Desafio - Módulo II
Citação de Paulafsc em junho 2, 2025, 7:58 pmCitação de Paulafsc em junho 2, 2025, 7:58 pmTodo ser humano nasce sem se dar conta de quem é, e depende de uma terceira pessoa (geralmente a mãe), para apresentar o mundo e fazer com que enxergue que ele/ela é um indivíduo e que precisa se conhecer como pessoa no mundo. No início da infância, toda criança passa pela fase de narcisismo primário/ primordial, quando se encontra e se percebe como indivíduo. No caso dos irmãos gêmeos, pode se analisar que os meninos nunca se separaram e também não possuem uma individualidade, até que um dia um deles precisa ir para a escola, enquanto o outro fica em casa por estar doente. Nessa separação o menino que fica em casa, se olha no espelho e não se reconhece, pois acha que seu reflexo no espelho é seu irmão, resultado de uma criação que não incentiva a individualidade, analisando a história a própria mãe apoia o fato do filho não se perceber como indivíduo, isso é extremamente nocivo para ambos os indivíduos.
Citação de Paulafsc em junho 2, 2025, 7:58 pmTodo ser humano nasce sem se dar conta de quem é, e depende de uma terceira pessoa (geralmente a mãe), para apresentar o mundo e fazer com que enxergue que ele/ela é um indivíduo e que precisa se conhecer como pessoa no mundo. No início da infância, toda criança passa pela fase de narcisismo primário/ primordial, quando se encontra e se percebe como indivíduo. No caso dos irmãos gêmeos, pode se analisar que os meninos nunca se separaram e também não possuem uma individualidade, até que um dia um deles precisa ir para a escola, enquanto o outro fica em casa por estar doente. Nessa separação o menino que fica em casa, se olha no espelho e não se reconhece, pois acha que seu reflexo no espelho é seu irmão, resultado de uma criação que não incentiva a individualidade, analisando a história a própria mãe apoia o fato do filho não se perceber como indivíduo, isso é extremamente nocivo para ambos os indivíduos.
Citação de Erika de Toledo em junho 2, 2025, 8:48 pmo irmão que está doente e ficou em casa, usou a imagem do espelho para projetar a imagem do irmão gêmeo, seria uma representação de uma experiência perceptiva não presente.
o irmão que está doente e ficou em casa, usou a imagem do espelho para projetar a imagem do irmão gêmeo, seria uma representação de uma experiência perceptiva não presente.
Citação de Estéfani Ferreira de Souza em junho 2, 2025, 10:49 pmO irmão que ficou em casa ao se olhar no espelho fica espantado, pois ele ainda não conhecia o seu próprio "EU".
O irmão que ficou em casa ao se olhar no espelho fica espantado, pois ele ainda não conhecia o seu próprio "EU".
Citação de Fabricio Sousa Zanoni em junho 3, 2025, 4:46 pmEntre todos os seres existentes existem uma interconexão muito grande e em especial entre os que sao mais proximos. Como pais e filhos e entre irmaos que no caso sendo gemeos dividiram o mesmo ventre.
Entre todos os seres existentes existem uma interconexão muito grande e em especial entre os que sao mais proximos. Como pais e filhos e entre irmaos que no caso sendo gemeos dividiram o mesmo ventre.
Citação de Elizabeth Lopes em junho 3, 2025, 5:08 pmFilho vem cá, o seu irmão não está em casa, seu irmão foi à escola, vc só ficou em casa hoje, pois está doente.
Essa pessoa que vc está conversando é mto parecido com o seu irmão, mais é vc meu filho… e explicaria a ele a semelhança dos dois e pq são iguais, Obs só na aparência
Filho vem cá, o seu irmão não está em casa, seu irmão foi à escola, vc só ficou em casa hoje, pois está doente.
Essa pessoa que vc está conversando é mto parecido com o seu irmão, mais é vc meu filho… e explicaria a ele a semelhança dos dois e pq são iguais, Obs só na aparência
Citação de Shimada Coelho em junho 3, 2025, 6:23 pmChama minha atenção que os irmãos não se enxergam como reflexos um do outro, assim como um deles ao ver a própria imagem no espelho, não vê a si mas, ao irmão. Ele também não se dá conta que o cavalinho é duplicado: embora perto de si haja apenas um, ele enxerga um outro ao lado da imagem que acredita ser o irmão. Também não se dá conta do obstáculo que separa/está entre ele e a imagem (o espelho).Somente com o esclarecimento da mãe, ele passa a ter consciência/esclarecimento de seu entorno. Penso que à partir deste momento, a criança passa a explorar o espaço e organizar pensamentos em relação a tudo o que está ao redor e em que lugar em meio a tudo ele esteja ou o que ele seja em meio a tudo.
Chama minha atenção que os irmãos não se enxergam como reflexos um do outro, assim como um deles ao ver a própria imagem no espelho, não vê a si mas, ao irmão. Ele também não se dá conta que o cavalinho é duplicado: embora perto de si haja apenas um, ele enxerga um outro ao lado da imagem que acredita ser o irmão. Também não se dá conta do obstáculo que separa/está entre ele e a imagem (o espelho).Somente com o esclarecimento da mãe, ele passa a ter consciência/esclarecimento de seu entorno. Penso que à partir deste momento, a criança passa a explorar o espaço e organizar pensamentos em relação a tudo o que está ao redor e em que lugar em meio a tudo ele esteja ou o que ele seja em meio a tudo.
Citação de Jéssica Carvalho Gonçalves Monteiro em junho 4, 2025, 8:00 pm
- Percebo que o irmão que ficou em casa não identifica a si mesmo, mas sim o outro, mesmo sendo seu próprio reflexo. por conta dessa situação, ele depende da mãe para conseguir se reconhecer e apaziguar a angústia que está sentindo para continuar o processo seu amadurecimento.
- Percebo que o irmão que ficou em casa não identifica a si mesmo, mas sim o outro, mesmo sendo seu próprio reflexo. por conta dessa situação, ele depende da mãe para conseguir se reconhecer e apaziguar a angústia que está sentindo para continuar o processo seu amadurecimento.
Citação de Gabriela André Teodoro em junho 5, 2025, 8:17 pmLevando em consideração a teoria do Estádio do espelho ,na história hipotética ,o irmão terá dificuldade em si reconhecer individualmente , dificuldade em reconhecer o seu eu .Pois vê O irmão gêmeo como o seu próprio reflexo .Mas nesse momento a mãe ou a cuidadora que reconhece cada um , ajuda -os nesse processo de reconhecimento.
Levando em consideração a teoria do Estádio do espelho ,na história hipotética ,o irmão terá dificuldade em si reconhecer individualmente , dificuldade em reconhecer o seu eu .Pois vê O irmão gêmeo como o seu próprio reflexo .Mas nesse momento a mãe ou a cuidadora que reconhece cada um , ajuda -os nesse processo de reconhecimento.
Citação de Gabriela André Teodoro em junho 5, 2025, 8:26 pmOs irmãos gêmeos na história hipotética e levando em consideração a teoria de Lacan Estádio do espelho ,eles se verão como o seu próprio reflexo ,apresentando assim dificuldade para se encontrar individualmente e dificuldade para estabelecer o eu.Por isso a importância da figura da mãe ou cuidadora para ajuda-los no seu processo de reconhecimento.
Os irmãos gêmeos na história hipotética e levando em consideração a teoria de Lacan Estádio do espelho ,eles se verão como o seu próprio reflexo ,apresentando assim dificuldade para se encontrar individualmente e dificuldade para estabelecer o eu.Por isso a importância da figura da mãe ou cuidadora para ajuda-los no seu processo de reconhecimento.
Citação de Eliane oas em junho 5, 2025, 8:28 pmO menino que ficou em casa ainda está no processo de construção de sua identidade, dificultada pela questão de ter um irmão gêmeo. Nao reconhece ainda a imagem refletida no espelho como sua. O que ele vê é o outro, no caso, seu irmao gemeo
O menino que ficou em casa ainda está no processo de construção de sua identidade, dificultada pela questão de ter um irmão gêmeo. Nao reconhece ainda a imagem refletida no espelho como sua. O que ele vê é o outro, no caso, seu irmao gemeo