Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 389 of 433Next

Ao estar acostumado a brincar sempre com o irmão, a criança ve seu reflexo no espelho e associa ao irmão, isso o faz achar que ali esta seu irmão e entra em tristeza ao perceber após muitas tentativas que o ''irmão'' que no caso seria a própria imagem nao o obedece ao dizer que quer que monte no cavalo e brinque

Por ainda se encontrar em desenvolvimento o mesmo não tem percepção de sua imagem e quando visualiza sua imagem refletida no espelho entende que ali seria seu irmão, ele não se reconhece.

A analise da imagem ilustrada mostra que mesmo que gêmeos ou seja ser humano com mesmas características fisionômicas existe diferentes características no caracter, exemplo disso podemos observar que enquanto um é extrovertido e tem a aceitação de brincar com o cachorro o outro se mostra introvertido. Isso é uma característica do descobrimento do Eu.

O menino encontra-se no estado de desamparo e quando percebe sua mão busca ser guiado evidenciando o estádio do espelho.

Ocorre o que podemos chamar de “espelhamento”. Se vê no outro a partir do comportamento real ou platônico a ponto de não saber se sou eu mesmo no comando de minha ação ou a influência do outro. Ainda no caso dos  “gêmeos” pode se entender um espelhamento ainda maior, derivado de uma simbiose e compartilhamento de genes, o que pode resultar numa única estrutura psíquica possivelmente reconhecida até então por ambos. A diferenciação pode começar a ocorrer no pós infância.

Eles se reconhecem e se identificam, mas apresentam dificuldade de lidar com o eu individual de cada um.

A identificação e reconhecimento do Eu e do Outro.

Percebe-se que sem ele ter a percepção da sua própria identidade, a criança imagina que o reflexo no espelho era seu irmão.

Os irmãos gêmeos idênticos, nunca se separaram e pela primeira vez precisam se separar, pois um deles está doente e precisa ficar em casa. Então, este que ficou em casa, se percebe (no espelho), mas imagina que é o irmão e sente como se fosse o outro ali, mas na verdade está sozinho sem o irmão pra brincar. Ele fica triste, pois pela primeira vez, precisará brincar sozinho e se perceber como indivíduo único, por mais que tenha sido gerado junto com seu irmão, ele tem sua identidade e personalidade única, ele é um ser, totalmente, diferente do irmão, apesar de serem parecidos fisicamente, cada um tem sua personalidade e isso aprenderão com o tempo.

O gêmeo que ficou em casa doente ao que me parece necessita se apropriar da sua imagem ,constituir seu eu e para isso necessita do auxílio de sua mãe .

PreviousPage 389 of 433Next