Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 62 of 349Next

Modulo 02 - Desafio Irmãos gêmeos.

Segundo a teoria do estádio de espelho, o filho doente,  acostumado com a presença do seu irmão constantemente, não percebeu sua falta devido a contemplação de sua imagem no espelho, demonstrando ainda não conseguir discerni seu corpo, seu ser, o seu EU.
Por esse motivo, não percebeu que estava diante do espelho. Não percebeu que era ELE ou "o EU"

LUCIANA ARAUJO has reacted to this post.
LUCIANA ARAUJO

O irmão gêmeo vê no seu irmão o seu próprio eu.

A separação entre ele e seu irmão gêmeo, houve a falta do seu eu, fazendo com que reflexo no espelho se tornasse uma espécie de complemento inconsciente.

O irmão não tinha a compreensão da pessoa do irmão, do funcionamento da existência do meio que estava inserido (âmbito familiar), logo ao se ver sozinho e encontrar um espelho identificou que o seu reflexo era o seu irmão.

A imagem que a criança vê no espelho não é o seu irmão , e sim, ela mesma. O espelho que até então estava no seu quarto , nunca tinha sido olhado e colocada a criança a questão de aparencia . A criança tomou sua imagem no espelho pela presença efetiva de seu irmão. Ela viaseu irmão , mas nunca havia notado que eles eram iguais ...

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

No caso abordado dos irmãos gêmeos, é nítido que a criança ainda não desenvolveu plenamente sua imagem pessoal (“quem sou eu?”), a começar pelo conhecimento da identidade corpórea. Com a teoria do Ego Corporal, Freud afirma que através dos sentidos físicos e a percepção desses estímulos, gradativamente o Ego psíquico emerge do Id, no qual uma parte do inconsciente se desenvolve ao ponto de se tornar consciente. O Eu que emerge incluirá a imagem pessoal, nos aspectos físicos e psicológicos.

Os bebês, à medida que veem sua imagem refletida no espelho pensam se tratar de outra criança, no entanto, ao perceberem que determinados objetos estão duplicados na imagem, como os brinquedos e os adultos, começam a entender que se trata da sua configuração física, conforme o conceito de Estádio do Espelho, de Lacan. O personagem do caso analisado, por ainda não conhecer a sua formação física plenamente, confunde o seu reflexo com o seu irmão, visto que ambos são gêmeos univitelinos.

LUCIANA ARAUJO has reacted to this post.
LUCIANA ARAUJO

Ele descobre naquele momento que não se conhecia.Tudo que ele sabia de sí estava baseado no outro.O auto conhecimento é desafiador e nos retira da zona de conforto.Mas o que não te desafia,não te transforma.Por um outro lado,Seus pais tiveram acesso ao desconhecido do filho e á sua necessidade de independência.

A reflexão do desejo. O irmão desde o seu ventre tem ele mesmo como amigo, irmão e si mesmo, levando-o a sempre buscar o si mesmo no outro, ou seus desejos.

Ao meu ver, o irmão só entende sua existência a partir da comunicação (laços) com o outro irmão.

Ele entende-se completo no meio em que vive em vias de convivência com irmão. Não se percebe um Eu independente, pois há uma normalidade de completude e existência a partir do elo que se vive. A figura materna é um apontamento assertivo para criar entendimentos dos filhos em que a vivência social de cada um irá sugerir uma subjetividade de ambos, por mais que sejam gêmeos, e apontará dentro deste aspecto que estará tudo bem estando juntos ou afastados por conta do trabalho da independência em si.

Vejo a experimentação do desamparo.

O irmão só entende sua existência a partir da presença do outro.

A imagem materna nesse caso, intermediará para o ajuste desse entendimento. Mostrando de forma saudável a independência de existência de cada um.

PreviousPage 62 of 349Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.