Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 398 of 407Next

Neste momento se dá a verdadeira formação do EU, porém ao tratar-se de gêmeos, pode ser estabelecido uma confusão entre o eu e o outro, acabando por desafiar os limites da identidade deles.

Em caso de gêmeos o limiar entre o EU e o Outro é muito tênue.

A figura dos irmãos gêmeos, convivência desde o útero e a semelhança física fazem com que muitas vezes o outro seja vivenciado como extensão de si mesmo. A relação entre gêmeos pode ser um ponto-chave em escutas que envolvam sentimentos de inadequação, de vazio ou de dificuldade de individuação. Muitas vezes, trabalhar essas vivências permite ao sujeito reconhecer-se como um ser distinto, separado, e então abrir espaço para o desejo singular.

Percebe-se o elo entre os irmão desde a concepção, e a semelhança fica após o nascimento é real, embora seja indivíduos únicos com suas peculiaridades, as características físicas confundi o irmão ao se ver no espelho, acreditando ser seu irmão. Isso devido ainda não se reconhecer como sujeito.

Um dos gêmeos que ficou em casa, olha para o espelho. mas não tem o conhecimento do seu Eu pessoal, ou de sua  identidade refletida no espelho. Para ele, quando seu irmão está junto, é como se estivesse constantemente olhando para o espelho. Neste caso fez-se necessário a intervenção da mãe, para que ele tivesse o reconhecimento de sua imagem refletida no espelho.

Essa narrativa, sob a ótica da psicanálise, é um rico exemplo de como a formação do eu é atravessada pela presença do outro.
O menino que ficou em casa experimenta pela primeira vez a separação simbólica, revelando a dificuldade de se sustentar como sujeito autônomo — especialmente porque seu reflexo psíquico (o irmão gêmeo) está ausente.

Essa história ilustra como a constituição da identidade está profundamente ligada ao reconhecimento no olhar do outro, e como a separação simbólica é necessária — e angustiante — para a constituição do sujeito.

O reconhecimento  da sua própria  imagem existe um fascínio que surge  no espelho ,é  um produto de identificação com o outro aquilo que é  capaz de desenvolver  para a  criança a sua imagem  possibilita que ele si reconheça, bem o conceito da imagem com base símbolo  ao seu subconsciente  do seu eu.

A situação apresentada, com os irmãos gêmeos idênticos e univitelinos, é um exemplo fascinante para ser analisado sob a perspectiva da teoria do espelho de Jacques Lacan. Essa teoria descreve uma fase crucial no desenvolvimento psíquico do bebê (geralmente entre 6 e 18 meses de idade), na qual ele passa a se reconhecer em sua imagem no espelho como um todo unificado, contrastando com a percepção fragmentada do seu próprio corpo que ele experimenta em suas sensações internas. Para Lacan, essa identificação é alienante, pois o "eu" (Ego) é construído a partir de uma imagem externa, um ideal ao qual o sujeito aspira, mas que nunca corresponde totalmente à sua realidade interna.

Vamos explorar como essa teoria explicaria a situação dos irmãos:

1. A Fascinante Imagem no Espelho e o Imaginário

O fato de os irmãos serem gêmeos idênticos e univitelinos adiciona uma camada de complexidade. Quando um dos irmãos se vê no espelho, ele não está apenas vendo sua própria imagem, mas uma imagem que é a cópia perfeita de seu irmão. Isso intensifica a fusão entre o eu e o outro, uma característica central da Ordem Imaginária lacaniana.

• A "súplica pela atenção do outro": O irmão em frente ao espelho está imerso na Ordem Imaginária. Ele projeta na sua imagem refletida – que é a imagem do seu irmão – um eu ideal ou um outro idealizado (o irmão brincalhão e responsivo) que ele deseja que seja real e interaja com ele. A súplica não é apenas por brincadeira, mas por reconhecimento e por uma completude que ele tenta alcançar através dessa relação dual com a imagem. A imagem perfeita no espelho promete uma unidade e uma interação que não podem ser cumpridas.
  • A frustração da imagem inerte: O espelho, por sua natureza, não responde. A imagem do "irmão" permanece estática, apesar das súplicas. Essa falta de resposta real confronta o sujeito com a alienação fundamental de sua constituição. Ele percebe a separação entre o seu desejo (de brincar com o irmão) e a realidade da imagem que ele vê, que não se anima. A não correspondência da imagem acentua a falta e a incompletude do sujeito.

2. A Intervenção da Mãe e a Entrada no Simbólico

A entrada da mãe no quarto é um momento crucial que rompe com a dinâmica exclusiva da Ordem Imaginária e introduz a Ordem Simbólica.

• A Mãe como o Grande Outro: A mãe, nesse contexto, representa a figura do Grande Outro, que é o depositário da linguagem, da lei e da realidade social. Ela não está imersa na mesma relação dual com a imagem do espelho; ela traz uma perspectiva externa e mediadora.
  • O Lançamento Depressivo e a Articulação da Falta: O ato de "lançar-se depressivo ao colo dela" é uma regressão a um estado de busca por fusão e amparo, mas é também o momento de articular a falta através da linguagem. Quando ele diz "o irmão não quer brincar", ele está usando a palavra para simbolizar sua frustração e a ausência do objeto desejado.
    • A "depressão" que ele demonstra é a dor da castração simbólica: a fantasia de um eu completo e um outro ideal que o corresponda é desfeita pela realidade (mediada pela mãe). Ele é confrontado com a verdade de que o irmão não está ali para brincar, e que a imagem no espelho não é o irmão. Ele deve aceitar a ausência e a separação, internalizando a lei do desejo que é mediada pela linguagem.

Conclusão

A teoria do espelho de Lacan explicaria a situação do gêmeo como um drama psicológico em miniatura. Inicialmente, o sujeito se perde na fascinação ilusória de uma imagem idealizada (seu reflexo, idêntico ao irmão, servindo como um duplo imaginário), buscando nela a completude e a atenção que anseia. A ausência de resposta da imagem espelhada gera frustração. A entrada da mãe e sua intervenção pela linguagem (o "o irmão não quer brincar") forçam o sujeito a sair dessa relação dual imaginária e a entrar no plano simbólico da realidade e da falta. A depressão, nesse sentido, não seria apenas tristeza pela ausência do irmão físico, mas a dolorosa experiência do reconhecimento da própria incompletude e da distância entre o desejo e a realidade mediada pela linguagem e pelo Outro. É um momento de constituição subjetiva onde a ilusão da fusão é quebrada, e o sujeito é impulsionado a aceitar a falta como parte inerente de sua existência.

Ao se olhar no espelho, um dos irmãos remete a imagem de seu irmão gêmeo ,uma vez que sempre também fazem tudo juntos, por isso a angústia ,pois sentiu falta da presença real do irmão.

Nota-se que além do vínculo forte entre os dois irmãos, o gêmeo que se olhou no espelho pensou que fosse seu irmão, não reconhecendo a si mesmo ainda - isso mostra um estágio de desenvolvimento do eu que necessita atividades para ajudá-lo nesse processo de individualização.  Atividades  realizadas com os irmãos separados um do outro poderia ser de grande valia.

Robson Paixao Conceicao has reacted to this post.
Robson Paixao Conceicao

Acredito que um vê o outro como espelho e com o passar do tempo criam identidades próprias como desejos,  personalidades diferentes e comportamentos diferentes .

PreviousPage 398 of 407Next