Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 175 of 204Next

Na construção da personalidade, houve falha,o sujeito está totalmente nas pulsões do Id,de forma inconsciente e fantasiosa.o ego não o trás a consciência ,MT menos o super ego o reprime e o diz que tal ação não é ética e moral.

De acordo com o que foi lido, nossa personalidade é formada por três instâncias: id, ego, superego. Se o indivíduo não consegue se focar na realidade, provavelmente se perdeu do ego e do superego querendo apenas realizar seu delírio de ser o presidente sem linkar com a realidade, há uma fuga portanto do mundo real.

A observação de Freud esta correto na pscanalise certamente não vamos conseguir trazer um equizofrenico a realidade, com certeza um equisofrenico precisa de ajuda de medicamento para a volta da realidade principalmente por serem confrontados entrarem em crise.

Segundo o relato do texto, podemos perceber que a pessoa citada se prendeu a um conceito de grandeza de si mesmo. Uma grandeza sobre o próprio eu, que desconfigura a realidade externa. O princípio de grandeza ao eu, está relacionado ao narcisismo que se relaciona a concentração de energia ao próprio eu. Ou seja, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução se torna mais complexa com o passar do tempo.

Mecanismo de troca. Foge da realidade deixado à libido das pessoas e objetos. Devida a uma de suas características esquizofrênico, a saber, de grandeza não há o que se fazer pois a pessoa se vê grande naquilo em que acredita ser.

Os pais ajudam na formação do eu-ideal do bebê e na escolha do primeiro objeto unificado escolhido por ele: o próprio eu. Essa é a chamada fase narcisista. Após essa etapa o indivíduo deverá passar a investir sua libido em objetos externos. Na esquizofrenia, essa construção psíquica sofre abalos. O indivíduo poderá regredir, deixando de dirigir sua libido ao mundo externo, assim como apresentar megalomania, rejeição da realidade, etc. Freud explica que a perda da realidade pode ocorrer quando a pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada.

Na esquizofrenia, o afastamento da libido atrai a megalomania no paciente, fazendo com que este acredite nas mãos inimagináveis coisas. O supergo também tem grande participação, tendo em vista que o esquizofrênico se vê como uma personalidade importantíssima acima de todas as pessoas.

Neste caso, imagino que a libido refere-se à energia psíquica relacionada aos impulsos sexuais e de vida(pulsões). Quando ela se afasta dos objetos externos, resulta na diminuição do interesse ou motivação em interações sociais, relacionamentos íntimos ou atividades que poderiam gerar prazer...Uma vez que essa  libido é deslocada pode ser redirecionada para dentro(internalizada), podendo resultar no aumento do mundo interno do indivíduo, como fantasias, delírios ou alucinações. Isso acaba por contribuir para os sintomas positivos da esquizofrenia, como pensamento desorganizado, alucinações auditivas ou visuais, e devaneios.

com a mudança   ocorrera  uma de percepção do  individuo   com isso  ocorrera  uma mudança no individuo

Talvez aqui possamos relacionar com o Princípio do Prazer, em que o Id não suporta o desprazer e "prefere" o prazer da realidade psíquica ao desprazer da realidade externa. Nessa condição, não há necessidade de de ressonância entre o prazer e um objeto externo, porque a realização se dá pela "verdadeira realidade psíquica."

PreviousPage 175 of 204Next