Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 375 of 407Next

O primeiro é  ter o entendimento de quem acolhe a criança e têm a responsabilidade de ajuda-lo a ver o mundo . As crianças não veem no espelho o seu eu, ainda não tem o entendimento de quem está no espelho é ele com o seu eu, nesse estágio a criança não tem o ID ou o superego desenvolvido.

Essa primeira fase do desenvolvimento  a criança está em construção de sua personalidade, então,  o outro para essa criança é igual a ele.

Como todo irmão irá depender daqueles que os envolvem, os espelhos que estão falando sobre suas imagens.

O irmão gêmeo que ficou em casa ao olhar no espelho identifica a imagem como sendo o seu irmão é não ele mesmo, isso se dá devido ao fato da imagem do espelho não corresponder completamente a experiência interna da criança. Esse conceito é central na teoria Lacaniana do sujeito, onde mostra o ''eu'' sendo construído a partir do olhar do olhar e da linguagem do outro

A imagem do espelho na cabeça do irmão neste caso específico, desejou que em sua mente que o irmão estivesse ao seu lado como sempre esteve.

A situação dos gêmeos, mostra que o que ficou em casa doente, ao ver-se no espelho, achou que fosse o irmão, não teve condições de entender que era a sua imagem e neste momento não teve ninguém para confirmar, para reconhecê-lo e assim ele pudesse identificar-se como sujeito. A mãe no lugar de dar esse reconhecimento, afirma: o seu irmão X não quer brincar de cavalo, em lugar de confirmar ao filho que a imagem era dele, e desse modo, dar ao filho a capacidade de estabelecer a diferenciação do eu (ele) e do outro (o irmão gêmeo).

A criança ainda não tem a percepção de que sua imagem no espelho apenas reflete a si mesmo e que não se trata de seu irmão. A mãe, por sua vez, é o outro, que deveria lembrá-lo de que a imagem no espelho não é o irmão, mas o próprio menino.

O Estádio do Espelho é um conceito introduzido pelo psicanalista francês Jacques Lacan para descrever uma fase crucial no desenvolvimento infantil. Essa fase ocorre quando a criança, ao se ver refletida no espelho, começa a reconhecer sua própria imagem como um todo unificado. Antes desse estágio, a criança percebe seu corpo de forma fragmentada e descoordenada. Ao identificar-se com a imagem refletida, ela antecipa uma unidade corporal que ainda não possui completamente, o que gera uma sensação de júbilo. ciEsse reconhecimento é fundamental para a formação do "eu" e marca o início da construção da identidade própria da criança.

Essa criança da ilustração estava  no meio desse processo.

A crianca está no processo de formação do Eu ainda se elaborando como ser individualizado. 

A questão dos irmãos gêmeos na psicanálise, especialmente quando falamos do estádio do espelho, é realmente fascinante e cheia de nuances. Vamos explorar como a teoria psicanalítica pode nos ajudar a entender essa situação:

O Estádio do Espelho e a Identidade:
* O estádio do espelho, que foi proposto por Jacques Lacan, descreve um momento crucial no desenvolvimento infantil. É quando a criança se reconhece em um reflexo (seja ele literal ou figurativo) e começa a formar uma imagem de si mesma.
* Esse processo é essencial para a formação do "eu", pois permite que a criança se distinga do outro e se veja como um indivíduo à parte.

Gêmeos e o Desafio da Diferenciação:
* Gêmeos, especialmente os idênticos, trazem um desafio único para esse processo de diferenciação.
* A semelhança física extrema pode dificultar a distinção entre o "eu" e o "outro", resultando em uma relação de identificação muito intensa.
* Isso pode criar uma confusão na construção da identidade individual, com cada gêmeo lutando para se destacar e afirmar sua própria singularidade.

Implicações Psicanalíticas:
* A relação entre gêmeos pode ser marcada por uma identificação intensa, rivalidade e a busca por diferenciação.
* A dinâmica do estádio do espelho pode se repetir continuamente entre eles, com cada um atuando como um espelho para o outro.
* A necessidade de se diferenciar pode levar a comportamentos de oposição ou à busca por características individuais distintas.

Considerações Adicionais:
* É importante lembrar que cada par de gêmeos é único, e a dinâmica entre eles pode variar bastante.
* Fatores como o ambiente familiar, as experiências pessoais e a maneira como os pais lidam com a individualidade de cada gêmeo podem influenciar a formação da identidade.
* A psicanálise aplicada a gêmeos ainda é um campo de estudo que carece de informações mais aprofundadas.

Em resumo, a psicanálise nos oferece uma estrutura teórica para entender como a semelhança e a diferença se entrelaçam na vida dos gêmeos.

O irmão que ficou em casa, saudável, apesar de enxergar o seu reflexo, ainda não reconhece a própria imagem. Isso caracteriza, claramente, que embora haja reconhecimento do esquema corporal, há em contrapartida a não percepção do próprio eu e imagem do corpo e, consequentemente, da sua personalidade e indivíduo.

PreviousPage 375 of 407Next