Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 110 of 234Next
a partir do que Freud fala sobre o narcisismo, ou seja, atitudes do sujeito que se origina do afastamento da libido do mundo externo e seu direcionamento ao ego, a esquizofrenia seria o "protótipo do narcisismo", porém em um grau muito mais elevado.
Citação de Elmo Alexandre Andrade Maximo em novembro 9, 2021, 12:10 pm

A esquizofrenia hoje sabemos que é o excesso de dopamina no cerebro que induz a fantasia de ser presidente dos EUA, ela não tem cura , mas tem medicação porque o objetivo da ciência hoje é dar o minino de conforto aos seus pacientes que sofrem.

 

são exemplos: megalomania e hipocondria.

Embora nõ seja um mecanismo especifíco da psicose, o individo que afasta-se dos objetos externos - ou cenário externos- se desconectando  com a realidade ,no que tange á libido o individo com pensamentos hiper centrados a si mesmo, conjuntos ou não de pensamentos paranóides  mais comuns nos casos de hipocondria, e /ou pensamentos nacísicos mas comuns nos casos de megalomania.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.

A regressão da libido para o ego com sua retirada do objeto,remonta ao mecanismo mais primitivo na constituição do eu,o narcisismo primário evidenciado pela crença na magia das palavras, onipotência do pensamento.

A megalomania,ao se considerar presidente dos Estados Unidos evidência a não ligação com a realidade objetiva.

 

 

A id emite o desejo que necessita se realizar , sendo a esquizofrenia  um desvio de interrese ou megalomania , quando a libido  se encontra afastada  ao uma ação da Id que o Ego nao pode remitrir , trocando o desejo p/ outra pessoa ou objetvo, havendo a troca de imagem/ personalização de algo que nao corresponde a si mesma .

Os esquizofrênicos costuma ter pouca personalidade e então entram num mundo de fantasias onde se acham superiores a qualquer outra pessoa, se achando grande ou maior em tudo dentro de um personagem que ele criou na mente.

Do ponto de vista psicológico, o conceito de Eu está dentro da teoria da psicanálise fundamentada por Freud. O Eu é uma parte da personalidade que é expressa através do princípio da realidade e exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego1O Eu envolve a capacidade de reflexão, tomada de decisões e integração das diferentes partes da personalidade2Segundo a psicanálise, o conceito do Eu e da personalidade está relacionado à estrutura da mente humana e aos processos psíquicos envolvidos no desenvolvimento e funcionamento do indivíduo3.

Existe uma troca de percepção da realidade, onde o indivíduo substitui a sua personalidade, desencadeando a falta de libido pela realidade e pelas pessoas e a vivência em um mundo particular.

Em relação à segunda questão, trata-se de um traço de narcisismo, ainda que primário.

Na esquizofrenia , a regressão da libido passa pelo narcisismo dando origem  aos fenômenos megalomaníacos , mas ela se estende ainda mais e retorna ao auto erotismo infantil no mais " completo abandono do amor objetal" ou seja Freud de refere ao narcisismo primário.

PreviousPage 110 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱