Desafio - Módulo III
Citação de gabriely em abril 19, 2024, 12:17 amAcredito que a falha seja na formação do ego/superego dessa pessoa - ainda no processo primário, como não tem sua libido em diálogo com a realidade externa e essa libido/pulsão é ser o comandante do 'mundo livre', o presidente dos EUA, ele, ao prescindir a realidade e estar além de gratificação ou punição parental/externa (superego), ele se rende a uma espécie de mecanismo de defesa desse 'outro mundo', o externo, e acredita ser tudo o que se diz/pensa, impulsionado talvez, por um id, de certa forma, irrefreável.
Acredito que a falha seja na formação do ego/superego dessa pessoa - ainda no processo primário, como não tem sua libido em diálogo com a realidade externa e essa libido/pulsão é ser o comandante do 'mundo livre', o presidente dos EUA, ele, ao prescindir a realidade e estar além de gratificação ou punição parental/externa (superego), ele se rende a uma espécie de mecanismo de defesa desse 'outro mundo', o externo, e acredita ser tudo o que se diz/pensa, impulsionado talvez, por um id, de certa forma, irrefreável.
Citação de ARON OSSAMU IVAMA em abril 19, 2024, 3:00 amEle está falando sobre o ego constituido a partir do contato com a realidade e a perda entre a realidade, a vida é pesada demais para ser suportada pelo paciente e com isso ele não mais retorna a ela.
Ele está falando sobre o ego constituido a partir do contato com a realidade e a perda entre a realidade, a vida é pesada demais para ser suportada pelo paciente e com isso ele não mais retorna a ela.
Citação de Cassia Maria de Jesus Silva em abril 19, 2024, 4:38 amDe acordo com o material disponibilizado, trata-se do Princípio do prazer , ligado a libido-ID.
“...Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário.” No caso da referida questão, a resposta se adequa o processo primário. “Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário.” Segundo Hall, Lindzey e Campbell (2007, p. 54), “essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id”.
De acordo com o material disponibilizado, trata-se do Princípio do prazer , ligado a libido-ID.
“...Para sentir prazer e livrar-se da dor, o id tem sob seu controle dois processos: as ações reflexas e o processo primário.” No caso da referida questão, a resposta se adequa o processo primário. “Para aliviar a tensão, forma uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo primário.” Segundo Hall, Lindzey e Campbell (2007, p. 54), “essas imagens mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id”.
Citação de Vitor Manuel Martins de Moura em abril 19, 2024, 4:13 pmTrata-se de uma situação que merece profunda reflexão, pois se por uma lado a pessoa com esquizofrenia manifesta melogamia e desinteresse por pessoas ou coisas, por outro lado assume a máscara de uma pessoa e de uma grandeza imaginária.
Trata-se de uma situação que merece profunda reflexão, pois se por uma lado a pessoa com esquizofrenia manifesta melogamia e desinteresse por pessoas ou coisas, por outro lado assume a máscara de uma pessoa e de uma grandeza imaginária.
Citação de Bruna Cibulski Ghisleri em abril 19, 2024, 6:13 pmCom o intuito de sentir prazer e livrar-se da dor, o id adotou o PROCESSO PRIMÁRIO, onde para afastar a tensão cria um imaginário alucinatório.
Com o intuito de sentir prazer e livrar-se da dor, o id adotou o PROCESSO PRIMÁRIO, onde para afastar a tensão cria um imaginário alucinatório.
Citação de solsales1903@gmail.com em abril 19, 2024, 7:33 pmPelo que entendi, parece que passa-se a viver num mundo paralelo.
Pelo que entendi, parece que passa-se a viver num mundo paralelo.
Citação de MARCOS SANTOS DE OLIVEIRA em abril 20, 2024, 2:45 amTendo em mente as formas de organização pulsional observa-se que o esquizofrênico se encontra em uma organização pulsional auto-erótica, com um investimento libidinal voltado para o eu, mas um investimento em um eu primário, um eu corporal, visto que este é o primeiro eu a ser formado. “Com o parafrênico, ele parece realmente ter retirado sua libido de pessoas e coisas do mundo externo, sem substituí-las por outras na fantasia.
Tendo em mente as formas de organização pulsional observa-se que o esquizofrênico se encontra em uma organização pulsional auto-erótica, com um investimento libidinal voltado para o eu, mas um investimento em um eu primário, um eu corporal, visto que este é o primeiro eu a ser formado. “Com o parafrênico, ele parece realmente ter retirado sua libido de pessoas e coisas do mundo externo, sem substituí-las por outras na fantasia.
Citação de pamelafrancini em abril 20, 2024, 6:14 pmFreud nos mostra que não há cura, mas há um acompanhamento para que possamos tornará vida de uma pessoa esquizofrênica mais leve e mais tranquila, mesmo ela vivendo fora da realidade atual.
Freud nos mostra que não há cura, mas há um acompanhamento para que possamos tornará vida de uma pessoa esquizofrênica mais leve e mais tranquila, mesmo ela vivendo fora da realidade atual.
Citação de Dario Bessone em abril 20, 2024, 10:35 pmPor conta da mudança de libido, também muda a forma de intuição, aquela forma que definia a imagem foi avariada. Por conta disso a personalidade sera de transtornos e modificações, por causa disso haverá uma busca por algo fora ou externo de identificação, ou identidade.
Por conta da mudança de libido, também muda a forma de intuição, aquela forma que definia a imagem foi avariada. Por conta disso a personalidade sera de transtornos e modificações, por causa disso haverá uma busca por algo fora ou externo de identificação, ou identidade.
Citação de Fabio em abril 20, 2024, 11:54 pmO afastamento da libido do objeto, é o que se chama de represamento da libido do eu, que é sentido como um desprazer. Já o mecanismo de defesa pelo ego, que em certo grau todas as pessoas utilizam, que quando são excessivos podem levar a transtornos mentais.
O afastamento da libido do objeto, é o que se chama de represamento da libido do eu, que é sentido como um desprazer. Já o mecanismo de defesa pelo ego, que em certo grau todas as pessoas utilizam, que quando são excessivos podem levar a transtornos mentais.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱