Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 152 of 205Next

O indivíduo esquizofrênico cria para si seu próprio mundo, seu próprio modo de viver sustentando e aflorando o Id, que se torna o seu mestre, ele vive apenas para a realização de seus desejos primitivos e instintos de satisfação imediata, a verdade projetada dentro de si é a verdade absoluta que não permite contestações ou mudanças, o ego e o superego perdem, quase que por completo, o seu espaço de atuação.

O ID se sobrepõe em compensação ao ego, e nesse momento também existe uma grande parte que está "presa" no processo primário.

Neste sentido, a esquizofrenia pode fazer com que a pessoa se desconecte dos estímulos externos , como relacionamentos interpessoais e também a expressão sexual.

Sigmund Freud,  a esquizofrenia está relacionada a um afastamento da libido dos objetos externos. Na visão freudiana, a libido é uma energia psíquica associada ao impulso sexual e ao desejo. Em condições normais, essa libido está direcionada para objetos externos, como outras pessoas ou atividades.

Freud acreditava que, na esquizofrenia, a libido é retirada dos objetos externos e voltada para o mundo interno do indivíduo. Ele descreveu esse processo como um retorno do investimento libidinal para o ego. Essa retirada da libido dos objetos externos poderia resultar em uma desconexão com a realidade e uma ênfase no mundo interno do indivíduo, como é o caso da pessoa que acredita ser o presidente dos Estados Unidos e em sua mente isso é a verdade.

Boa TARDE!

Um dos mecanismos psicológicos base, que Freud identificou  para o desenvolvimento do narcisismo é a "fixação" que se desenrola durante a fase inicial do desenvolvimento psicossexual que está na fase Oral e Fase Anal, onde segundo Freud (1856-1939), a fixação ocorre quando uma pessoa fica retida em uma fase particular do desenvolvimento psicossexual devido a conflitos não resolvidos, e no caso do narcisismo, uma fixação na fase oral ou na fase anal pode levar ao desenvolvimento de traços narcisistas na idade adulta.

Neurose é um transtorno mental produzida pela ansiedade, é um excesso de defesa mental para esconder os impulsos inconcebíveis.

O afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria.
Freud afirma que o desligamento da libido do mundo externo não é um mecanismo específico da psicose; Assim que a libido é retirada, logo é reinvestida novamente em outros objetos.

A troca da libido, faz a pessoa com esquizofrenia viva a ilusão de ser o presidente e permaneça nesta ilusão e não ha nada que o faça mudar de idéia.

Sem a libido o paciente esquisofrenico, vive a ilusão que ele mesmo criou e nada faz com que ele mude o pensamento.

A falta da libido no ego é um sentimento desprazeroso, aumentando a tensão e os delírios.

PreviousPage 152 of 205Next