Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 95 of 351Next

O irmão que ficou em casa, ainda imaturo , não percebeu que o espelho refletia a sua própria imagem criando assim um estado emocional de decepção. O papel da mãe nesse momento torna-se fundamental para equilibrar o estado emocional do filho como também ajuda-lo a se conhecer.

levando em consideração que um esta pensativo e o outro esta contente pode ser que ao olhar para o espelho um dos irmaos nao tenha se agradado da imagem que ve, em contrapartido o outro acaba encontrando contentamento na imagem e na atividade que esta fazendo....

ele ainda não reconhece sua imagem quando estar em frente ao espelho.

Levando em consideração que os gêmeos nunca se separaram, parece ter havido uma condição de um irmão se "personalizar" no outro irmão, visto que o reflexo dele, idêntico ao do irmão, o confunda, levando a entender que ele não se reconhecia enquanto ser independente, a ponto de considerar e entender que o reflexo de sua imagem era só o seu irmão, anulando sua existência.

O gêmeo ainda não consegue se distinguir na sua própria imagem, por ser idêntica a do irmão, ele vê no seu reflexo o outro. A família precisa começar a trabalhar a singularidade de cada um bem como as pequenas diferenças físicas que os distingue, pois mesmo em gêmeos idênticos há  pequenos sinais físicos que os tornam diferentes.

Nesta situação os irmãos nunca tinha se separado, sempre fazendo algo juntos. Até o momento que o irmão ficou a fastado dele foi quando ele se sentiu só, por que a mãe não ensinou as crianças a seres independente um do outro, e por conta disse ao sentir falta da companhia do irmão ele pode ter se sentindo abandonado.

A ligação ultra uterina e muito forte talvez podesse motivo o sentimento de está faltando algo, e que o irmão o abandonou. Eu indicaria para a mãe a incentivar as crias a criar sua indentidade própria a não ser dependente da companhia do outro.

A ligação dos irmãos são fortes, no momento do ''distanciamento'' surge o ocorrido do seu proprio reflexo no espelho, por conta da ligação entre os dois, pensou que estava com o irmão ali na sua presença.

sugestão para a mãe, trabalhar a personalidade dos irmaos, o se descobrir, se conhecer.

Como dito no texto do desafio, é apresentado um estado de desamparo em que a criança passa ao nascer, e necessita de auxilio da mãe para ser inserido ao mundo já existente. Na foto demonstra que os gêmeos possivelmente não receberam o mesmo amparo, enquanto um se mostra alegre mediante a exposição a um cachorrinho, o outro se mostra apreensivo, provavelmente tentando entender a razão pela qual seu irmão está feliz com isso e ele não.

É nítida a falta de clareza de que não são duas pessoas , apesar da necessidade de todo ser humano tem desse espelhamento. E não conseguiu diferenciar o reflexo no espelho e a realidade de se ter uma outra pessoa semelhante a ele. Faz nos refletir muito sobre o assunto. Que ainda não tinha a consciência presente , que o permitisse distinguir o real do reflexo.

A projeção do gemelar que ficou em casa na referida ausência. Usando como base a teoria do estádio do espelho de Lacan.

PreviousPage 95 of 351Next