Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 386 of 407Next

Entendo que o menino que estava em casa, ainda não havia tido identificado o seu eu, pela sua mãe e pelo seu outro irmão, em razão disso, achou que era o seu irmão gêmeo.

Quando dois irmãos gêmeos crescem juntos, é comum que desenvolvam uma ligação muito forte, como se fossem parte um do outro. Mas, quando um deles se ausenta  por exemplo, vai para a escola enquanto o outro está doente em casa essa separação pode causar muita confusão emocional.

A criança que fica sozinha pode sentir falta tão profunda do irmão que começa a se confundir com ele. Em vez de entender que está sozinha por um motivo, ela pode tentar "substituir" o irmão brincando com sua imagem no espelho, falando consigo mesma ou fingindo que o outro ainda está presente. Aos poucos, ela pode até se perder de si mesma, trocando sua identidade pela do irmão, porque sente que não é inteira sem ele.

Essa situação mostra como a presença do outro, principalmente na infância, é importante para que a criança se reconheça e se sinta segura.

O gemeo por ainda nao constiuiu sua imagem autentica do eu como pessoa individual. Ele ainda esta na fase da crianca onde sua percecpao do eu ainda eh o sistema do esqueleto.

NA VISÃO PSICANALÍTICA E COM BASE NA IMAGEM DOS IRMÃOS GÊMEOS, PODEMOS ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO DA AUTOIMAGEM. COMEÇA A NOS DEFINIR DESDE A INFÂNCIA, EXISTE UM DESAMPARO INCONSCIENTE QUE PERMEIA NOSSA MENTE PODENDO SER VISUAL, OLFATIVA, GUSTATIVA, TÁTIL OU VISUAL, AO SE VER NO ESPELHO, A CRIANÇA FORMA A PRIMEIRA IMAGEM DE SI COMO UMA TOTALIDADE. A AUTOIMAGEM MUITAS VEZES É UM REFLEXO DO IDEAL DO EU, OU SEJA DO QUE A PESSOA GOSTARIA DE SER OU ACHA QUE DEVERIA SER , INFLUENCIADA PELA EXIGÊNCIAS EXTERNAS.

Ao se separar do irmão gêmeo-univitelino pela primeira vez, o menino, que desenvolveu além de um elo emocional com o irmão, também físico, se olha no espelho simulando seu irmão, o qual em sua cabeça, é a sua cópia. Em minha opinião, esse menino ainda não aprendeu a "dividir" a sua vida, da vida do irmão.

não ter a companhia do irmão é uma situação que ele desconhece, não sabe como seria não tê-lo, quando isso acontece, a sensação de abandono o faz buscar por algo semelhante a presença do irmão, para que um espaço aberto possa ser preenchido, por mais que sua imagem no espelho não traga uma interação real com ele, o medo do abandono faz com que apenas o reflexo o supra.

Ainda não há a percepção de sua própria imagem, ao olhar no espelho a criança identifica o irmão e não a si próprio.

Ainda não há a percepção de sua própria imagem,  a criança ao olhar seu reflexo no espelho,  reconhece o irmao.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Vejo que conversar com o espelho você reflete sua imagem. As vezes alegre, as vezes concentrado. Mas tem que conversar consigo mesmo. Sabendo que o gêmio do espelho é você.  Vejo também um ambiente bonito, colorido.

como estudado nessa unidade, vimos que o irmão é como disse no texto que foi disponibilizado pra lermos. Ele por ser uma criança e não ter ensinado o que deveria um confia e faz coisa com o outro, uma referencia deles é um com o outro, onde os pais não perceberam, como a mãe percebeu esse gesto possa ser que dali pra frente ela consiga reverter a situação, que eu caracterizaria como uma dependência emocional um do outro.

PreviousPage 386 of 407Next