Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 423 of 423

Comos esses irmãos, mesmo já passando pelo processo de descoberta do Eu, gerando a sensação de desamparo, ainda são muito ligados fisicamente emocionalmente, não tendo essa percepção clara do Eu independente do outro, é como se ainda procurasse a validação do outro. Qdo ele se vê sozinha, a sensação de desamparo é gerada nele atraves da percepção de ausência do irmâo. Quando ele busca ver asua imagem no escolho, ele inconsciente busca diminuir esse sentimento de desamparo vendo asua propria imagem refletida, trazendo o conforto e alívio como se estivesse com o irmão ao lado. Mas percebe q o outro não está ali para brincar com ele, como se o outro não quisesse estar alí com ele

Ele só se reconhece na figura do irmão.

Levando em consideração é possível identificar que o irmão ainda está em processo de construção do seu por este motivo não se reconhece como um ser que tem sus próprias vontades, ao olhar no espelho ele  não se ver ele ver o irmão e nota-se a importância de uma adulto no caso a mãe para dizer que naquela situação o que ele ver é o seu reflexo e não reforçar o pensamento de que ele e o irmão é um só, apesar de serem gêmeos são indivíduos diferentes com  personalidades diferentes.

Para o menino, a imagem refletida no espelho, era uma projeção de seu irmão gêmeo.

Para Lacan, o Eu pode ser compreendido como instância do imaginário.

Através do estádio do espelho ocorre a identificação com o outro, para o reconhecimento e distinção da constituição do próprio Eu.

Este caso revela que o "eu" depende do olhar do outro para se sentir validado e seguro. A mãe ao observá-lo pela porta reconhece a sua singularidade, o que valida a identidade do menino, mesmo em meio á confusão da semelhança física.

O estado de desamparo da criança ao nascer, também conhecido como desamparo psíquico, é a condição de total dependência e fragilidade, Nesse caso o garoto Gêmeos ao se ver no espelho ele viu a imagem dele como se force seu irmão gêmeos, quando o espelho projeta a imagem dele, sem a capacidade psíquica de separação de sua imagem...

Na história, o menino que ficou em casa olha para o espelho e acredita estar vendo o irmão, pedindo a ele que pegue o cavalinho. Esse momento ilustra a fase em que ainda não há uma diferenciação clara entre o “eu” e o “outro”. Segundo a psicanálise, especialmente na teoria do estádio do espelho de Lacan, essa dificuldade em reconhecer a própria imagem representa um estágio inicial da constituição do sujeito, quando a criança ainda não formou a noção de identidade. É apenas com o tempo e a experiência simbólica que ela passa a compreender que a imagem refletida é dela mesma, dando início à formação do “eu”.

PreviousPage 423 of 423