Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 47 of 380Next

O irmão vê o outro no espelho como forma de lidar com a necessidade de não estar sozinho.

Conforme vai crescendo, o irmão gêmeo vai se descobrindo e se auto conhecendo.

Pois dizem que por serem gêmeos, eles tem uma conexão mais forte e fica difícil na sua descoberta de identidade individual.

Super natural, pois se descobrimos a todo momento em nossas vidas, desde a descoberta do sabor delicioso de uma fruta, no momento de nossa adolescência, onde descobrimos algo gostoso, na juventude a materia que mais gosta, na fase adulta, qual area sou especialista e assim por diante.

Jana

 

No momento em que os irmãos estão separados, um deles se depara com sua imagem como indivíduo, porém não consegue fazer o reconhecimento devido a semelhança com seu irmão, causando um conflito entre o que ele vê e o que ele tem consciência que existe, confundindo o seu próprio reflexo com o seu irmão.

Na imagem podemos perceber claramente, que um dos irmãos já alcançou uma boa constituição do Eu, já conseguindo interagir com o mundo exterior ( cão) e demonstrando satisfação com isto. Entretanto e apesar de serem gêmeos, o outro demonstra uma expressão de insatisfação, o que poderia ser traduzido eplo não abandono ainda do Narcisismo Primário, que não lhe permitiu ainda que interaja com o mundo exterior de maneira que lhe satisfaça. Assim este irmão deveria ser melhor acompanhado pela mãe de modo a proporcionar-lhe maiores oportunidades de estádio espelho, afim de produzir neste uma melhora na constituição de sua imagem e do Eu.

Ivone oliveira dos Reis has reacted to this post.
Ivone oliveira dos Reis

Sempre teremos a necessidade de ser aceito e inserido ao todo. Nos sentimos sozinhos e acredita se que ter um irmão gêmeo essa solitude pode ser suprida, que na verdade não é bem assim. Somos seres único e mesmo que tenhamos um espelho em nossa frente, sempre queremos ser os únicos, existem duas verdades neste contexto. E ambas são Aceitas como uma verdadeira.

Vejo essa situação como o fato da necessidade de termos que ter outras pessoas em quem nos espelhar. Quando esse pessoa falta, por qualquer motivo, nos sentimos perdidos, isso como a falta de olharmos para dentro de nós mesmos. Isso se chama autoconhecimento.

No caso, parece-me que os irmãos, por serem gêmeos idênticos, até aquele momento não teriam vivenciado o "estádio do espelho". Assim, o irmão que clama pela mãe não teve a percepção do seu próprio corpo (eu) quando se viu no reflexo.

O QULIQUE AQUI não abriu, portanto, farei uma análise da imagem sobre a informação de irmãos gêmeos.

Na imagem:  uma situação,  um contexto com dois posicionamentos opostos, diferentes.

Nascemos e ao sermos criados e educados, em nossa infância,  utilizamos a dinâmica da repetição de padrões e comportamentos para tudo até de fato aprendermos e sermos independentes.

No caso de gêmeos:  dividiram a vida desde a concepção, útero, colo, atenção, cuidados,  etc. Porém, apesar de compartilharem, teoricamente, dos mesmos estímulos eles são indivíduos distintos, únicos.  Possuem sistemas de percepção, assimilação,  comportamentais,  posicionamentos distintos mesmo as vivências e experiências sendo as mesmas ou semelhantes.

A forma como cada ser humano tem de absorver o mundo a sua volta e se expressar é pertencente exclusivamente à ele, reflexo do seu mundo interior. Gêmeos, ainda que univitelinos, possuidores do mesmo DNA, são seres únicos cada um com suas especificidades.

 

 

POR SEREM IRMAOS GEMEOS INDENTICOS O QUE FICOU EM CASA DOENTE AO OLHA PARA O ESPELHO NAO CONSEGUIU DIFERENCIAR AQUELA IMAGEM ELECONVICTO QUE ERA O IRMÃO FICOU CHAMANDO O PARA BRINCAR COM ELE POIS AINDA NÃO CONSEGUIA TER AUTOCONHECIMENTO DA SUA PROPRIA IMAGEMPRECISAVA DO AUXILIO DE OUTRO PARA QUE ELE APRENDESSE A  SUA PROPRIA IDENTIFICAÇÃO E SUA ANGUSTIA DIMINUI, ACREDITO QUE O SER HUMANO SEMPRE ACABA SENDO DEPENDENDO DE OUTREM PARA SE ENCONTRAR NO MEIO EM QUE ESTÁ INSERIDO

Pelo visto no módulo creio que o irmão pela similaridade fisionômica ainda se vê projetado no irmão, o seu principal espelho. O que pode acontecer também nesta situação é o caso da ação da mãe saindo com o irmão gêmeo ter causado um certo desconforto naquele que permaneceu. A mãe realmente me parece o grande espelho visto o comportamento dele quando ela retornou. A ida ao espelho, ao que penso, representa o medo da ausência como o irmão gêmeo parte do seu "eu" em construção.

PreviousPage 47 of 380Next