Desafio - Módulo III
Citação de Michele Clair em março 1, 2024, 8:05 pmEu entendo que o esquizofrênico possui soluções ou seja sintomas que não sugerem a necessidade de buscar identificar desejos reprimidos pq o psicótico foraclui.
Eu entendo que o esquizofrênico possui soluções ou seja sintomas que não sugerem a necessidade de buscar identificar desejos reprimidos pq o psicótico foraclui.
Citação de heilenemesquita367@gmail.com em março 1, 2024, 9:39 pmACONTECE UMA TROCA, UMA FORMA DE FUGIR DA REALIDADE
ACONTECE UMA TROCA, UMA FORMA DE FUGIR DA REALIDADE
Citação de Joelina Amaral de Souza Caldeira em março 1, 2024, 9:58 pmA falta de percepção do individuo no que tange o contexto pessoas e coisas, pode causar um sentimento confuso nele próprio , a ponto de só lhe sobrar a invenção em sua imaginação de ser alguém importante no contesto social, que só sobra a criação ou copia de personagens para atuarem través destas mascaras no palco da vida. Tendo falsas emoções, criando memórias que não são suas, tentando viver a vida do outro por não se perceber em seu próprio mundo. Por que no meu entendimento, você acreditar ser alguém que de fato você não é, e se afastar da realidade por não ter libido destinado para pessoas e coisas do mundo externo é realmente se tornar inacessível. Pois de acordo com as teorias de Freud, a libido é a energia que está na base das transformações da pulsão sexual, energia vital.
A falta de percepção do individuo no que tange o contexto pessoas e coisas, pode causar um sentimento confuso nele próprio , a ponto de só lhe sobrar a invenção em sua imaginação de ser alguém importante no contesto social, que só sobra a criação ou copia de personagens para atuarem través destas mascaras no palco da vida. Tendo falsas emoções, criando memórias que não são suas, tentando viver a vida do outro por não se perceber em seu próprio mundo. Por que no meu entendimento, você acreditar ser alguém que de fato você não é, e se afastar da realidade por não ter libido destinado para pessoas e coisas do mundo externo é realmente se tornar inacessível. Pois de acordo com as teorias de Freud, a libido é a energia que está na base das transformações da pulsão sexual, energia vital.
Citação de Thamires Moreira de Souza em março 2, 2024, 1:29 pmParece um impulso vindo do I’d que idealiza uma vida diferente, e o ego acata e se mantém nesse personagem, e a esquisofrênia sendo uma alteração hormonal, um excesso de dopamina no cérebro faz esse processo acontecer , pois se consegue o “prazer ” o alívio das tensões se mantendo nesse estado irreal e ilusório.
Parece um impulso vindo do I’d que idealiza uma vida diferente, e o ego acata e se mantém nesse personagem, e a esquisofrênia sendo uma alteração hormonal, um excesso de dopamina no cérebro faz esse processo acontecer , pois se consegue o “prazer ” o alívio das tensões se mantendo nesse estado irreal e ilusório.
Citação de Angela Pereira Rodrigues em março 2, 2024, 1:41 pmRefere-se aos mecanismos de defesa que são eles: a repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa que podem ser utilizados de forma ampla e variada.
Refere-se aos mecanismos de defesa que são eles: a repressão, regressão, deslocamento, racionalização, negação, projeção, sublimação e formação reativa que podem ser utilizados de forma ampla e variada.
Citação de Nathalia Rios Goncalves da Silva em março 2, 2024, 3:36 pmCitação de Claiton em outubro 29, 2021, 5:01 pmA troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
Citação de Claiton em outubro 29, 2021, 5:01 pmA troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
Citação de Renata Mazer em março 2, 2024, 3:43 pmQuando deparado com uma situação insuportavel não se reconhece mais, sua imagem fica prejudicada. Trazendo desvios no caso cria uma imagem (do presidente) se prendendo a irrealidade
Quando deparado com uma situação insuportavel não se reconhece mais, sua imagem fica prejudicada. Trazendo desvios no caso cria uma imagem (do presidente) se prendendo a irrealidade
Citação de Nathalia Rios Goncalves da Silva em março 2, 2024, 4:29 pmCitação de Claiton em outubro 29, 2021, 5:01 pmA troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
Citação de Claiton em outubro 29, 2021, 5:01 pmA troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
Citação de Luciano Campos Tardock em março 4, 2024, 1:53 pmQuando falamos sobre a questão da líbido e dos casos de esquizofrenia, precisamos perceber qual o movimento que a líbido faz. Primeiro precisamos entender que a líbido, como vontade, desejo, está lá em algum ponto, uma vez que a líbido não pode ser redutível. No caso da esquizofrenia, essa energia se desloca para o eu no que tange o deslocamento da realidade com um dobrar-se sobre si mesmo e com a predominância de uma vida interior entregue às produções pautadas nessa fantasia pulsional, como afirma Laplanche e Pontalis, em seu Vocabulário da Psicanálise (1988).
Quando falamos sobre a questão da líbido e dos casos de esquizofrenia, precisamos perceber qual o movimento que a líbido faz. Primeiro precisamos entender que a líbido, como vontade, desejo, está lá em algum ponto, uma vez que a líbido não pode ser redutível. No caso da esquizofrenia, essa energia se desloca para o eu no que tange o deslocamento da realidade com um dobrar-se sobre si mesmo e com a predominância de uma vida interior entregue às produções pautadas nessa fantasia pulsional, como afirma Laplanche e Pontalis, em seu Vocabulário da Psicanálise (1988).
Citação de Marcos Antonio Duarte Silva em março 4, 2024, 2:06 pmSe ocorrer um excesso, de libido, a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar as fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. No pensamento de Freud, parece só ter havido, a retirada da libido, sem contudo, substituí-las por outra fantasia. Não havendo esta substituição, não há intronizado a tentativa de recuperação, para conduzir a libido de volta a objetos.
Se ocorrer um excesso, de libido, a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar as fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos. No pensamento de Freud, parece só ter havido, a retirada da libido, sem contudo, substituí-las por outra fantasia. Não havendo esta substituição, não há intronizado a tentativa de recuperação, para conduzir a libido de volta a objetos.