Desafio - Módulo II
Citação de Helma Pereira de Carvalho Silva em março 26, 2025, 4:33 pmO gêmeo pode funcionar como um espelho constante para o outro, reforçando a sensação de semelhança e dificultando a percepção das diferenças individuais. A busca por uma imagem pessoal autêntica pode ser obscurecida pela identificação mútua e pela dificuldade em se diferenciar do outro.
O gêmeo pode funcionar como um espelho constante para o outro, reforçando a sensação de semelhança e dificultando a percepção das diferenças individuais. A busca por uma imagem pessoal autêntica pode ser obscurecida pela identificação mútua e pela dificuldade em se diferenciar do outro.
Citação de grazielle.almeida em março 26, 2025, 9:03 pmO menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo seu irmão, pois seu inconsciente sabe que possuem a mesma imagem e fica triste por pensar que seu irmão o ignorou.
O menino reconhece seu reflexo no espelho como sendo seu irmão, pois seu inconsciente sabe que possuem a mesma imagem e fica triste por pensar que seu irmão o ignorou.
Citação de Arivaldo Leandro em março 26, 2025, 10:31 pmTanto a imagem quanto a constituição do eu são formadas por um processo contínuo de interação de experiências que a criança vivência. Portanto, uma hipótese, seria a interrupção abrupta dessas experiências ter levado o menino a construir uma imagem que o satisfizesse na falta, na ausência do irmão.
Tanto a imagem quanto a constituição do eu são formadas por um processo contínuo de interação de experiências que a criança vivência. Portanto, uma hipótese, seria a interrupção abrupta dessas experiências ter levado o menino a construir uma imagem que o satisfizesse na falta, na ausência do irmão.
Citação de Leandro.fraga30 em março 27, 2025, 1:34 amNo meu entendimento ambos por não terem a dimensão de existência de si no mundo acabam se completando como si/outro na simples presença do si/outro.
Tendo o espelho como desfecho/"realidade" para validar seu próprio desamparo.
No meu entendimento ambos por não terem a dimensão de existência de si no mundo acabam se completando como si/outro na simples presença do si/outro.
Tendo o espelho como desfecho/"realidade" para validar seu próprio desamparo.
Citação de Arivaldo Leandro em março 27, 2025, 9:55 pmConsiderando a construção do eu como processo contínuo de interação, podemos, hipoteticamente, avaliar que a separação dos irmãos pode ter provocado um trauma momentâneo e, por isso mesmo, levado a criança a procurar uma outra referência do irmão em sua própria imagem.
Considerando a construção do eu como processo contínuo de interação, podemos, hipoteticamente, avaliar que a separação dos irmãos pode ter provocado um trauma momentâneo e, por isso mesmo, levado a criança a procurar uma outra referência do irmão em sua própria imagem.
Citação de JULIO SOARES em março 28, 2025, 11:48 pmA convivência estabelecida entre os irmãos e a mãe, indica uma pré-disposição de afinidades implantadas pelo o ser humano quanto as suas necessidades afetivas. A partir do momento que se acostuma em detrimento das memórias afetivas podemos nos comportar, até sem mesmo percebermos, de maneira no qual o nosso eu transfere nossos necessidades para o outro. Quando o irmão está ausente, o outro que ficou em casa, busca na sua inconsciência a sua presença e a necessidade, já embutida na sua psique, a ideia de que a mãe e a sua imagem, venham solucionar aquilo que ele quer como desejo.
A convivência estabelecida entre os irmãos e a mãe, indica uma pré-disposição de afinidades implantadas pelo o ser humano quanto as suas necessidades afetivas. A partir do momento que se acostuma em detrimento das memórias afetivas podemos nos comportar, até sem mesmo percebermos, de maneira no qual o nosso eu transfere nossos necessidades para o outro. Quando o irmão está ausente, o outro que ficou em casa, busca na sua inconsciência a sua presença e a necessidade, já embutida na sua psique, a ideia de que a mãe e a sua imagem, venham solucionar aquilo que ele quer como desejo.
Citação de Cleo Cantil de Araujo em março 29, 2025, 7:50 pmA situação mostrada se refere a não identificação do eu em um dos gêmeos ao se ver no espelho e se frustrar, por acreditar que aquele reflexo era seu irmão que não estava correspondendo ao seu pedido de subir no cavalinho de brinquedo.
A situação mostrada se refere a não identificação do eu em um dos gêmeos ao se ver no espelho e se frustrar, por acreditar que aquele reflexo era seu irmão que não estava correspondendo ao seu pedido de subir no cavalinho de brinquedo.
Citação de Maria Isabel Giusti em março 30, 2025, 8:38 pmhouve alguma falha no estádio de espelho, pois o garoto não se reconhece como sujeito, Seu eu não está definido para ele. Ele só reconhece a imagem do irmão, mas reconhece sua auto-imagem.
houve alguma falha no estádio de espelho, pois o garoto não se reconhece como sujeito, Seu eu não está definido para ele. Ele só reconhece a imagem do irmão, mas reconhece sua auto-imagem.
Citação de Josefa Cavalcante em março 31, 2025, 4:55 pmEm relação a esta situação, entende-se que o irmão busca se ver ao espelho, tentando sentir a presença do irmão, onde o mesmo se encontra na fase de construção, não se encontra pronto para seguir sozinho, (dependência).
Em relação a esta situação, entende-se que o irmão busca se ver ao espelho, tentando sentir a presença do irmão, onde o mesmo se encontra na fase de construção, não se encontra pronto para seguir sozinho, (dependência).
Citação de Agatha Moreira Rodrigues Tenório em abril 1, 2025, 1:59 pmA criança não teve percepção da própria imagem no espelho.
A criança não teve percepção da própria imagem no espelho.