos observamos:
- Um prolongamento da fase de indiferenciação
- Maior dificuldade na distinção eu/outro no início do desenvolvimento
- Necessidade de um esforço adicional para estabelecer fronteiras psíquicas
- Dinâmica Específica do Desamparo Original:
A presença constante do irmão gêmeo pode modificar a experiência do desamparo (Hilflosigkeit) descrita por Freud:
- O outro (irmão) serve como "primeiro outro" de forma mais intensa
- Pode ocorrer uma mitigação da angústia primordial pelo companheirismo constante
- Ao mesmo tempo, pode surgir uma dependência mútua que dificulte a autonomia psíquica
Conclusão:
A constituição do eu em gêmeos representa uma variação significativa do processo padrão descrito pela psicanálise. Embora mantenha os mesmos mecanismos fundamentais (identificação, reconhecimento no outro e diferenciação), o desenvolvimento ocorre em um contexto relacional único, onde o espelhamento acontece de forma mais intensa e precoce entre pares. Isso pode resultar tanto em benefícios (maior capacidade de empatia) quanto em desafios (dificuldade de individuação), demonstrando a plasticidade dos processos psíquicos fundamentais descritos pela teoria psicanalítica.
A situação dos irmãos gêmeos apresenta um caso fascinante para analisarmos o processo de constituição do "eu" através da teoria do estádio do espelho de Lacan, que se baseia nos princípios freudianos. Neste contexto, podemos destacar três aspectos fundamentais:
- Duplo Referencial de Identificação:
Os gêmeos possuem não apenas a imagem do cuidador primário como referência, mas também a imagem um do outro como espelho constante. Isso cria uma dinâmica singular onde:
- A identificação primária ocorre simultaneamente com o outro (irmão) e com a figura parental
- O reconhecimento da própria imagem pode se confundir inicialmente com a do irmão
- Processo Diferenciado de Individualização:
Enquanto crianças não-gêmeas passam pelo estádio do espheiro principalmente através da interação com adultos, nos gêmeos observamos:
- Um prolongamento da fase de indiferenciação
- Maior dificuldade na distinção eu/outro no início do desenvolvimento
- Necessidade de um esforço adicional para estabelecer fronteiras psíquicas
- Dinâmica Específica do Desamparo Original:
A presença constante do irmão gêmeo pode modificar a experiência do desamparo (Hilflosigkeit) descrita por Freud:
- O outro (irmão) serve como "primeiro outro" de forma mais intensa
- Pode ocorrer uma mitigação da angústia primordial pelo companheirismo constante
- Ao mesmo tempo, pode surgir uma dependência mútua que dificulte a autonomia psíquica
Conclusão:
A constituição do eu em gêmeos representa uma variação significativa do processo padrão descrito pela psicanálise. Embora mantenha os mesmos mecanismos fundamentais (identificação, reconhecimento no outro e diferenciação), o desenvolvimento ocorre em um contexto relacional único, onde o espelhamento acontece de forma mais intensa e precoce entre pares. Isso pode resultar tanto em benefícios (maior capacidade de empatia) quanto em desafios (dificuldade de individuação), demonstrando a plasticidade dos processos psíquicos fundamentais descritos pela teoria psicanalítica.
Citação de Elvesduarte em abril 4, 2025, 11:24 pmO garoto está num processo de desassociar a imagem que vê no espelho com seu irmão,ou seja,uma dificuldade de distinguir a imagem que vê no espelho com a realidade.Nessa situação a criança confunde se com o outro o até mesmo a imagem do outro.É um processo fundamental para a formação da identidade ,do desenvolvimento e esboço do ego,da imagem separada do outro.
O garoto está num processo de desassociar a imagem que vê no espelho com seu irmão,ou seja,uma dificuldade de distinguir a imagem que vê no espelho com a realidade.Nessa situação a criança confunde se com o outro o até mesmo a imagem do outro.É um processo fundamental para a formação da identidade ,do desenvolvimento e esboço do ego,da imagem separada do outro.
Citação de Rosana Sousa em abril 6, 2025, 4:12 pmO que ocorreu na situação refererida foi o que Lacan menciona do estádio do espelho e Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal.
O que ocorreu na situação refererida foi o que Lacan menciona do estádio do espelho e Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal.
Citação de Weslley em abril 7, 2025, 12:56 amao se olhar no espelho o menino pensava que via seu irmão , pois eles sempre faziam tudo juntos e aparentemente por nunca terem se separados e não terem diferencias fisicas , o irmão acabou se confundindo .
ao se olhar no espelho o menino pensava que via seu irmão , pois eles sempre faziam tudo juntos e aparentemente por nunca terem se separados e não terem diferencias fisicas , o irmão acabou se confundindo .
Citação de Rusane Lago em abril 7, 2025, 8:07 pmO irmão que ficou em casa ainda não consegue se ver como um ser à parte doseu gêmeo ,nem da da sua família.
O irmão que ficou em casa ainda não consegue se ver como um ser à parte doseu gêmeo ,nem da da sua família.
Citação de Rafael Siqueira em abril 7, 2025, 10:10 pmA participação materna entra para estruturar as duas mentes,gêmeos sim mas com individualidades seja moral,social,ou seja identidade.
A participação materna entra para estruturar as duas mentes,gêmeos sim mas com individualidades seja moral,social,ou seja identidade.
Citação de Isabella Cassiano Martins em abril 8, 2025, 4:25 amO desafio aborda uma situação muito importante, onde uma das crianças - que são gêmeos idênticos, adoece e a mãe decide mantê-lo em casa sozinho e envia o outro para escola. No texto, mostra que somente a mãe e um irmão mais velho sabiam reconhecer quem era quem entre eles, mais ninguém. Isso de todos os confundirem, gerou desde bebê uma confusão na formação do eu, na identificação pessoal de ambos - provavelmente. E se não fosse essa criança adoecer e a mãe decidir cuidar em casa, ela não saberia desse conflito interno do filho, em não conseguir se identificar no espelho, achando que sua imagem era, na verdade, o irmão, enquanto era ele mesmo. Como solução, a mãe tem o papel importante para reafirmar quem ele é, e como faz para se auto identificar. Através da afirmação da mãe, ele vai descobrir seu eu, sua imagem. E assim, ela também terá que fazer com o outro gêmeo, pois, a chance dele ter a mesma dificuldade em se reconhecer é grande.
O desafio aborda uma situação muito importante, onde uma das crianças - que são gêmeos idênticos, adoece e a mãe decide mantê-lo em casa sozinho e envia o outro para escola. No texto, mostra que somente a mãe e um irmão mais velho sabiam reconhecer quem era quem entre eles, mais ninguém. Isso de todos os confundirem, gerou desde bebê uma confusão na formação do eu, na identificação pessoal de ambos - provavelmente. E se não fosse essa criança adoecer e a mãe decidir cuidar em casa, ela não saberia desse conflito interno do filho, em não conseguir se identificar no espelho, achando que sua imagem era, na verdade, o irmão, enquanto era ele mesmo. Como solução, a mãe tem o papel importante para reafirmar quem ele é, e como faz para se auto identificar. Através da afirmação da mãe, ele vai descobrir seu eu, sua imagem. E assim, ela também terá que fazer com o outro gêmeo, pois, a chance dele ter a mesma dificuldade em se reconhecer é grande.
Citação de Izabela Carvalho em abril 8, 2025, 12:00 pmA imagem pessoal, segundo a psicanálise clínica, ultrapassa os limites da aparência física e se inscreve nos processos inconscientes que constituem o sujeito. Desde Freud, compreende-se que a construção da imagem está diretamente relacionada ao ideal do eu, conceito que revela a tensão entre aquilo que o sujeito é e o que deseja ser para alcançar o amor e o reconhecimento do Outro.
A imagem pessoal, segundo a psicanálise clínica, ultrapassa os limites da aparência física e se inscreve nos processos inconscientes que constituem o sujeito. Desde Freud, compreende-se que a construção da imagem está diretamente relacionada ao ideal do eu, conceito que revela a tensão entre aquilo que o sujeito é e o que deseja ser para alcançar o amor e o reconhecimento do Outro.