Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 140 of 203Next

A constituição do "eu" parece remeter a imaginação infantil até, por muitas vezes se negando a aceitar alguma negativa na vida, e buscando através do imaginário viver algo que tenha de certa forma sido impedido de se realizar num momento passado em que se desejou algo.

Esse desinvestimento na realidade externa é o redirecionamento da libido para o mundo interno do indivíduo que constribuiram pra os sintomas da esquizofrenia.

 

A falta do libido em uma pessoa tende a ter processos mentais bem sérios, pois com a falta do mesma a pessoa fica em um estado fictício em sua mente e preso a pensamentos de estagnação e ilusório.

Na esquizofrenia o sujeito volta ao estado de narcisismo, e a libido é então voltada totalmente para o Eu abandonando assim qualquer interesse nos objetos externos. Os delírios de grandeza são na verdade uma tentativa de cura usando a  reconstrução do mundo externo através da imaginação.

A troca de libido, consiste  na troca da "personalidade", sendo transferida ao esquizofrênico como parte desse individuo, o que é totalmente fora da realidade, ele acredita com todas as forças que é determinada celebridade ou líder de estado, fugindo completamente da sua verdade consciente.

Freud as relata como referência para teorizar o libido. A esquizofrenia é vista como o distanciamento da libido do mundo exterior, de pessoas e de coisas. Em consequência dessas modificações torna-se inacessível a influencia da psicanálise no sentido de cura, pois o individuo estará preso a um mundo imaginário.

Essas instâncias comportam as experiências pessoais de cada um e expressam o estádio de desenvolvimento que está no momento. Em decorrência disso,
o psicólogo investiga a história pessoal em relação à história dos familiares
e dos demais grupos sociais, os quais também se inscrevem nos valores e
crenças da sociedade que nos cerca

Vejo que Freud, percebe que nao podemos Confrontar um esquizofrênico com a Realidade visto que ele esta vivendo uma Fantasia que pra ele é real e absoluta, ele procura um mecanismo de substituição, neste caso o Id está Dominando o pisiquico. Afastando ele da Libido, ele poderar entrar em um modo inicial ( Desacelerar a situaçao )  aonde poderá ser moldado a Realidade.

Freud se refere ao mecanismo primário do narcisismo e à pulsão recalcada que  originou a neurose do paciente realmente acreditar ser o presidente dos EUA

"Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como conseqüência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. É importante retomar a afirmação de Freud, no ?Caso Schreber?, no qual escreve que o desligamento da libido do mundo externo não é um mecanismo específico da psicose. Na vida cotidiana, as pessoas desligam a libido do mundo externo a todo o momento, sem, no entanto, adoecerem. Isso porque, assim que a libido é retirada, logo é reinvestida novamente em outros objetos. Na psicose, a libido retirada dos objetos externos não é imediatamente reinvestida, mas retorna a pontos específicos do desenvolvimento libidinal e a eles se fixa, dando origem aos sintomas megalomaníacos e hipocondríacos."

PreviousPage 140 of 203Next