Desafio - Módulo II
Citação de Shaul Hans em março 17, 2025, 8:59 pmLevando em consideração que o "irmão gêmeo" aqui pode se tratar do "EU" interior de cada pessoa, ou mesmo do paciente em tratamento, podemos entender como o clamor interno do "EU" interior, que busca auxílio (pode-se entender também, como um "grito de socorro") para sua convivência social. É comum que muitos pacientes quando não obtém ajuda a este clamor interno, acabam por entrar em depressão, desencadeando assim doenças psicossomáticas — no que pode haver manifestações físicas e mental.
Levando em consideração que o "irmão gêmeo" aqui pode se tratar do "EU" interior de cada pessoa, ou mesmo do paciente em tratamento, podemos entender como o clamor interno do "EU" interior, que busca auxílio (pode-se entender também, como um "grito de socorro") para sua convivência social. É comum que muitos pacientes quando não obtém ajuda a este clamor interno, acabam por entrar em depressão, desencadeando assim doenças psicossomáticas — no que pode haver manifestações físicas e mental.
Citação de Fabiana De Souza Navas em março 18, 2025, 4:48 pmO irmão que ficou em casa, olha no espelho e vê como se fosse o outro irmão, pois , está tão acostumado com a presença que se sente perdido sem o outro irmão, afinal ficaram juntos uma gestação inteira e essa seria a primeira vez que se separavam. Usou o espelho como uma segurança, como um conforto para substituir a ausência do irmão
O irmão que ficou em casa, olha no espelho e vê como se fosse o outro irmão, pois , está tão acostumado com a presença que se sente perdido sem o outro irmão, afinal ficaram juntos uma gestação inteira e essa seria a primeira vez que se separavam. Usou o espelho como uma segurança, como um conforto para substituir a ausência do irmão
Citação de Luciana De Azevedo em março 18, 2025, 8:52 pmPor estarem sempre muito conectados um ao outro desde o ventre e essa interação com o outro gêmeo no ambiente deu a percepção do menino em casa de que ambos eram talvez um só, um a extensão do outro.
Por estarem sempre muito conectados um ao outro desde o ventre e essa interação com o outro gêmeo no ambiente deu a percepção do menino em casa de que ambos eram talvez um só, um a extensão do outro.
Citação de Israel Andrade Leite em março 18, 2025, 9:00 pmVamos chamar de "X" o irmão que ficou em casa, e "Y" o irmão que foi pra escola. Na minha percepção, o ocorrido foi que X não estava conseguindo diferenciar-se de Y. Então, ao ver seu reflexo, não foi demonstrada uma concatenação completa de sua autorrealização do eu, por ter um companheiro com a aparência exatamente igual a dele o levou a presumir que X = Y.
Vamos chamar de "X" o irmão que ficou em casa, e "Y" o irmão que foi pra escola. Na minha percepção, o ocorrido foi que X não estava conseguindo diferenciar-se de Y. Então, ao ver seu reflexo, não foi demonstrada uma concatenação completa de sua autorrealização do eu, por ter um companheiro com a aparência exatamente igual a dele o levou a presumir que X = Y.
Citação de Cláudia da Rocha em março 19, 2025, 12:48 amO estádio do espelho é uma metáfora psicanalítica de Lacan onde a criança reconhece sua imagem como "eu" pela primeira vez. É normal que de início ao se deparar com a imagem refletida ela se confunda com a imagem de outra criança, mas conforme vai fazendo movimentos se reconhece, nesse caso, o menino, ao que parece, com base no texto :x(irmão) não quer brincar, ele realmente não se percebeu, a mãe deveria ter estimulado
O estádio do espelho é uma metáfora psicanalítica de Lacan onde a criança reconhece sua imagem como "eu" pela primeira vez. É normal que de início ao se deparar com a imagem refletida ela se confunda com a imagem de outra criança, mas conforme vai fazendo movimentos se reconhece, nesse caso, o menino, ao que parece, com base no texto :x(irmão) não quer brincar, ele realmente não se percebeu, a mãe deveria ter estimulado
Citação de Rejane da Silva Lima de Oliveira em março 22, 2025, 12:04 amO que observei no contexto histórico dos irmão que são bem novos e acaba por se confundir ou seja ver em seu irmão sua imagem refletida ao espelho,
com tudo houve um despertamento para a mãe dos gêmeos sobre essa situação confusa acredito que
deste episódio em diante ela conduzira com pontos diferente demostrando para os gêmeos que são dois irmãos.
O que observei no contexto histórico dos irmão que são bem novos e acaba por se confundir ou seja ver em seu irmão sua imagem refletida ao espelho,
com tudo houve um despertamento para a mãe dos gêmeos sobre essa situação confusa acredito que
deste episódio em diante ela conduzira com pontos diferente demostrando para os gêmeos que são dois irmãos.
Citação de Fabiana de oliveira santos em março 22, 2025, 10:15 pmLevando em conta que é o próprio imagem sendo reproduzida atraves do espelho entendi que o que vendo o irmão brincar com o cachorro e sorrir seria o que de fato ele queria fazer e por não se sentir integrado no seu seio familiar é como se fosse um olhar da janela
Levando em conta que é o próprio imagem sendo reproduzida atraves do espelho entendi que o que vendo o irmão brincar com o cachorro e sorrir seria o que de fato ele queria fazer e por não se sentir integrado no seu seio familiar é como se fosse um olhar da janela
Citação de João Vitor da Silva Rocha em março 23, 2025, 3:31 amNo caso dos gêmeos, como o estádio do espelho é a fase de constituição do eu, e o corpo é primordial para a constituição do sujeito no mundo subjetivo, e já que o sentido de maior importância para a constituição do eu é a visão, quando eles se entre olham, enxergam a mesma imagem, e entendem que estão vendo o outro. Quando o gêmeo que estava em casa doente se olhou no espelho, não viu a si próprio, mas sim a seu irmão. Está conexão chega a trabalhar seus interesses pessoais em conjunto, como por exemplo o gostar de brincar de cavalinho, pois são dois eus gêmeos.
No caso dos gêmeos, como o estádio do espelho é a fase de constituição do eu, e o corpo é primordial para a constituição do sujeito no mundo subjetivo, e já que o sentido de maior importância para a constituição do eu é a visão, quando eles se entre olham, enxergam a mesma imagem, e entendem que estão vendo o outro. Quando o gêmeo que estava em casa doente se olhou no espelho, não viu a si próprio, mas sim a seu irmão. Está conexão chega a trabalhar seus interesses pessoais em conjunto, como por exemplo o gostar de brincar de cavalinho, pois são dois eus gêmeos.
Citação de SILVANO BARBOSA TRINDADE em março 23, 2025, 12:41 pmEm um breve resumo. A conexão entre os dois irmãos se dá devido ao compartilhamento do mesmo DNA. Com o irmão doente, o outro buscou seu irmão pelo reflexo do espelho. O que não o deixou frustrado por não ter recebido o que esperava.
Em um breve resumo. A conexão entre os dois irmãos se dá devido ao compartilhamento do mesmo DNA. Com o irmão doente, o outro buscou seu irmão pelo reflexo do espelho. O que não o deixou frustrado por não ter recebido o que esperava.
Citação de Leandro Correa da Cruz em março 23, 2025, 3:48 pmNesta situação, observamos que, desde o nascimento, o sujeito convive com uma figura constante: seu irmão gêmeo. Essa presença contínua faz com que ele esteja familiarizado com a imagem do irmão, o que pode gerar uma identificação muito forte entre ambos. Durante o Estágio do Espelho, ao olhar seu reflexo, ele pode experimentar uma certa confusão ou estranheza, questionando se aquela imagem é dele ou do irmão. No entanto, para validar sua percepção, ele necessita do olhar e reconhecimento do Outro (pais ou cuidadores), que lhe confirma sua própria identidade. Assim, mesmo diante da semelhança física, ele aprende a associar aquela imagem refletida como sendo sua, ainda que marcada pela forte identificação com o irmão.
Nesta situação, observamos que, desde o nascimento, o sujeito convive com uma figura constante: seu irmão gêmeo. Essa presença contínua faz com que ele esteja familiarizado com a imagem do irmão, o que pode gerar uma identificação muito forte entre ambos. Durante o Estágio do Espelho, ao olhar seu reflexo, ele pode experimentar uma certa confusão ou estranheza, questionando se aquela imagem é dele ou do irmão. No entanto, para validar sua percepção, ele necessita do olhar e reconhecimento do Outro (pais ou cuidadores), que lhe confirma sua própria identidade. Assim, mesmo diante da semelhança física, ele aprende a associar aquela imagem refletida como sendo sua, ainda que marcada pela forte identificação com o irmão.