Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 111 of 268Next

Com a falta da libido a pessoa passa a viver num mundo paralelo que trás conforto da realidade que a pessoa quer fugir.

Um dos exemplos práticos da causa da esquizofrenia acontece na Dependência Química. A casos em que o dependente na luta pela sobriedade busca o mundo dentro da sua realidade. Mais seguindo o impulso ( id) ele volta para a ativa. Com o passar dos anos dentro dessa dinâmica de recaídas, seu organismo despreza a libido. Pois devido as consequências e sequelas, ele perde a autonomia da sua vontade.Esquizofrenia.

Visão de realidade destorcida, um indivíduo que acredita como real a sua imaginação.

A esquizofrenia, produz excesso de dopamina cerebral e isso leva o indivíduo a ter visões completamente distorcidas da realidade, além de um senso de perseguição constante. Segundo as teorias freudianas sobre a personalidade, podemos considerar ainda que um indivíduo esquizofrênico pode ter desenvolvido conflitos em todas as fases (oral, anal, fálica, latência e genital) e esses conflitos não resolvidos, juntamente com outras desordens desenvolvidas pelo aparelho psíquico, originou o comportamento esquizofrênico Podemos considerar ainda que no indivíduo com esquizofrênica, os mecanismos de defesa do ego, citados por Freud, não apresentam respostas positivas. Embora seja um transtorno considerado incurável pela ciência, atualmente existem tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente que possui esse transtorno.

A pessoa sairia da realidade.

A perca de identidade própria faz com que o individúo busque encontrar sua identidade fora de si isto é em outro.

Na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal".

Quando a libido não é voltada aos objetos externos, volta-se ao próprio eu. Este é um processo de introversão como um mecanismo de defesa.

O eu primário e fundamental segundo Freud é o ID onde está a fonte da libido e com a relação com os cuidadores e o mundo externo surge o ego . No caso da libido perder a conexão com o mundo externo ,nada há vindo deste que possa conectar-se ao mundo interno da fantasia e das pulsões afim criar um elo para a realidade e assim um novo comportamento.

Freud aponta para a compreensão de como a energia psíquica (libido) é redirecionada e como os mecanismos de repressão e dissociação podem estar envolvidos no contexto da esquizofrenia, contribuindo para o entendimento dos processos psíquicos subjacentes a essa condição.

PreviousPage 111 of 268Next