Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 381 of 433Next

Ele se reconhece na imagem do irmão. Sua identidade ainda não está definida de forma independente, então há uma projeção da representação da imagem do irmão e a emoção que está relacionada a ela. Ele traz o incômodo de que o irmão não gosta de brincar com o animal assim como ele.

A imagem representativa no espelho aponta para a figura do outro em quem está sendo construído o eu desta criança. A fala sobre o cachorro reflete o incômodo acerca do irmão (seu eu ideal) não realizar a ação de prazer que seria brincar ou gostar de cachorro.

Em virtude do que estamos estudando nessa unidade entendemos que o irmão gêmeo que ficou em casa ainda não consegue distinguir os limites e contornos do seu próprio corpo, ou seja ele ainda não passou pelo estádio do espelho, em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro e em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do próprio corpo. Por ainda não haver essa distinção acontece o estado de confusão da criança.

O fato da mãe nos os diferenciar a si mesmo, faz com que eles se sintam uma pessoa só, então eles se veem como espelho um para o outro.

Levando em conta a teoria do estádio do espelho, a criança vê seu irmão do mesmo jeito que se vê, já que os dois são gêmeos, ao ver no espelho sua imagem refletida, ele tem certeza de que é seu irmão, porque ele ainda não tem a construção do EU, ele ainda necessita de amparo.

A meu ver, o irmão doente não consegue distinguir o seu irmão de si mesmo. O fato de serem gêmeos univitelinos e ainda crianças pode parecer uma justificativa para maquiar a completa falta de percepção de si mesmo, de seu próprio corpo, de seu próprio eu. Como sabemos, a mãe (ou o irmão mais velho, que, como a mãe, consegue distinguir qual é qual), tem um papel fundamental no auxílio aos gêmeos no sentido de ajudá-los a se perceberem, de ajudar cada um a conhecer a si mesmo e, a partir disso, perceberem quem cada um é, em sua subjetividade.

o fato ocorre pelo habito de estarem sempre juntos sem tem a percepção de suas identidades ,cabe a mãe começar a explicar que são irmãos gêmeos e certamente terão momentos um sem o outro

O irmão que ficou só não compreendeu que agora ele está sozinho. Sempre está a olhar para o espelho e ficar se imaginando. O espelho é apenas uma imagem mas que não é o real.

O Irmão que ficou em casa doente ainda nao se reconhece no espelho e com isso acha que é o irmão refletindo naquela imagem. Isso o causa angustia pois nao ve a reação do irmão e sim a sua propria imagem refletida no espelho.

A imagem Eu dele no espelho tambem reperesentava  o Eu do irmao, nao  havia a perscepcao de diferenca entre eles na imagem material simbolica.

PreviousPage 381 of 433Next