Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 4 of 268Next

O menino viu na sua imagem refletida, a figura do seu irmão (por conta de toda a semelhança biológica), o sentimento de solidão só contribuiu para essa confusão, e para a percepção que ele teve sobre o que o "irmão" estava sentindo naquele momento.

O gêmeo que se vê no espelho ainda não teve sua individualidade plenamente definida. Ainda não se reconhece como um ser autônomo.

Ainda confunde sua identidade com a do irmão, isso acontece por serem gêmeos e viverem no mesmo contexto social.

 

A ausência de algo sempre está batendo dentro de nós por isso está buscar incansável por algo que preencha sempre nos levará a uma só resposta

Por mais que a imagem um do outro seja igual as reações sempre os mostra que em ações e posições sempre serão diferentes.

Apesar dos irmãos serem gêmeos, os pais deveriam no momento oportuno mostrar a imagem dos dois juntos refletida no espelho, e depois a imagem de cada um , separadamente. Dessa maneira, desde criança o eu de cada um e sua subjetividade .

Segundo a situação estudada, o irmão que se coloca na frente do espelho tem pouca ou nenhuma percepção de si mesmo como imagem pessoal. Por ser acostumado com seu irmão desde o nascimento, ainda não compreendeu a sua forma estrutural para saber que está psiquicamente separado de seu irmão, e que seus gestos e atitudes são individuais. Nossa imagem pessoal exige a compreensão do mundo interno em contato com o mundo externo através de nosso corpo(forma estrutural). Caso contrário fica difícil compreender quem sou eu e quem é o outro.

Até o momento em que ele se vê em sua frente, "não se vendo em um espelho mas se vendo no seu irmão", pode sim ter ocorrido a projeção enter eles, e por esse ocorrido acontece o deslocamento se sentindo assim desengonçado, sofrendo várias alterações no seu corpo ou até mesmo como acontece em vários casos alterações em sua mente.

Para que isso não se agrave para um estado ruim, os pais devem acompanhar e observar como os meninos se comportam diante do seu olhar no espelho e ao se olharem frente a frente, e assim sendo guiados por palavras gestos, explicando que são iguais de aparência mas diferentes no pensar ou no falar ou no caminhar e assim por diante. Para que os meninos se sintam mais confortáveis e diferentes um do outro, dizer que cada um é especial do seu jeitinho de ser.

Naquele momento pode ter ocorrido a Projeção entre ele e o irmão. Mas em comum,, encontra-se a perspectiva de deslocamento de algo que no seu trajeto sofre alterações que resultam em algo novo, no caso, o mal estar que o irmão sentiu ao se deparar com a imagem dele no espelho, que se a semelha e remete ao objeto original, que no qual seria o irmão que foi para a escola.

Talvez de forma inconsciente, o menino estava suplicando para a mãe, mesmo sem dizer isto com palavras, para que ela tratasse os irmãos de forma diferenciada, para que ela interferisse na construção do seu ser e afirmasse a identidade dele, ou da consciência do seu ser como indivíduo.

No meu ponto de vista,  aplicaria atividades para os dois irmãos gémeos, fazendo com que o elo entre os dois tornasse mais fortes para não causar transtornos psicológico para eles

PreviousPage 4 of 268Next