Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 390 of 407Next

Os irmãos gêmeos idênticos, nunca se separaram e pela primeira vez precisam se separar, pois um deles está doente e precisa ficar em casa. Então, este que ficou em casa, se percebe (no espelho), mas imagina que é o irmão e sente como se fosse o outro ali, mas na verdade está sozinho sem o irmão pra brincar. Ele fica triste, pois pela primeira vez, precisará brincar sozinho e se perceber como indivíduo único, por mais que tenha sido gerado junto com seu irmão, ele tem sua identidade e personalidade única, ele é um ser, totalmente, diferente do irmão, apesar de serem parecidos fisicamente, cada um tem sua personalidade e isso aprenderão com o tempo.

O gêmeo que ficou em casa doente ao que me parece necessita se apropriar da sua imagem ,constituir seu eu e para isso necessita do auxílio de sua mãe .

A situação dos irmãos gêmeos ilustra o início da constituição do eu a partir da separação e da imagem. Quando um deles é deixado em casa pela mãe, surge uma experiência de perda e exclusão. O menino não chama pela mãe. Ele se volta ao espelho. Esse gesto mostra a tentativa de se localizar diante da ausência do outro.

Ao dizer que o irmão “não quer brincar de cavalo”, ele desloca o próprio desejo, talvez como forma de lidar com a angústia. Esse momento revela o que o texto da unidade propõe: a importância da imagem, da presença do outro e do corpo como elementos fundamentais na formação psíquica. O espelho, aqui, funciona como espaço de reconhecimento e também de alienação e abrindo caminho para que o sujeito se reconheça como alguém separado e desejante.

Na situação dos gêmeos, eles apesar de idênticos, tendo as mesmas características físicas o "EU" interno mostro-se diferente diante da situação. Apesar, de existir um elo desde o ventre um deles conseguiu se socializar com o cachorro porém, o outro se manteve apático e visivelmente incomodado. Até então sua imagem de espelho era voltada para o irmão e a presença do animal trouxe um estranhamento como tbm, o ego ferido, visto quê, a atenção do irmão gêmeo voltou-se para o animal de estimação.

Esse tipo de situação e explicado pelo chamado Estadio do espelho. Trata-se de uma fase do desenvolvimento infantil, geralmente entre os 6 e 18 meses de idade, em que a criança, ao ver sua imagem no espelho, passa a reconhecer-se como um eu separado. Antes disso, a criança ainda não tem uma identidade formada e pode pensar que o reflexo e outro - como um irmão, por exemplo.

Ainda um deles nao consegui discernir sua propia imagem no espelho pensando ser seu irmao por isso sua frustação frente ao espelho somente o tempo dira a cada um quem e quem.

A situação dos irmãos gêmeos univitelinos, é analisada sob a perspectiva psicanalítica, destacando a importância da diferenciação e da identidade individual.

A situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada a partir da teoria psicanalítica sobre a constituição do **eu**. Segundo essa abordagem, o ser humano nasce em um estado de **desamparo**, necessitando da presença de outro para se inserir no mundo. No caso dos gêmeos, essa relação pode ser ainda mais complexa, pois desde o nascimento eles compartilham um vínculo único.

Um conceito importante nesse contexto é o **estádio do espelho**, que ocorre por volta dos **18 a 24 meses**. Nesse período, a criança começa a se reconhecer como um indivíduo ao se identificar com sua imagem refletida. Para os gêmeos, esse processo pode ser influenciado pela presença constante do irmão, dificultando a distinção entre si e reforçando uma identificação mútua.

Além disso, a relação entre gêmeos pode envolver desafios como:
- **Competição pela atenção materna**.
- **Dificuldade em estabelecer uma identidade individual**.
- **Possibilidade de fusão emocional**, que pode impactar a autonomia.

A introdução de um terceiro elemento, como a mãe ou outras figuras de referência, é essencial para ajudar os gêmeos a perceberem suas diferenças e desenvolverem suas próprias identidades.

Percebe-se que o "eu" deste irmão que estava doente precisa ser trabalhado, que não existe uma individualidade, e cabe aos pais ir moldando isso nesta criança, a sua individualidade.

No caso dos irmãos gêmeos o que ficou em casa e viu seu reflexo no espelho confundindo com seu irmão foi devido a falta de ter percebido a própria identidade, ao crescer com um irmão idêntico a si acabou não desenvolvendo sua percepção individual, ate por que, como ainda é criança necessita de um tempo maior (ações internas: emoções/sentimentos/percepções) e vivenciar experiencias (ações externas: família, normas, etc) para criar sua imagem, ou seja, o Eu.

PreviousPage 390 of 407Next