Desafio - Módulo II
Citação de Allan Santos em março 12, 2025, 8:38 pmO primeiro é ter o entendimento de quem acolhe a criança e têm a responsabilidade de ajuda-lo a ver o mundo . As crianças não veem no espelho o seu eu, ainda não tem o entendimento de quem está no espelho é ele com o seu eu, nesse estágio a criança não tem o ID ou o superego desenvolvido.
Essa primeira fase do desenvolvimento a criança está em construção de sua personalidade, então, o outro para essa criança é igual a ele.
O primeiro é ter o entendimento de quem acolhe a criança e têm a responsabilidade de ajuda-lo a ver o mundo . As crianças não veem no espelho o seu eu, ainda não tem o entendimento de quem está no espelho é ele com o seu eu, nesse estágio a criança não tem o ID ou o superego desenvolvido.
Essa primeira fase do desenvolvimento a criança está em construção de sua personalidade, então, o outro para essa criança é igual a ele.
Citação de ELIANE PASCHOAL em março 12, 2025, 9:02 pmComo todo irmão irá depender daqueles que os envolvem, os espelhos que estão falando sobre suas imagens.
Como todo irmão irá depender daqueles que os envolvem, os espelhos que estão falando sobre suas imagens.
Citação de Amanda Araujo em março 13, 2025, 7:04 pmO irmão gêmeo que ficou em casa ao olhar no espelho identifica a imagem como sendo o seu irmão é não ele mesmo, isso se dá devido ao fato da imagem do espelho não corresponder completamente a experiência interna da criança. Esse conceito é central na teoria Lacaniana do sujeito, onde mostra o ''eu'' sendo construído a partir do olhar do olhar e da linguagem do outro
O irmão gêmeo que ficou em casa ao olhar no espelho identifica a imagem como sendo o seu irmão é não ele mesmo, isso se dá devido ao fato da imagem do espelho não corresponder completamente a experiência interna da criança. Esse conceito é central na teoria Lacaniana do sujeito, onde mostra o ''eu'' sendo construído a partir do olhar do olhar e da linguagem do outro
Citação de Eduardo Barros em março 13, 2025, 7:42 pmA imagem do espelho na cabeça do irmão neste caso específico, desejou que em sua mente que o irmão estivesse ao seu lado como sempre esteve.
A imagem do espelho na cabeça do irmão neste caso específico, desejou que em sua mente que o irmão estivesse ao seu lado como sempre esteve.
Citação de Tatiana Moura em março 14, 2025, 2:15 pmA situação dos gêmeos, mostra que o que ficou em casa doente, ao ver-se no espelho, achou que fosse o irmão, não teve condições de entender que era a sua imagem e neste momento não teve ninguém para confirmar, para reconhecê-lo e assim ele pudesse identificar-se como sujeito. A mãe no lugar de dar esse reconhecimento, afirma: o seu irmão X não quer brincar de cavalo, em lugar de confirmar ao filho que a imagem era dele, e desse modo, dar ao filho a capacidade de estabelecer a diferenciação do eu (ele) e do outro (o irmão gêmeo).
A situação dos gêmeos, mostra que o que ficou em casa doente, ao ver-se no espelho, achou que fosse o irmão, não teve condições de entender que era a sua imagem e neste momento não teve ninguém para confirmar, para reconhecê-lo e assim ele pudesse identificar-se como sujeito. A mãe no lugar de dar esse reconhecimento, afirma: o seu irmão X não quer brincar de cavalo, em lugar de confirmar ao filho que a imagem era dele, e desse modo, dar ao filho a capacidade de estabelecer a diferenciação do eu (ele) e do outro (o irmão gêmeo).
Citação de Janaina Gimael em março 14, 2025, 4:58 pmA criança ainda não tem a percepção de que sua imagem no espelho apenas reflete a si mesmo e que não se trata de seu irmão. A mãe, por sua vez, é o outro, que deveria lembrá-lo de que a imagem no espelho não é o irmão, mas o próprio menino.
A criança ainda não tem a percepção de que sua imagem no espelho apenas reflete a si mesmo e que não se trata de seu irmão. A mãe, por sua vez, é o outro, que deveria lembrá-lo de que a imagem no espelho não é o irmão, mas o próprio menino.
Citação de Danubia Monteiro em março 15, 2025, 8:42 pmO Estádio do Espelho é um conceito introduzido pelo psicanalista francês Jacques Lacan para descrever uma fase crucial no desenvolvimento infantil. Essa fase ocorre quando a criança, ao se ver refletida no espelho, começa a reconhecer sua própria imagem como um todo unificado. Antes desse estágio, a criança percebe seu corpo de forma fragmentada e descoordenada. Ao identificar-se com a imagem refletida, ela antecipa uma unidade corporal que ainda não possui completamente, o que gera uma sensação de júbilo. ciEsse reconhecimento é fundamental para a formação do "eu" e marca o início da construção da identidade própria da criança.
Essa criança da ilustração estava no meio desse processo.
O Estádio do Espelho é um conceito introduzido pelo psicanalista francês Jacques Lacan para descrever uma fase crucial no desenvolvimento infantil. Essa fase ocorre quando a criança, ao se ver refletida no espelho, começa a reconhecer sua própria imagem como um todo unificado. Antes desse estágio, a criança percebe seu corpo de forma fragmentada e descoordenada. Ao identificar-se com a imagem refletida, ela antecipa uma unidade corporal que ainda não possui completamente, o que gera uma sensação de júbilo. ciEsse reconhecimento é fundamental para a formação do "eu" e marca o início da construção da identidade própria da criança.
Essa criança da ilustração estava no meio desse processo.
Citação de Danubia Monteiro em março 15, 2025, 8:54 pmA crianca está no processo de formação do Eu ainda se elaborando como ser individualizado.
A crianca está no processo de formação do Eu ainda se elaborando como ser individualizado.
Citação de Joana Darc Onorio Dantas em março 16, 2025, 8:53 pmA questão dos irmãos gêmeos na psicanálise, especialmente quando falamos do estádio do espelho, é realmente fascinante e cheia de nuances. Vamos explorar como a teoria psicanalítica pode nos ajudar a entender essa situação:
O Estádio do Espelho e a Identidade:
* O estádio do espelho, que foi proposto por Jacques Lacan, descreve um momento crucial no desenvolvimento infantil. É quando a criança se reconhece em um reflexo (seja ele literal ou figurativo) e começa a formar uma imagem de si mesma.
* Esse processo é essencial para a formação do "eu", pois permite que a criança se distinga do outro e se veja como um indivíduo à parte.Gêmeos e o Desafio da Diferenciação:
* Gêmeos, especialmente os idênticos, trazem um desafio único para esse processo de diferenciação.
* A semelhança física extrema pode dificultar a distinção entre o "eu" e o "outro", resultando em uma relação de identificação muito intensa.
* Isso pode criar uma confusão na construção da identidade individual, com cada gêmeo lutando para se destacar e afirmar sua própria singularidade.Implicações Psicanalíticas:
* A relação entre gêmeos pode ser marcada por uma identificação intensa, rivalidade e a busca por diferenciação.
* A dinâmica do estádio do espelho pode se repetir continuamente entre eles, com cada um atuando como um espelho para o outro.
* A necessidade de se diferenciar pode levar a comportamentos de oposição ou à busca por características individuais distintas.Considerações Adicionais:
* É importante lembrar que cada par de gêmeos é único, e a dinâmica entre eles pode variar bastante.
* Fatores como o ambiente familiar, as experiências pessoais e a maneira como os pais lidam com a individualidade de cada gêmeo podem influenciar a formação da identidade.
* A psicanálise aplicada a gêmeos ainda é um campo de estudo que carece de informações mais aprofundadas.Em resumo, a psicanálise nos oferece uma estrutura teórica para entender como a semelhança e a diferença se entrelaçam na vida dos gêmeos.
A questão dos irmãos gêmeos na psicanálise, especialmente quando falamos do estádio do espelho, é realmente fascinante e cheia de nuances. Vamos explorar como a teoria psicanalítica pode nos ajudar a entender essa situação:
O Estádio do Espelho e a Identidade:
* O estádio do espelho, que foi proposto por Jacques Lacan, descreve um momento crucial no desenvolvimento infantil. É quando a criança se reconhece em um reflexo (seja ele literal ou figurativo) e começa a formar uma imagem de si mesma.
* Esse processo é essencial para a formação do "eu", pois permite que a criança se distinga do outro e se veja como um indivíduo à parte.
Gêmeos e o Desafio da Diferenciação:
* Gêmeos, especialmente os idênticos, trazem um desafio único para esse processo de diferenciação.
* A semelhança física extrema pode dificultar a distinção entre o "eu" e o "outro", resultando em uma relação de identificação muito intensa.
* Isso pode criar uma confusão na construção da identidade individual, com cada gêmeo lutando para se destacar e afirmar sua própria singularidade.
Implicações Psicanalíticas:
* A relação entre gêmeos pode ser marcada por uma identificação intensa, rivalidade e a busca por diferenciação.
* A dinâmica do estádio do espelho pode se repetir continuamente entre eles, com cada um atuando como um espelho para o outro.
* A necessidade de se diferenciar pode levar a comportamentos de oposição ou à busca por características individuais distintas.
Considerações Adicionais:
* É importante lembrar que cada par de gêmeos é único, e a dinâmica entre eles pode variar bastante.
* Fatores como o ambiente familiar, as experiências pessoais e a maneira como os pais lidam com a individualidade de cada gêmeo podem influenciar a formação da identidade.
* A psicanálise aplicada a gêmeos ainda é um campo de estudo que carece de informações mais aprofundadas.
Em resumo, a psicanálise nos oferece uma estrutura teórica para entender como a semelhança e a diferença se entrelaçam na vida dos gêmeos.
Citação de Herivelton Melo em março 17, 2025, 12:37 amO irmão que ficou em casa, saudável, apesar de enxergar o seu reflexo, ainda não reconhece a própria imagem. Isso caracteriza, claramente, que embora haja reconhecimento do esquema corporal, há em contrapartida a não percepção do próprio eu e imagem do corpo e, consequentemente, da sua personalidade e indivíduo.
O irmão que ficou em casa, saudável, apesar de enxergar o seu reflexo, ainda não reconhece a própria imagem. Isso caracteriza, claramente, que embora haja reconhecimento do esquema corporal, há em contrapartida a não percepção do próprio eu e imagem do corpo e, consequentemente, da sua personalidade e indivíduo.