Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 75 of 338Next

Diante do ponto de vista psicanalítico, entendemos o elo emocional que os irmãos gêmeos apresentam uma união neste sentido. Desta forma, o irmão que não foi a escola, obtém-se uma necessidade de resposta desta unificação emocional ao se olhar no espelho para “suprir” a necessidade de companhia do outro irmão. Assim, entendemos que a psicanálise propõe um trabalho de tratar das especificidades da condição gemelar, entre eles: narcisismo, identidade, indivíduo, sujeito, diferenciação, indiferenciação, separação, transferência, contratransferência. Para além dos conceitos e especificidades destacados, depuramos dois eixos de leitura e posicionamento dos autores quanto as questões gemelares: o primeiro deles toma por base o desafio dos gêmeos quanto à aquisição de uma identidade individual e considera que eles têm uma dificuldade a mais para se diferenciarem e alcançarem uma identidade única, fugindo de um narcisismo mortífero ao qual a condição gemelar predisporia. O segundo eixo, que contrasta com o anterior, frisa a importância de os clínicos estarem atentos ao que é próprio das vivências dos gêmeos e não os tratar pela ótica dos filhos únicos, dando especial atenção às vivências do par e suas marcas na constituição da subjetividade.

Creio que o irmão vendo sua imagem  no espelho, ainda não tem a percepção de que aquela imagem refletida é a sua própria imagem. Ele ainda não sabe diferenciar sua própria imagem da de seu irmão.

NIKOLAS has reacted to this post.
NIKOLAS

O irmão observador acaba se sentindo afastado, excluído, por não ter sido envolvido na relação aplicada. Acredito que seu sentimento ali é proveniente de sua interpretação dentro do eu e seu social, sua aprovação, aceitação, confirmação do seu ser. Ou seja ainda não gerou independência emocional.

Se observar a idade em que os gêmeos estão juntos em uma rotina de família, temos uma ideia de que eles sempre estiveram juntos, para realizar quase todas as suas atividades, sendo assim eles já estiveram em diversos momentos juntos em um espelho, será que algumas vezes eles estavam vestidos iguais ? Para satisfazer um desejo dos pais de ver os gêmeos mais parecidos ?
Então sempre estiveram juntos, sempre tiveram inúmeras confirmações de que são "iguais".
Em um determinado dia estes gêmeos se veem separados, ainda crianças, passado o momento da despedida, uma criança que tende a esquecer daquele fato, se depara com um espelho que tudo que ele faz de frente para o espelho se repete com muita precisão, seu consciente busca no pré consciente que aquela imagem é de seu irmão gêmeo, assim se inicia desejos de brincar já que a sua imagem no espelho é identica a memoria que se tem pelo irmão, assim se cria uma confusão mental ?
Pesquisaremos...

O irmão não reconhece sua própria imagem e tenta buscar uma confirmação através da imagem refletida esperando uma resposta do irmão. O mesmo ainda não sabe fazer a diferenciação entre o eu e o outro.

O MENINO ESTAVA EM CONTRUÇÃO DO EU, E AINDA NÃO TINHA CONTATO COM O ESPELHO, ELE OLHA NO ESPELHO E ACHA TUDO NOVO, ELE TINHA POR IMAGEM O IRMÃO E A MÃE. E AO SE OLHAR NO ESPELHO ELE VÊ O "PRÓPRIO IRMÃO" REFLETIDO POIS AMBOS SÃO IDENTICOS. ELE AINDA NÃO SABIA DIFERENCIAR ELE DO IRMÃO.

Levando em consideração o que esta sendo estudado!

O menino viu sua imagem refletida no espelho, neste caso ele esta vendo o eu no imaginário, sua própria imagem. Mas na mente dele é a imagem do irmão.

A imagem ilustra dois meninos gêmeo de aparência igual, na mesma situação, no Memo clima, no mesmo lugar, fazendo a mesa coisa, mas com sentimentos ou ponto de vista em relação ao momento vivido. Nos faz perceber, que embora somos semelhantes e mesmo que estejamos na mesma situação, cada pessoa percebe, sente e vê a vida de uma forma única.

Citação de Ana Claudia da Silva Siqueira em fevereiro 4, 2023, 12:39 am

A imagem ilustra dois meninos gêmeo de aparência igual, na mesma situação, no Memo clima, no mesmo lugar, fazendo a mesa coisa, mas com sentimentos ou ponto de vista em relação ao momento vivido. Nos faz perceber, que embora somos semelhantes e mesmo que estejamos na mesma situação, cada pessoa percebe, sente e vê a vida de uma forma única.

Ana Claudia da Silva Siqueira

O princípio da imagem é usada para indicar uma figura , uma imagem mental ou um conjunto de opiniões de um grupo social.

Como o irmão que viu sua imagem e achou que fosse seu irmão. A imagem no espelho é a imagem da alma que muitos não tem coragem de infretar.

PreviousPage 75 of 338Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱