Desafio - Módulo II
Citação de Francisco Antônio cruz de Souza em março 24, 2025, 1:31 ampodemos, perceber , que isso só acontece após um um ficar separado do outo , pois enquanto estavam juntos ainda não tinha o corrido esse estágio do espelho . visto que ambos eram idêntico e foi por isso que o seu irmão achava que era o seu próprio irmão que ele estava vendo no espelho; visto que eram gêmeos. É nesse momento que vem a tona a realidade do eu quem estava lá não era seu irmão ,mas sim ele próprio . então o outro que faz o eu ser constituir é quando eu olho para o outro que eu percebo quem só eu.
podemos, perceber , que isso só acontece após um um ficar separado do outo , pois enquanto estavam juntos ainda não tinha o corrido esse estágio do espelho . visto que ambos eram idêntico e foi por isso que o seu irmão achava que era o seu próprio irmão que ele estava vendo no espelho; visto que eram gêmeos. É nesse momento que vem a tona a realidade do eu quem estava lá não era seu irmão ,mas sim ele próprio . então o outro que faz o eu ser constituir é quando eu olho para o outro que eu percebo quem só eu.
Citação de Laura Argôlo Caldas Sampaio em março 24, 2025, 8:19 amPelo que eu entendi, a criança não consegue reconhecer a si mesma e se ver como uma entidade separada. Ele pode também ter sentido angústia e solidão justamente pelo afastamento do irmão, tendo uma sensação de tristeza, como se estivesse perdendo uma parte de si mesmo. Talvez não se reconheça sozinho e não se sinta um todo sem a presença do irmão. Ele buscou reconhecimento quando correu pros braços da mãe.
É possível que ambas as crianças se enxerguem como uma unidade, e afastados, acabam se sentindo confusos emocionalmente... o que leva a desejarem buscar o conforto materno.
Pelo que eu entendi, a criança não consegue reconhecer a si mesma e se ver como uma entidade separada. Ele pode também ter sentido angústia e solidão justamente pelo afastamento do irmão, tendo uma sensação de tristeza, como se estivesse perdendo uma parte de si mesmo. Talvez não se reconheça sozinho e não se sinta um todo sem a presença do irmão. Ele buscou reconhecimento quando correu pros braços da mãe.
É possível que ambas as crianças se enxerguem como uma unidade, e afastados, acabam se sentindo confusos emocionalmente... o que leva a desejarem buscar o conforto materno.
Citação de Gabriel081195 em março 24, 2025, 12:04 pmEu
Eu concordo com o que os outros estão dizendo. Os dois irmãos gêmeos possuem uma conexão emocional muito forte. Por isso, quando um deles ficou resfriado e teve que ficar sozinho, ele se olhou no espelho e disse que seu reflexo não queria brincar sozinho. Isso reflete não apenas o vínculo especial entre os irmãos, mas também como, em nossas relações interpessoais, muitas vezes buscamos no outro aquilo que sentimos faltar em nós mesmos.
Eu
Eu concordo com o que os outros estão dizendo. Os dois irmãos gêmeos possuem uma conexão emocional muito forte. Por isso, quando um deles ficou resfriado e teve que ficar sozinho, ele se olhou no espelho e disse que seu reflexo não queria brincar sozinho. Isso reflete não apenas o vínculo especial entre os irmãos, mas também como, em nossas relações interpessoais, muitas vezes buscamos no outro aquilo que sentimos faltar em nós mesmos.
Citação de Anna Carolina Da Silva em março 24, 2025, 1:45 pmele não se reconheceu como o prorpio reflexo no espelho e sim como se fosse o irmão.. com isso ele começa a questionar o porque do irmão não querer brincar..
ele não se reconheceu como o prorpio reflexo no espelho e sim como se fosse o irmão.. com isso ele começa a questionar o porque do irmão não querer brincar..
Citação de Maria Lucia stos em março 24, 2025, 5:04 pmEm observação com os 2 irmãos gêmeos,é que enquanto um brinca sorrindo com o cachorro,o outro se mantém sério olhando.
Ele sente o mesmo sentimento do irmão
Em observação com os 2 irmãos gêmeos,é que enquanto um brinca sorrindo com o cachorro,o outro se mantém sério olhando.
Ele sente o mesmo sentimento do irmão
Citação de Marcio Junio Quirino dos Santos em março 24, 2025, 8:59 pmele não teve o entendimento que era a sua própria imagem
ele não teve o entendimento que era a sua própria imagem
Citação de Fernanda Marques Rodrigues em março 25, 2025, 12:19 amimagem do corpo não é apenas um reflexo visual, mas um processo psíquico influenciado pelas relações interpessoais. Como o irmão doente está acostumado a estar sempre junto do outro, sua identidade está profundamente ligada à presença do gêmeo.
imagem do corpo não é apenas um reflexo visual, mas um processo psíquico influenciado pelas relações interpessoais. Como o irmão doente está acostumado a estar sempre junto do outro, sua identidade está profundamente ligada à presença do gêmeo.
Citação de alvanaidemartins@gmail.com em março 25, 2025, 12:46 amPara Freud, essa confusão entre a própria imagem e a do irmão gêmeo pode estar relacionada a uma fase precoce do desenvolvimento psíquico, onde o eu ainda está se estruturando e não há uma clara diferenciação entre o self e o outro.
Para Lacan, o estádio do espelho é um momento do desenvolvimento infantil, no qual a criança, ao ver sua imagem refletida, começa a construir sua identidade. É um processo essencial para a formação do eu. No caso dos gêmeos, a criança tem um duplo real na vida cotidiana. Isso pode dificultar a diferenciação entre identidade própria e identidade do outro.
O ato de convidar o reflexo para brincar sugere que ele ainda não consolidou totalmente a distinção entre imagem refletida e pessoa real, reforçado pelo fato de que seu irmão existe como um outro quase idêntico no mundo externo.
Para Freud, essa confusão entre a própria imagem e a do irmão gêmeo pode estar relacionada a uma fase precoce do desenvolvimento psíquico, onde o eu ainda está se estruturando e não há uma clara diferenciação entre o self e o outro.
Para Lacan, o estádio do espelho é um momento do desenvolvimento infantil, no qual a criança, ao ver sua imagem refletida, começa a construir sua identidade. É um processo essencial para a formação do eu. No caso dos gêmeos, a criança tem um duplo real na vida cotidiana. Isso pode dificultar a diferenciação entre identidade própria e identidade do outro.
O ato de convidar o reflexo para brincar sugere que ele ainda não consolidou totalmente a distinção entre imagem refletida e pessoa real, reforçado pelo fato de que seu irmão existe como um outro quase idêntico no mundo externo.
Citação de Amanda Martins em março 25, 2025, 3:24 pmPor ser apenas uma criança e, provavelmente, não ter tido contato ainda com sua imagem física, ao se deparar com o espelho, imaginou que de fato era seu irmão que estava ali.
Por ser apenas uma criança e, provavelmente, não ter tido contato ainda com sua imagem física, ao se deparar com o espelho, imaginou que de fato era seu irmão que estava ali.
Citação de Helma Pereira de Carvalho Silva em março 26, 2025, 4:32 pmA constituição da imagem pessoal na teoria psicanalítica é um processo complexo e multifacetado, que envolve a interação de fatores internos e externos. No caso de gêmeos, essa dinâmica pode ser ainda mais desafiadora, exigindo uma atenção especial para promover a individualidade e a autonomia de cada um.
A constituição da imagem pessoal na teoria psicanalítica é um processo complexo e multifacetado, que envolve a interação de fatores internos e externos. No caso de gêmeos, essa dinâmica pode ser ainda mais desafiadora, exigindo uma atenção especial para promover a individualidade e a autonomia de cada um.