Desafio - Módulo III
Citação de ROSANA HELENA JORDANO em fevereiro 4, 2024, 2:00 pmA libido torna- se voltada para ele mesmo. Acho que o id, o ego e o superego não estão em bom funcionamento, prejudicando sua personalidade.
A libido torna- se voltada para ele mesmo. Acho que o id, o ego e o superego não estão em bom funcionamento, prejudicando sua personalidade.
Citação de Adriana Veronese em fevereiro 4, 2024, 2:06 pmNa esquizofrenia o doente vive em em mundo paralelo , onde o eu fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica , afastando assim , o seu Eu da realidade .
Na esquizofrenia o doente vive em em mundo paralelo , onde o eu fragmentado leva o psicótico a uma organização pulsional autoerótica , afastando assim , o seu Eu da realidade .
Citação de Rafaela Zulmira em fevereiro 5, 2024, 7:09 pmFreud nos traz que os conflitos e ansiedades gerados durante a dinâmica de desenvolvimento da personalidade obrigam o corpo/mente a dar conta do desconforto e desprazer vivenciados. Então, o ego passa a operar mecanismos de defesa, que passam a excluir da consciência as memórias/conteúdos indesejáveis para proteger o aparelho psíquico. Assim, o ego passaria a dissimular ou suprimir inconscientemente a percepção de perigo interno, alterando a percepção da realidade do sujeito, se utilizando de mecanismos de repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa. E conforme (FELDMAN, 2015), quando utilizados de forma excessiva, podem gerar transtornos mentais, dentre os quais as neuroses, conforme denominado por Freud. Onde, na concepção psicanalítica, a esquizofrenia seria gerada por neuroses fóbicas ou obsessivo-compulsivas, afastando o "EU" da realidade, devido a sua não estruturação, que fragmentado poderá levar o psicótico a uma organização pulsional autoerótica.
Freud nos traz que os conflitos e ansiedades gerados durante a dinâmica de desenvolvimento da personalidade obrigam o corpo/mente a dar conta do desconforto e desprazer vivenciados. Então, o ego passa a operar mecanismos de defesa, que passam a excluir da consciência as memórias/conteúdos indesejáveis para proteger o aparelho psíquico. Assim, o ego passaria a dissimular ou suprimir inconscientemente a percepção de perigo interno, alterando a percepção da realidade do sujeito, se utilizando de mecanismos de repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa. E conforme (FELDMAN, 2015), quando utilizados de forma excessiva, podem gerar transtornos mentais, dentre os quais as neuroses, conforme denominado por Freud. Onde, na concepção psicanalítica, a esquizofrenia seria gerada por neuroses fóbicas ou obsessivo-compulsivas, afastando o "EU" da realidade, devido a sua não estruturação, que fragmentado poderá levar o psicótico a uma organização pulsional autoerótica.
Citação de emanuellezs em fevereiro 6, 2024, 3:30 pmÉ redirecionada para a megalomania, para a sua mania de grandeza.
É redirecionada para a megalomania, para a sua mania de grandeza.
Citação de Mailane de Souza Freire em fevereiro 6, 2024, 6:36 pmalteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.
alteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.
Citação de Edna Maria dos Santos Barbosa em fevereiro 7, 2024, 1:29 pmA conclusão é que ela seria dirigida para o ego, sendo denominada dessa forma de narcisismo. Existe a ideia de uma libido original do ego, porém esse ego precisa ser desenvolvido e é inicialmente, como sabemos, um ego corporal, encontrando-se nessa fase num estado de autoerotismo. Freud deixa claro que é preciso uma ação específica, a qual ele chama de nova ação psíquica.
A conclusão é que ela seria dirigida para o ego, sendo denominada dessa forma de narcisismo. Existe a ideia de uma libido original do ego, porém esse ego precisa ser desenvolvido e é inicialmente, como sabemos, um ego corporal, encontrando-se nessa fase num estado de autoerotismo. Freud deixa claro que é preciso uma ação específica, a qual ele chama de nova ação psíquica.
Citação de Ana Luiza Furlan em fevereiro 7, 2024, 7:34 pmAcredito que Freud estava se referindo a sintomas iniciais do narcisismo, onde o esquizofrênico pressupõe-se que a vida se trata apenas por sua primeira pessoa, se alienando de todos os meios interativos, sociais e de suas libidos.
Acredito que Freud estava se referindo a sintomas iniciais do narcisismo, onde o esquizofrênico pressupõe-se que a vida se trata apenas por sua primeira pessoa, se alienando de todos os meios interativos, sociais e de suas libidos.
Citação de karlabdmagalhaes@gmail.com em fevereiro 7, 2024, 11:31 pmNo caso da esquizofrenia, (...), fomos levados à suposição de que, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não procura um novo objeto e refugia-se no ego; isto é, que as catexias objetais são abandonadas, restabelecendo-se uma primitiva condição de narcisismo de ausência de objeto. (FREUD, 1915/1996.
O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Como foi visto ,a libido quando afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.Ele acredita portanto que é o Presidente dos EUA,buscando essa identidade :crê na magia das palavras , no pensamento onipotente e autossuficiência portanto.
No caso da esquizofrenia, (...), fomos levados à suposição de que, após o processo de repressão, a libido que foi retirada não procura um novo objeto e refugia-se no ego; isto é, que as catexias objetais são abandonadas, restabelecendo-se uma primitiva condição de narcisismo de ausência de objeto. (FREUD, 1915/1996.
O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Como foi visto ,a libido quando afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.Ele acredita portanto que é o Presidente dos EUA,buscando essa identidade :crê na magia das palavras , no pensamento onipotente e autossuficiência portanto.
Citação de LUZIA GUIMARAES LIMA em fevereiro 8, 2024, 12:38 amExistência do equilíbrio controlada pelo ego faz com quer para o esquizofrênico sinta prazer em ser o presidente como forma de alivia tensão daí essa formação de ser o presidente como forma de realiza seu desejo de uma forma alucinada e imaginaria que segundo Hall,Lindsey e campbelll essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id
Existência do equilíbrio controlada pelo ego faz com quer para o esquizofrênico sinta prazer em ser o presidente como forma de alivia tensão daí essa formação de ser o presidente como forma de realiza seu desejo de uma forma alucinada e imaginaria que segundo Hall,Lindsey e campbelll essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱