Desafio - Módulo II
Citação de Ana Amélia Jost em agosto 5, 2025, 1:46 amA cena dos irmãos gemêos demonstra o Estado de Desamparo apresentada por Freud, no qual um depende do outro para sobreviver e construir sua subjetividade. Por serem idênticos e nunca separados, esses irmãos compartilham uma identidade.
Ao ser separado do irmão, o menino sente angústia e projeta a imagem ausente no espelho, confundindo o eu com o outro. Isso reflete o Estadio do Espelho, proposta por Lacan, em que o sujeito ainda constrói sua identidade por meio de imagens externas. A súplica mostra o desamparo, e a mãe, ao intervir, respresenta, o outro estruturante, ajudando a simbolizar a ausência. Essa situação evidencia como a identidade na relação com o outro e como a separação precoce pode gerar confução psiquica.
A cena dos irmãos gemêos demonstra o Estado de Desamparo apresentada por Freud, no qual um depende do outro para sobreviver e construir sua subjetividade. Por serem idênticos e nunca separados, esses irmãos compartilham uma identidade.
Ao ser separado do irmão, o menino sente angústia e projeta a imagem ausente no espelho, confundindo o eu com o outro. Isso reflete o Estadio do Espelho, proposta por Lacan, em que o sujeito ainda constrói sua identidade por meio de imagens externas. A súplica mostra o desamparo, e a mãe, ao intervir, respresenta, o outro estruturante, ajudando a simbolizar a ausência. Essa situação evidencia como a identidade na relação com o outro e como a separação precoce pode gerar confução psiquica.
Citação de Vanessa Carvalho em agosto 5, 2025, 1:21 pmAcredito que o menino que ficou ao se olhar no espelho não conseguiu identificar que era seu reflexo no espelho e não seu irmão. Confesso que ainda estou amadurecendo e tentando compreender mais sobre este tópico tão complexo.
Acredito que o menino que ficou ao se olhar no espelho não conseguiu identificar que era seu reflexo no espelho e não seu irmão. Confesso que ainda estou amadurecendo e tentando compreender mais sobre este tópico tão complexo.
Citação de gustavoazevedo em agosto 5, 2025, 8:42 pmA criança que ficou em casa confunde seu reflexo com o irmão, pois, como ainda falta a percepção de si mesmo e do seu próprio corpo, é mais provável que reconheça o irmão - a quem está acostumado a olhar de forma projetada - no espelho do que a si mesmo.
A criança que ficou em casa confunde seu reflexo com o irmão, pois, como ainda falta a percepção de si mesmo e do seu próprio corpo, é mais provável que reconheça o irmão - a quem está acostumado a olhar de forma projetada - no espelho do que a si mesmo.
Citação de karimecavalcante em agosto 6, 2025, 10:25 pmNesta situação fica claro que ainda não houve a "concepção do eu" para esse irmão. Por ser idêntico ao seu irmão, e eles estarem sempre juntos, ao ficar sozinho, o que estava em casa não reconheceu a ausência, pelo contrário, sentiu-se ignorado/rejeitado.
Nesta situação fica claro que ainda não houve a "concepção do eu" para esse irmão. Por ser idêntico ao seu irmão, e eles estarem sempre juntos, ao ficar sozinho, o que estava em casa não reconheceu a ausência, pelo contrário, sentiu-se ignorado/rejeitado.
Citação de Lucaspereira em agosto 6, 2025, 10:26 pmA metáfora se relaciona com o que foi dito anteriormente, que para a formação do EU é necessário que haja o outro, para que assim o sujeito possa se reconhecer e formar o eu corporal.
A metáfora se relaciona com o que foi dito anteriormente, que para a formação do EU é necessário que haja o outro, para que assim o sujeito possa se reconhecer e formar o eu corporal.
Citação de Mônica Fiel em agosto 7, 2025, 2:36 pm
- O gêmeo Y , não está com seu Eu consolidado ainda , ao se deparar com o estádio do espelho acredita ser o irmão X, porque a Imagem do seu corpo ainda não foi consolidada também na própria mente.
- O gêmeo Y , não está com seu Eu consolidado ainda , ao se deparar com o estádio do espelho acredita ser o irmão X, porque a Imagem do seu corpo ainda não foi consolidada também na própria mente.
Citação de marceloar em agosto 8, 2025, 7:36 pmNa perspectiva lacaniana, o estádio do espelho em gêmeos é fascinante porque a semelhança física entre eles pode atuar como um 'espelho vivo', intensificando a identificação imaginária. Cada gêmeo forma seu 'eu' ao se reconhecer no espelho, mas também ao se ver no irmão, o que pode gerar tanto uma fusão inicial quanto uma necessidade de diferenciação.
Na perspectiva lacaniana, o estádio do espelho em gêmeos é fascinante porque a semelhança física entre eles pode atuar como um 'espelho vivo', intensificando a identificação imaginária. Cada gêmeo forma seu 'eu' ao se reconhecer no espelho, mas também ao se ver no irmão, o que pode gerar tanto uma fusão inicial quanto uma necessidade de diferenciação.
Citação de Marcia Campêlo Mendes Da Silva em agosto 8, 2025, 8:37 pmO fato ocorrido com o menino aconteceu porque ele ainda não conheceu sua própria identidade o seu eu , dado ao fato de ter um irmão gêmeo fez com que pensasse ser seu irmão sua imagem refletida no espelho, apesar da aparência ser a mesma eles ainda não estabeleceram a diferenciação de um e outro.
O fato ocorrido com o menino aconteceu porque ele ainda não conheceu sua própria identidade o seu eu , dado ao fato de ter um irmão gêmeo fez com que pensasse ser seu irmão sua imagem refletida no espelho, apesar da aparência ser a mesma eles ainda não estabeleceram a diferenciação de um e outro.
Citação de Dorival da Cruz Pinto em agosto 9, 2025, 9:39 pminteressante essa questão do espelho: se colocarmos um pássaro diante de um espelho ele vai bicar o espelho achando que a imagem refletida é seu inimigo.
interessante essa questão do espelho: se colocarmos um pássaro diante de um espelho ele vai bicar o espelho achando que a imagem refletida é seu inimigo.
Citação de Cilene Silva em agosto 10, 2025, 3:20 amNesse caso, o menino ainda não entende que é seu próprio reflexo no espelho. E com o irmão com quem é ligado de forma emocional, sempre fazendo as coisas juntos, e brincando juntos, se vestem iguais, ele ainda não compreendeu que ele é autônomo.
Não cita a idade das crianças, na altura dos 3 anos eles começam a perceber e tomam consciência de que não são a mesma pessoa.
Independentemente da idade, um fator muito importante, é como são criados e educados, pois a influência da família, faz com que as crianças demorem mais tempo a perceber que a imagem no espelho é de si mesmo, e não do seu irmão que repete seus movimentos.
A família precisa trabalhar atividades onde estimule as crianças a compreenderem que apesar de serem iguais, tem suas próprias diferenças, gostos e personalidades diferentes. É muito comum onde tem gêmeos univitelinos, as famílias vestirem iguais seja por cultura ou preferência, e isso confunde mais as crianças na primeira fase de desenvolvimento autônomo.
É possível perceber que quando a mãe envia um no lugar do outro, isso demonstra que a mesma não trabalha isso com seus filhos, dificultando ainda mais ele entender essa diferença.
Nesse caso, o menino ainda não entende que é seu próprio reflexo no espelho. E com o irmão com quem é ligado de forma emocional, sempre fazendo as coisas juntos, e brincando juntos, se vestem iguais, ele ainda não compreendeu que ele é autônomo.
Não cita a idade das crianças, na altura dos 3 anos eles começam a perceber e tomam consciência de que não são a mesma pessoa.
Independentemente da idade, um fator muito importante, é como são criados e educados, pois a influência da família, faz com que as crianças demorem mais tempo a perceber que a imagem no espelho é de si mesmo, e não do seu irmão que repete seus movimentos.
A família precisa trabalhar atividades onde estimule as crianças a compreenderem que apesar de serem iguais, tem suas próprias diferenças, gostos e personalidades diferentes. É muito comum onde tem gêmeos univitelinos, as famílias vestirem iguais seja por cultura ou preferência, e isso confunde mais as crianças na primeira fase de desenvolvimento autônomo.
É possível perceber que quando a mãe envia um no lugar do outro, isso demonstra que a mesma não trabalha isso com seus filhos, dificultando ainda mais ele entender essa diferença.