Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 158 of 292Next

Na esquizofrenia, o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.” (FREUD, 911/1996, p.83)

Segundo que eu aprendi que é um fator irreversível, que a psicanálise nada pode fazer pois o indivíduo não procura mudanças pois de fato acredita ser quem ele diz ser .

A libido nesse caso se desloca do objeto para si e faz com que a pessoa se torne o ponto principal, alterando assim seu senso de realidade, de percep;'ao do mundo e dos fatos a sua volta. Isso acontece como um mecanismo de defesa que não volta ao ponto natural da mente

A mente desestruturada não consegue formar a imagem real do seu Eu, e esse individuo sem sua personalidade formada, perde o interesse pela coisas reais, levando a mente humana incorporar uma nova personalidade.

Com sua imagem pessoal fragmentada, o paciente esquizofrênico se vê entregue as pulsões do ID, como as instâncias se dinamizam, o paciente coleta estímulos do ego para moldar o seu "eu" ideal. A psicanálise através da técnica de transferência, tentar trazer o líbido para pessoas e objetos, com cenários da vida real do paciente como; bairro onde mora, ruas, pessoas públicas e acontecimentos, inserindo-os na fantasia do indivíduo, no qual o paciente se espelha, nesse caminho a associação livre o levará ao confronto com o seu "eu" social.

De acordo com Freud, o desenvolvimento libidinal na esquizofrenia é um processo complexo, pois Freud considera que o desprazer resulta de um grau elevado de tensão. Isso confirma a ideia de que a libido, ao retornar sem a mediação da fantasia, é vivida como um excesso no corpo. Ele aborda duas vertentes na esquizofrenia: a "megalomania" (sentimento de grandeza) e a "hipocondria" (preocupação excessiva com a saúde física). Na condição de megalomania o indivíduo se sente acima de tudo e todos e vivencia essa realidade com todos os sentimentos que a ela competem, já na condição de hipocondria o indivíduo se sente frágil e em extremo estado de cuidados pois acredita piamente que sua condição física está por um fio!  O emprego libidinal está no cerne dos mecanismos de adoecimento e recuperação da esquizofrenia.

Boa tarde!

Essa é uma questão complexa, como a própria psicanálise o é. Ao que parece Freud crava a incurabilidade da esquizofrenia justamente pela psicanálise não acessar a segunda premissa da doença, a saber, a falta de interesse às questões externas. A mente humana e sua complexidade, ainda é território pouco explorado apesar dos esforços de Freud  e tantos outros. É inquestionável que houveram avanços mas está longe de ter sido decifrada. Penso que o próprio Freud reconhecia que não há certezas em psicanálise, dai o fato de ser um tratamento longo, as vezes, sem fim.

Parece que Freud está apontando para o mecanismo de defesa conhecido como "retraimento da libido". Ele sugere que na esquizofrenia, ocorre uma retirada da energia psíquica do mundo externo, levando a uma sensação de grandeza e um distanciamento da realidade. A menção à dificuldade da psicanálise em influenciar ou curar essa condição específica indica os desafios enfrentados nesses casos.

A mania de grandeza e o desvio de interesse do mundo externo criou uma ilusão no paciente. Criou um mundo somente seu, acreditando que é presidente dos Estados Unidos e se comportando como tal. A troca da libido levou o paciente a trocar sua percepção buscando adotar outra personalidade para sua vida não se importando com o mundo externo.

O eu, em seu narcisismo primário, não tem capacidade de modificar os prazeres do id em contato com a realidade. Assim, o esquizofrênico tem suas pulsões voltadas para si, como objeto de prazer. Consiste na não estruturação do eu.

O indivíduo substitui a percepção real e fatídica por algo de acordo com seu próprio pensamento ou vontade. Ele gera um ambiente e situação social de forma que aquilo se torne sua realidade.

PreviousPage 158 of 292Next