Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 168 of 204Next

A libido, que normalmente estaria investida em objetos externos — pessoas, coisas, ou atividades que nos conectam com o mundo externo — é retirada desses objetos e reinvestida no próprio ego. Isso me parece um processo de narcisismo

Com base nos estudos apresentados sobre a constituição do eu, o referido caso se refere ao mecanismo narcísico.

Libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo.

O que acontece com a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia ?

No meu ponto de vista a libido foi afastada porque o esquizofrenico ele não tem controle emocional. Não tem vida social, não sabe segurar a onda dele. E importante destacar que um sorriso, uma gargalhada, uma brincadeira, pode desencadear o gatilho da libido.

 

Nesse caso, de acordo com a teoria de Freud, o indivíduo vive á base do Id sem a regulação do Ego para diferenciar o imaginário do mundo real e, também desregulação no Superego porque os valores moraes e culturais estão em desconformidade com a realidade

Freud, no meu ponto de vista, se refere a esquizofrenia como uma defesa inconsciente, ainda que seja dito que a sublimação possua o sentido de esquiva para uma aceitação social.

Dá-se a consequente manifestação narcisica pelo fato do id direcionar essa resposta para o ego.

Em resposta ao exercício no qual o indivíduo esquizofrênico se desconectou com a realidade e se enxerga como sendo realmente o presidente dos EUA, já apresentando sintomas delirantes ligados à grandeza o afastando cada vez mais da realidade do mundo externo de sua própria vida, o que analiso que o indivíduo vivencia o mecanismo de defesa Spaltung, que é a cisão do ego ao qual ocorre a separação da realidade palpável e da realidade psíquica.

O movimento libidinal em torno do eu se torna complexo, levando a criança a abandonar o narcisismo primário , enfrentando um ideal inimaginável e irrealizavel .

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Creio que seja a falta do ego pois é ele que  nos conecta com a realidade.

Quando o paciente estar fora da realidade  a psicanálise  não  pode ajudar pois não adiantará confronta-lo.

Freud,descreveu muito bem a esquizofrenia ( trata-se de uma mania de grandeza).... muitos até tem a tal síndrome Napoleonica.

PreviousPage 168 of 204Next