Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 146 of 205Next

A libido torna- se voltada para ele mesmo. Acho que o id, o ego e o superego não estão em bom funcionamento, prejudicando sua personalidade.

Na esquizofrenia o doente vive em em mundo paralelo , onde o eu  fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica , afastando assim , o seu Eu da realidade .

Freud nos traz que os conflitos e ansiedades gerados durante a dinâmica de desenvolvimento da personalidade obrigam o corpo/mente a dar conta do desconforto e desprazer vivenciados. Então, o ego passa a operar mecanismos de defesa, que passam a excluir da consciência as memórias/conteúdos indesejáveis para proteger o aparelho psíquico. Assim, o ego passaria a dissimular ou suprimir inconscientemente a percepção de perigo interno, alterando a percepção da realidade do sujeito, se utilizando de mecanismos de repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa. E conforme (FELDMAN, 2015), quando utilizados de forma excessiva, podem gerar transtornos mentais, dentre os quais as neuroses, conforme denominado por Freud. Onde, na concepção psicanalítica, a esquizofrenia seria gerada por neuroses fóbicas ou obsessivo-compulsivas, afastando o "EU" da realidade, devido a sua não estruturação, que fragmentado poderá levar o psicótico a uma organização pulsional autoerótica.

É redirecionada para a megalomania, para a sua mania de grandeza.

narcisismo primário.

alteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.

A conclusão é que ela seria dirigida para o ego, sendo denominada dessa forma de narcisismo.  Existe a ideia de uma libido original do ego, porém esse ego precisa ser desenvolvido e é inicialmente, como sabemos, um ego corporal, encontrando-se nessa fase num estado de autoerotismo. Freud deixa claro que é preciso uma ação específica, a qual ele chama de nova ação psíquica.

LUZIA GUIMARAES LIMA has reacted to this post.
LUZIA GUIMARAES LIMA

Acredito que Freud estava se referindo a sintomas iniciais do narcisismo, onde o esquizofrênico pressupõe-se que a vida se trata apenas por sua primeira pessoa, se alienando de todos os meios interativos, sociais e de suas libidos.

No caso da esquizofrenia, (...), fomos levados à suposição de que, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não procura um novo objeto e refugia-se no ego; isto é, que as catexias objetais são abandonadas, restabelecendo-se uma primitiva condição de narcisismo de ausência de objeto. (FREUD, 1915/1996.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Como foi visto ,a libido quando afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.Ele acredita portanto que é o Presidente dos EUA,buscando essa identidade :crê na magia das palavras , no pensamento onipotente  e autossuficiência portanto.

 

 

Existência do equilíbrio controlada pelo ego faz com quer para o esquizofrênico sinta prazer em ser o presidente como forma de alivia tensão daí essa formação de ser o presidente como forma de realiza seu desejo de uma forma alucinada e imaginaria que segundo Hall,Lindsey e campbelll essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id

PreviousPage 146 of 205Next