Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 181 of 205Next

Freud escreve que o esquizofrênico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, a fez sem substituí-las por outras na fantasia, sendo assim, a libido retorna diretamente sobre o corpo. O represamento da libido no ego é sentido como desprazeroso, é o resultado de um grau elevado de tensão e é vivida como um excesso no corpo.

O afastamento da libido do mundo externo e seu direcionamento ao ego, é caracterizado por Freud como uma atitude de narcisismo.

Eu cresci na casa de meus avos e fui criada por uma tia esquizofrenica.

Ela criava e vivia numa realidade irreal, sempre enalcia tudo que fazia sendo  melhor que todos na familia. Dizia ser mulher do prefeito da cidade e amante do maior fazendeiro da regiao. As vezes era amoroza e cuidadosa com as coisas da casa, as vezes meiga gentil e amorosa outras vezes parecia um furacao quando nao se fazia o que ela queria.

Relutava em seguir tratamento medico. Mas quando tomava corretamente a medicaçao era uma pessoal totalmente diferente. A medicacao ajudava muito.

Eu lutei com a minha realidade pra nao criar um mundo de ilusoes por mais que fui educada por ela.

Freud se refere ao ID , pois a partir do momento em que o sujeito no caso um esquizofrênico perde a relação com a realidade objetiva , o ID enquanto mecanismo do pilar inconsciente, complexo de édipo e sexualidade se sobressai desorganizando todos os outros seguindo o principio do prazer, da realidade subjetiva o chamado Spaltung que " consiste na separação da realidade material e da realidade psíquica". Logo a uma espécie de transferência de gozo, prazer e objetividade transferida para um EU inconsciente de si de sua persona. O que dificulta ou mesmo se torna impossível uma intervenção da psicanalise que busca através de métodos terapêuticos, analíticos e teóricos junto com o paciente a compreensão das suas angustias etc. O que é nulo com o esquizofrênico já que este vive num mundo paralelo subjetivo da realidade.

Segundo Freud,  a contratação do EU, é parte determinante para todo ser humano, e quando há detecção de uma ESQUIZOFRENIA em um indivíduo,  torna-se ineficaz as terapias psicanalíticas,  pois o esquizofrênico tende a apresentar duas características marcantes: Megalomania e desvio de seu interesse pelo mundo externo,  e em consequência da segunda, torna-se inacessível às influências psicicanalisticas.

Na busca da aceitação dele mesmo acredita no imaginário e busca o prazer nisso. (ID)

A libido é fundamental para conhecer o comportamento humano, esse conhecimento fundamental para auxiliar uma pessoa que foge da sua realidade.

Viver fora da realidade,apartado do mundo exterior

A falta de libido, dá origem a um distúrbio psicológico "Esquizofrenia", que causa uma pressão interna, produzindo fantasias, delírios, um mundo irreal na tentativa de trazer alívio.

Freud está se referindo ao narcisismo primário.

A disfunção do Ego, por não conseguir gerir a personalidade psiquica face fatores ambientais internos e externos  - Narcisismo Secundário !!

 

 

Na minha concepção , um processo de esquizofrenia é quando o id subjuga o ego de forma irreversível para a psicanálise... quando ego se torna disfuncional,  não há como gerir mais a personalidade interna e externa do ser, para o seu posterior equilíbrio, base do estudo psicanalitico.

PreviousPage 181 of 205Next