Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 381 of 381

Freud utiliza o termo "Vorstellung" que pode ser traduzido como representação, ideia ou imagem mental. Essas representações são as unidades básicas do pensamento e da memória. O registro do Imaginário é o domínio das imagens, das identificações e das relações. Foi o que vi dentro desse contexto.

Na cosmo visão do gêmeo sua ligação era tão intensa com seu irmão que mesmo ele não estando lá as lembranças e formas de agir aínda estavam arraigadas no seu eu; dessa forma o ser humano sempre tenta negar o fato de está só.

Ele se reconhece na imagem do irmão. Sua identidade ainda não está definida de forma independente, então há uma projeção da representação da imagem do irmão e a emoção que está relacionada a ela. Ele traz o incômodo de que o irmão não gosta de brincar com o animal assim como ele.

A imagem representativa no espelho aponta para a figura do outro em quem está sendo construído o eu desta criança. A fala sobre o cachorro reflete o incômodo acerca do irmão (seu eu ideal) não realizar a ação de prazer que seria brincar ou gostar de cachorro.

Em virtude do que estamos estudando nessa unidade entendemos que o irmão gêmeo que ficou em casa ainda não consegue distinguir os limites e contornos do seu próprio corpo, ou seja ele ainda não passou pelo estádio do espelho, em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro e em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do próprio corpo. Por ainda não haver essa distinção acontece o estado de confusão da criança.

O fato da mãe nos os diferenciar a si mesmo, faz com que eles se sintam uma pessoa só, então eles se veem como espelho um para o outro.

Levando em conta a teoria do estádio do espelho, a criança vê seu irmão do mesmo jeito que se vê, já que os dois são gêmeos, ao ver no espelho sua imagem refletida, ele tem certeza de que é seu irmão, porque ele ainda não tem a construção do EU, ele ainda necessita de amparo.

A meu ver, o irmão doente não consegue distinguir o seu irmão de si mesmo. O fato de serem gêmeos univitelinos e ainda crianças pode parecer uma justificativa para maquiar a completa falta de percepção de si mesmo, de seu próprio corpo, de seu próprio eu. Como sabemos, a mãe (ou o irmão mais velho, que, como a mãe, consegue distinguir qual é qual), tem um papel fundamental no auxílio aos gêmeos no sentido de ajudá-los a se perceberem, de ajudar cada um a conhecer a si mesmo e, a partir disso, perceberem quem cada um é, em sua subjetividade.

o fato ocorre pelo habito de estarem sempre juntos sem tem a percepção de suas identidades ,cabe a mãe começar a explicar que são irmãos gêmeos e certamente terão momentos um sem o outro

O irmão que ficou só não compreendeu que agora ele está sozinho. Sempre está a olhar para o espelho e ficar se imaginando. O espelho é apenas uma imagem mas que não é o real.

PreviousPage 381 of 381