Desafio - Módulo II
Citação de Lucas dos Santos Vieira em abril 1, 2025, 5:03 pmEssa história ilustra de maneira emocionante como as crianças constroem sua identidade e o impacto profundo que a presença de um irmão gêmeo pode ter nesse processo.
Os dois meninos sempre estiveram juntos, compartilhando cada momento da vida, a ponto de serem praticamente inseparáveis. Mas, naquele dia, pela primeira vez, um deles ficou sozinho. O outro foi para a escola, enquanto ele, doente, teve que ficar em casa. Para um adulto, pode parecer algo simples, mas para uma criança que nunca experimentou a separação, esse momento pode ser assustador.
Quando a mãe escuta os murmúrios aflitos do filho e o vê suplicando para a própria imagem no espelho, ela percebe a profundidade da angústia dele. Ele não está apenas chamando pelo irmão – ele está tentando encontrar a si mesmo. Durante toda a sua curta vida, ele se enxergou sempre ao lado do outro, como se fossem um só. Agora, diante da ausência do irmão, ele se sente perdido, incompleto.
Ao entrar no quarto e abraçar o filho, a mãe se torna um porto seguro. No colo dela, ele pode expressar sua dor e tentar entender o que está sentindo. "O X não quer brincar de cavalo", diz ele, talvez sem entender direito por que aquilo o machuca tanto. Mas, no fundo, sua tristeza não é apenas pela falta de um parceiro de brincadeira – é porque, pela primeira vez, ele precisa se enxergar como um indivíduo, separado do irmão.
Esse momento pode ser um pequeno passo na construção da identidade do menino. Com o tempo, ele aprenderá que, mesmo sem estar ao lado do irmão o tempo todo, ele continua sendo ele mesmo. E que sua individualidade não precisa ser uma perda, mas sim uma nova forma de se descobrir no mundo. Lucas dos Santos Vieira
Essa história ilustra de maneira emocionante como as crianças constroem sua identidade e o impacto profundo que a presença de um irmão gêmeo pode ter nesse processo.
Os dois meninos sempre estiveram juntos, compartilhando cada momento da vida, a ponto de serem praticamente inseparáveis. Mas, naquele dia, pela primeira vez, um deles ficou sozinho. O outro foi para a escola, enquanto ele, doente, teve que ficar em casa. Para um adulto, pode parecer algo simples, mas para uma criança que nunca experimentou a separação, esse momento pode ser assustador.
Quando a mãe escuta os murmúrios aflitos do filho e o vê suplicando para a própria imagem no espelho, ela percebe a profundidade da angústia dele. Ele não está apenas chamando pelo irmão – ele está tentando encontrar a si mesmo. Durante toda a sua curta vida, ele se enxergou sempre ao lado do outro, como se fossem um só. Agora, diante da ausência do irmão, ele se sente perdido, incompleto.
Ao entrar no quarto e abraçar o filho, a mãe se torna um porto seguro. No colo dela, ele pode expressar sua dor e tentar entender o que está sentindo. "O X não quer brincar de cavalo", diz ele, talvez sem entender direito por que aquilo o machuca tanto. Mas, no fundo, sua tristeza não é apenas pela falta de um parceiro de brincadeira – é porque, pela primeira vez, ele precisa se enxergar como um indivíduo, separado do irmão.
Esse momento pode ser um pequeno passo na construção da identidade do menino. Com o tempo, ele aprenderá que, mesmo sem estar ao lado do irmão o tempo todo, ele continua sendo ele mesmo. E que sua individualidade não precisa ser uma perda, mas sim uma nova forma de se descobrir no mundo. Lucas dos Santos Vieira
Citação de Luciana De Azevedo em abril 1, 2025, 8:33 pmO irmão se vendo no espelho e tendo vivido todos os dias incluindo período intrauterino com o outro gêmeo se viu como que ainda interagindo com seu irmão. Pelo espelho ele identificou comportamentos e semelhanças completas com seu irmão.
O irmão se vendo no espelho e tendo vivido todos os dias incluindo período intrauterino com o outro gêmeo se viu como que ainda interagindo com seu irmão. Pelo espelho ele identificou comportamentos e semelhanças completas com seu irmão.
Citação de Luciano Rocha da Silva em abril 1, 2025, 10:47 pmNesse caso específico, me parece, o menino que ficou em casa não percebeu que a imagem do espelho era o seu reflexo, mas sim o de seu irmão. A questão que se impõe é que o menino não conseguiu perceber a sua diferença em relação ao irmão.
Outro fato a ser destacado é a ausência do irmão causou, o que também pode ter desencadeado a necessidade de projetar na própria imagem a do irmão, para preencher o vazio que sentiu sem ter a companhia do irmão.
Nesse caso específico, me parece, o menino que ficou em casa não percebeu que a imagem do espelho era o seu reflexo, mas sim o de seu irmão. A questão que se impõe é que o menino não conseguiu perceber a sua diferença em relação ao irmão.
Outro fato a ser destacado é a ausência do irmão causou, o que também pode ter desencadeado a necessidade de projetar na própria imagem a do irmão, para preencher o vazio que sentiu sem ter a companhia do irmão.
Citação de Anderson Batista em abril 2, 2025, 12:35 pmNesta imagem vejo que, mesmo sendo Gêmeos biologicamente idênticos cada um tem sua própria indentidade (seus gostos já definidos .
Que não é porque são gêmeos que vão gostar das mesmas coisas fazer as mesmas coisas.
É o seu eu já se definindo em si
Nesta imagem vejo que, mesmo sendo Gêmeos biologicamente idênticos cada um tem sua própria indentidade (seus gostos já definidos .
Que não é porque são gêmeos que vão gostar das mesmas coisas fazer as mesmas coisas.
É o seu eu já se definindo em si
Citação de Virginia Reinaldi em abril 2, 2025, 5:27 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Os estudos feitos nesta unidade me levam à seguinte conclusão: o irmão Y que ficou em casa enxergava no seu irmão X que fora para a escola o seu próprio reconhecimento. Seu Eu estava atrelado à imagem do "espelho" que via de si mesmo no outro. Y não possuía, ainda, a capacidade de se diferenciar de seu irmão X.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Os estudos feitos nesta unidade me levam à seguinte conclusão: o irmão Y que ficou em casa enxergava no seu irmão X que fora para a escola o seu próprio reconhecimento. Seu Eu estava atrelado à imagem do "espelho" que via de si mesmo no outro. Y não possuía, ainda, a capacidade de se diferenciar de seu irmão X.
Citação de Suellen Camargo em abril 2, 2025, 5:45 pmAo se olhar no espelho, o irmão vê a imagem de seu gêmeo refletindo, pois estão muito ligados emocionalmente, interferindo assim na sua individualidade, seria necessário explicar que eles são pessoas diferentes, mesmo tendo a mesma aparência, diferente nos gostos, desejos, emoções.
Ao se olhar no espelho, o irmão vê a imagem de seu gêmeo refletindo, pois estão muito ligados emocionalmente, interferindo assim na sua individualidade, seria necessário explicar que eles são pessoas diferentes, mesmo tendo a mesma aparência, diferente nos gostos, desejos, emoções.
Citação de Gustavo Eilers Penha em abril 2, 2025, 8:11 pmExplicaria sobre projeção, espelho e extensão do corpo. Mostraria que seu irmão não está em casa e junto comigo ficaria de frente para o espelho para ele ver como seria sua compreensão da realidade
Explicaria sobre projeção, espelho e extensão do corpo. Mostraria que seu irmão não está em casa e junto comigo ficaria de frente para o espelho para ele ver como seria sua compreensão da realidade